segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Garanhuns intensifica forte intercâmbio da ABLOGPE no interior de PE


A cidade de Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, ficou muito movimentada neste final de semana com os eventos do Festival da Jovem Guarda (entre os dias 11 a 13 de outubro), a 4ª Feira do Vinil (dias 12 e 13) e BLOG´S AGRESTE E MÍDIAS DIGITAIS, este último reuniu os Blogueiros, Comunicadores e produtores de Mídias Digitais do interior de Pernambuco, no último Sábado (12), no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Garanhuns, buscando uma maior profissionalização da área com direito a certificado.

Na oportunidade foram discutidos vários assuntos de interesse dos comunicadores, a exemplo do novo Jornalismo da internet e a importância dos blogs na comunicação, pelo repórter Jael Soares - do portal G1 núcleo Caruaru.
 
Também foram tratados quanto a profissionalização dos blogs e mídias sociais no Brasil por Lúcio Mário – vice presidente da Associação dos Blogueiros de Pernambuco. Já a Interiorização do Desenvolvimento de PE e a importância da profissionalização do blogueiro, foi discutido pelo deputado Jorge Côrte Real – presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe). O Blog de Nicho e algumas particularidades, foram abordados por Dolores de Oliveira (Blog Donna Chic Chic, de 
Olinda) e Patty Martins (Blog Aqui na Cozinha, de Garanhuns). Por último, a última mesa tratou da Perseguição, censura e a luta pela democratização da comunicação na internet abordado pelo advogado da AblogPE – Jairo Medeiros. 

Na oportunidade, os comunicadores receberam as visitas do prefeito de Garanhuns Isaias Regis (PTB), além dos Blogueiros de Arcoverde, Bom Conselho, Bom Jardim, Brejão, Caruaru, Capoeiras, Camaragibe, Garanhuns, Olinda, Paranatama, Saloá, São Bento do Una, Lajedo, Santa Cruz do Capibaribe, Vitória de Santo Antão  e Recife.

O Presidente da ABLOGPE, Lissandro Nascimento deu abertura do evento que teve o apoio da Prefeitura de Garanhuns, CDL, SEBRAE, CAPACCIT, Garanhuns Palace Hotel. Na mesa de abertura, representando o prefeito de Garanhuns, a Secretária de Comunicação do Município – Jacqueline Menezes.

Primeiro palestrante deste encontro, Carlos Jael Soares (jornalista, formado pela Favip, pós-graduando em Gestão da Comunicação e Eventos pela Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns – AESGA; que já trabalhou na TV Asa Branca e que hoje trabalha no G1.com  que é um portal da Rede Globo, relatou sua experiência e de como é conduzido o trabalho jornalístico no G1 núcleo Caruaru. Para ele, os blogs cumprem um papel fundamental na socialização das informações e ajudam na sugestão de pautas dos gigantes portais de notícia. “Hoje o blogueiro é um folk comunicador. Na medida que este reúne uma versatilidade de atribuições para construir seu conteúdo e levar ao conhecimento de seu público”, refletiu. Jael Soares mencionou que o Portal G1 observa o blogueiro como um parceiro, porém entende que a concorrência se estabelece enquanto produtores de conteúdo. “Não podemos deixar de compreender que a comunicação é social e os blogs chegam como mais um instrumento deste esforço”, avaliou.



O deputado Jorge Côrte Real (PTB), avaliou alguns números oficiais recentes que demonstram o crescimento econômico dos municípios polo, destacando a Mata Sul de Pernambuco e o Agreste, precisamente o entorno de Garanhuns, ambos despontam como novos arranjos produtivos da economia pernambucana. A mesa deste debate foi coordenada pelo blogueiro vitoriense Cristiano Pilako, acompanhado pelo prefeito Isaias Regis. O representante da Fiepe destacou que há ainda alguns entraves para incentivar o desenvolvimento acelerado destes polos regionais, a exemplo da malha rodoviária, sobretudo a lentidão das obras da Transnordestina. Com relação ao debate da questão profissional do blogueiro, o deputado avisou que estará agendando uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados para discutir a profissão do blogueiro e que pretende a partir desta ação elaborar um projeto de Lei, se assim a blogosfera brasileira entender que este é o caminho, aproveitando para pedir o apoio da AblogPE na articulação a nível nacional com outros renomados blogueiros.

Uma das palestrantes da quarta mesa foi Patrícia Martins mais conhecida por Patty Martins (geógrafa pela UNESP e com o mestrado em Turismo que reside em Garanhuns há alguns anos e editora do blog Aqui na Cozinha) falou sobre sua experiência na internet de conteúdo, layout, práticas usadas, hangouts, e mídias socias atrelado à blog de Nicho. A outra palestrante dessa mesa, foi Dolores Oliveira (Empresária / Blogueira de Moda do blog Dona Chic Chic) abordou o perfil de seu blog e de seu leitor; explicando como alcança altas visualizações em pouco tempo de existência (menos de 1 ano de criação).

O evento teve ainda a participação do poeta e contador de “causos”, Sandoval Ferreira. Fez sucesso!

O cerimonial foi realizado pelas estudantes do Projovem Urbano de Garanhuns que é um Projeto Federal pelo qual estudantes de 18 a 29 anos voltam a estudar em 18 meses. Eles concluem o ensino fundamental através do currículo integrado das disciplinas básicas (estabelecidas pela LDB) com participação cidadã (despertando o senso crítico de cidadania) e orientação profissional. Esses estudantes estão sendo treinados pela professora do Projovem Urbano que é turismóloga,  cerimonialista, e criadora do BLOGATIVO – Amanda Maciel Ferraz, mas quebrando todo o protocolo de cerimonial pela manhã,  as estudantes PJU (Escola Virgem do Socorro) estiveram com esmaltes rosa choque  e broches com fita rosa no fardamento para chamar atenção para a saúde da mulher neste mês de outubro no qual todo o Brasil luta contra o câncer de mama.


O evento foi uma realização da Associação dos Blogueiros de Pernambuco – ABLOGPE, Blog do Cláudio André o POETA, Blog Ativo (Amanda Maciel Ferraz), Blog Falando Francamente (Por Amannda Oliveira), Aqui na Cozinha (Por Patty Martins), e Viva Mais Garanhuns (Ana Paula Freitas).







Ads Inside Post