sexta-feira, 14 de junho de 2013

PARTICIPE DA ELEIÇÃO PARA O COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL


Em 2014, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) renova a sua composição. O CGI.br é uma organização criada para coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços de Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. É o órgão de governança da Internet.
Entre outras atribuições, o CGI.br estabelece diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da internet no Brasil e faz a coleta, organização e disseminação de informações sobre os serviços internet, incluindo indicadores e estatísticas. Saiba mais sobre o CGI.br
Importância de participar
Participar do CGI.br é ter a oportunidade de influir nos processos de decisão da governança da rede tanto no Brasil como em foros internacionais.
Num mundo em que a cada dia aumenta a influência que a internet tem na vida econômica, social, política e cultural de todos, mesmo dos que não estão na rede, espaços como o CGI.br devem ser vistos como estratégicos para a defesa de direitos. Principalmente com o crescimento das ameaças de cerceamento à liberdade de expressão, à privacidade, ao acesso ao conhecimento e mesmo ameaças à segurança pessoal de ativistas e defensores de direitos, facilmente monitoráveis através de suas atividades online.
Garantir políticas e uma governança da Internet a partir de uma perspectiva de direitos é crucial para o fortalecimento da democracia e a justiça social. No Brasil, o CGI.br é um espaço crítico para essa garantia, por isso é tão importante que a sociedade civil organizada se envolva intensamente na escolha de seus representantes no CGI.br.
Como participar
O CGI é composto por representantes do governo, do setor empresarial, do terceiro setor e da área acadêmica. Os membros do governo são indicados pelos órgãos que compõem o Comitê, mas os representantes da sociedade civil (empresários, acadêmicos e entidades do terceiro setor) são eleitos por colégios eleitorais compostos por entidades ligadas a cada setor. Assim, há um colégio eleitoral para cada segmento, e estes colégios são compostos durante o processo de cada eleição. Por isso é muito importante a ampla participação da sociedade civil organizada.
As entidades da sociedade civil podem se inscrever no Colégio Eleitoral que escolherá os quatro representantes do "terceiro setor" para um mandato de três anos, com início em 2014. A presença das entidades civis progressistas nas eleições ocorridas até agora tem sido pequena, quase irrelevante pelo tamanho do nosso setor. Quanto mais entidades tivermos no Colégio Eleitoral, mais legitimados estarão os representantes escolhidos.
Para participar as entidades interessadas, que devem ser legalmente constituídas e possuírem CNPJ, devem encaminhar uma lista de documentos para se inscreverem no Colégio Eleitoral. O prazo para as inscrições termina em 30 de julho de 2013. Veja o cronograma completo do processo eleitoral.
Todas as informações em detalhe, inclusive o Edital para esta eleição, estão no portal do CGI.br.
SAIBA MAIS AQUI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua Opinião é Muito Importante Para Nós!

Ads Inside Post