segunda-feira, 29 de abril de 2013

DIRETORIA DA ABLOGPE DEFINE CALENDÁRIO DE EVENTOS REGIONAIS

Na manhã do último sábado (27), blogueiros integrantes da ABLOGPE, se encontraram em Limoeiro, Agreste de Pernambuco, para fazerem uma avaliação do 2ºBlogger/PE, e planejarem as próximas ações da entidade. 

O próximo grande encontro que contará com vários blogueiros do estados e do País, será o WEBFOR 2013, evento que acontecerá nos dias 24, 25, 26 de maio em Fortaleza - CE.  Sob o comando do presidente Lissandro Nascimento, a Ablogpe, vem servindo de modelo para outros estados da federação. 

Os municípios de Limoeiro, Bom Conselho, Vitória de Santo Antão, Bom Jardim e outros, tiveram suas representações na reunião, já que a diretoria da Associação de Blogueiros de Pernambuco é formada por blogueiros de variados municípios pernambucanos.


Na reunião, foi feita uma avaliação do 2º Blogger/PE, e ao mesmo tempo,
planejado encontros regionais, ficando
 definido que os próximos encontros vão acontecer nas seguintes datas:

DIA 18/MAIO/2013 - ARCOVERDE
DIA 08/JUNHO/2013 - SALOÁ
DIA 29/JUNHO/2013 - SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

BLOGOOSFERO É DESTAQUE NO 2ºBLOGGER PERNAMBUCO

Já existe no Brasil uma plataforma de software livre denominado de Blogosfero, que vem sendo reconhecido por todo o País. É o nosso google brasileiro. Qualquer  ativista digital deve usar essa nova ferramenta, que já foi apresentado no 3º Encontro Nacional de Blogueiros em Salvador, no 2º Paraná Blogs  em Curitiba - PR. 

Na realização do 2º Blogger Pernambuco, realizado no final de semana passado em Recife, este blogueiro, propagou para os mais de 70 blogueiros do estado de Pernambuco, a importância de usar essa ferramenta que tem como administrador o nobre Sérgio Bertoni. Para o encontro estadual de blogueiros de Pernambuco no mês de julho próximo, entre os dias 13 a 15, será pauta para o evento.

1º ENCONTRO NACIONAL DE BLOGUEIROS E ATIVISTAS EM REDES SOCIAIS



Tem por objetivo ser um marco inicial para a união e fortalecimento dos blogueiros e ativistas em redes sociais que abordam o tema “saúde”,  incentivando a  democratização da informação, evidenciando a importância desses formadores de opinião como agentes de transformação social.O "Encontro de Blogueiros e Ativistas em Redes Sociais da Saúde", é um projeto do Blog ArtriteReumatoide, que através do Grupo EncontrAR, idealizou o encontro nacional direcionado aos blogueiros e ativistas em redes sociais, que falam de saúde ou da convivência com a doença que os motivou a escrever o blog e a entrar no movimento.
O projeto visa estabelecer um encontro presencial anual, que deve ocorrer no mês de Junho de todos os anos.O encontro acontecerá em um dia com programação das 09 às 17h, onde serão ministrada palestras socioeducativas, com foco na informação de qualidade para promoção de melhores cuidados em saúde, incentivando a melhor qualidade de vida.As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, pelo e-mail webmaster@blogueirosdasaude.org.br


Data: 08 de Junho de 2013 das 09 as 17 h

Local: Câmara Municipal de Vereadores de São Paulo. 
Será servido coffee breack e brunch. 
Participação Gratuita.


NOVOS DIRETORES NA ABLOGPE


Na sexta-feira à noite, antes mesmo de começar o 2º Blogger/PE, a diretoria da Ablogpe, esteve reunida no auditório do Atlante Plaza Hotel, em Boa Viagem em Recife, para definir os novos nomes da diretoria executiva da referida entidade. Na ocasião, este blogueiro foi indicado para ser diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco - Ablogpe, também assumiu outro cargo de diretor, o amigo Tiago Santos, filho jornalista Ivan Maurício. Durante o evento, ficou certo e definido três encontros regionais e um estadual. Vejamos:


Dia 18 de maio: ArcoverdeDia 08 de junho: SaloáDia 29 de junho: Santa Cruz do CapibaribeJá de 13 a 15 de julho, acontecerá o encontro estadual em Garanhuns, uma semana antes do Festival de Inverno 2013. Outra conquista que tivemos ao lado do presidente da Ablogpe, Lissandro Nascimento, foi a inclusão da referida associação na Comissão Nacional da Blogosfera. É a blogosfera pernambucana ganhando espaço País a fora.

Ivan Mauricio é Entrevistado Pelo JC


"É preciso um contraponto ao projeto do PT", diz Ivan Maurício

Um dos três redatores do Manifesto de refundação do PSB, em 1985, jornalista lamenta falta de uma reforma política e prepara volta ao partido


Ayrton Maciel

Ciro Carlos Rocha

Ivan Maurício lamenta que governos do PSDB e do PT não fizeram a reforma política

Priscilla Buhr



Militante estudantil, autor de cartas-denúncia sobre prisões e torturas – no governo do general Médici (1969-1974) – e um dos três redatores do Manifesto do PSB, na refundação, em 1985, o jornalista Ivan Maurício, 61, volta ao partido. Saiu em 89, para apoiar Leonel Brizola (PDT) à Presidência, por não concordar com o apoio a Lula. Todavia, diz que o PSB, como os demais partidos, perdeu clareza ideológica. “Volto para defender uma reforma política no Brasil. Torço, porém, por um contraponto ao projeto do PT em 2014”, diz.


JORNAL DO COMMERCIO - Você teve militância estudantil? Quando é que se deu a opção pela militância partidária?
IVAN MAURÍCIO – Nunca tive inserção nas agremiações clandestinas. Por gostar de rock, a militância achava que eu não era um cara sério. Na faculdade de Jornalismo, em 1970, época da ditadura barra pesada, na Universidade Católica (Unicap), fizemos um manifesto que nos rendeu um problema sério: “Cerveja, ame-a ou deixei-a”, uma paródia ao slogan do regime, “Brasil: ame-o ou deixe-o”. A Unicap tinha proibido a venda de cerveja no bar. Eu, Ricardo Noblat, muita gente, quase fomos cassados. Passei a integrar um grupo que dava apoio a presos políticos. Mandávamos cartas-denúncia para a Europa, divulgando prisões e torturas. Abrimos um braço parlamentar para divulgar na Assembleia Legislativa. Daí, surgiu a grande amizade com Jarbas Vasconcelos (deputado do MDB), em 1972. Ele foi de uma coragem tremenda, assim como Fernando Lyra e Marcos Freire (então deputados federais). Tinha dia que Jarbas falava no plenário sozinho, não tinha ninguém para ouvi-lo. Só para registrar no Diário Oficial, porque aí a ditadura não matava. Tinha de prestar conta (do preso).
JC - Você era de esquerda, mas sem convicção doutrinária. Como entrou no PSB? 
IVAN - A história do PSB está vinculada diretamente ao ano de 1985, quando se recuperou o voto nas capitais. No momento que foi convocada a primeira eleição para as capitais pós-ditadura, em 1985, houve um impasse no (então) PMDB. Um grupo ligado a Sérgio Murilo (deputado federal), com apoio de Marcos Freire, Sérgio Guerra, conquistou três ou quatro diretórios zonais, tornando inviável Jarbas – que tinha fundado o partido, construído uma história – fosse o candidato. Criou uma crise interna. A maioria das lideranças queria Jarbas candidato a prefeito, mas ele não tinha como se viabilizar internamente. Aí houve um papel importantíssimo de Fernando Lyra (ministro da Justiça do governo Tancredo Neves/José Sarney). Ele flexibilizou a legislação que permitiu a troca e criação de partidos. No penúltimo dia do prazo, surgiu o PSB, gerado quase que no Ministério da Justiça. No último dia, Fernando ligou para ver como estava a crise. Já tinha alguns partidos constituídos, como o PL, o PP, o PTB, todo mundo querendo Jarbas. Às 17 horas, Jarbas conversava, em casa, com dr. (Miguel) Arraes, sobre que caminho tomar. Eu e o Egídio Ferreira Lima (deputado federal), na ante-sala, vimos que ele ia perder o prazo. Eu e Egídio filiamos Jarbas à revelia dele e de Arraes. Mandamos um fax para o Ministério da Justiça. Quando contamos a Arraes, ele perguntou: “e quem mandou?”. Arraes terminou concordando, tanto que em célebre discurso, no dia seguinte, disse: “Se a forma não cabe dentro do conteúdo, então que se quebre a forma”. Fiquei presidente do PSB estadual e integrante da executiva nacional. 

JC – Por que Marcos Freire não apoiou Jarbas em 85?
IVAN - Porque Marcos queria ser candidato a governador do Estado (em 1986, depois de perder para Roberto Magalhães, PDS, em 1982), e a candidatura de Jarbas, se fosse vitoriosa, garantiria a candidatura de Arraes – pelo PMDB –, como de fato aconteceu. Houve um estranhamento grande entre Arraes, Jarbas e Marcos, em 82, por conta da escolha de Marcos. Arraes esperava ser o candidato. A derrota de Marcos o deixou sem alternativa para pleitear nova candidatura ao governo. Agora era a vez de Arraes. Jarbas entendeu isso. Só que para Arraes (ganhar), era importante conquistar o Recife. A candidatura de Jarbas era fundamental. Restou a Marcos Freire fazer uma aliança com os setores mais conservadores (do PMDB e o PDS) que lançaram Sérgio Murilo.

JC – E por que Jarbas deixou o PSB e voltou ao PMDB?
IVAN – Ele me disse: “vou continuar no partido”. Jarbas deve ter sofrido uma grande pressão do grupo de Arraes, já pensando na candidatura a governador (em 86). Jarbas era a cara do PMDB, esse foi o slogan da campanha de 85. Mas, dias após o Carnaval de 86, Jarbas dá entrevista ao Jornal do Commercioanunciando sua volta ao PMDB. Até hoje, nunca justificou a saída.

JC - Em 86, você acabou disputando o Senado. Foi um revide à saída de Jarbas?
IVAN – O PSB estava se preparando para lançar chapas a deputados federal e estadual. O foco era a Constituinte (que veio a elaborar a Constituição de 1988). Aí, começou uma movimentação, no PSB, de um grupo no sentido de colocar o partido dentro de uma linha auxiliar do PMDB. O vereador Edson Miranda se lançou candidato ao Senado. A gente tinha ficado magoado com a decisão de Jarbas de abandonar o partido. A única forma de barrar a candidatura era eu disputar a convenção. Não queria, nunca quis. Na manhã da convenção, Miranda retirou o nome.

JC – Mas propagou-se que a sua candidatura seria uma reação ao usineiro Antônio Farias, candidato na chapa de Arraes?
IVAN – E foi. A conta que os setores mais à esquerda faziam, e que todo mundo fazia, era que uma vaga (certa) seria Roberto Magalhães. Estava em disputa a segunda. Se houvesse uma dobradinha minha com Mansueto de Lavor (deputado, candidato da esquerda na chapa de Arraes), a gente garantiria que a segunda para ele. E foi o que aconteceu. Mansueto teve 85 mil votos a mais que Antônio Farias, os mesmos 85 mil votos que eu tive. Quando eu casava o voto com Mansueto, eu tirava voto de Farias. Tanto é que Farias votou em mim, para tirar voto de Mansueto. Ele encontrou comigo depois da eleição e me disse: votei em você.

JC – A surpresa veio, porém, quando Arraes começou a pedir o voto na chapa completa?
IVAN – Sim. Foram as pesquisas. Nos últimos 15 dias era nítido o sentimento, a emoção, em torno de Arraes. Mansueto era desconhecido, tinha tido 112 votos em Olinda (na eleição anterior). Terminou (em 86) com uma votação extraordinária. Foi mesmo o voto puxado por Arraes. A 15 dias da eleição, eu tinha 27% em Olinda, e terminei com 9%. Virou uma questão de honra Arraes eleger os dois senadores. Eu sofri um bombardeio, porque um núcleo de esquerda, afinado com Farias, propagava que eu estava a serviço da direita. Na verdade, foi para o PSB não se transformar em partido de aluguel.

JC – Em 1988, vocês votaram em João Coelho, do PDT, e não em Marcos Cunha, do PMDB. Por quê?
IVAN – Veja o que é lealdade política. Nunca denunciamos isso, mas nós tivemos mais de 40 companheiros demitidos da Prefeitura do Recife (gestão de Jarbas). Perseguidos. A gente era tratado, da boca para fora, como aliados, mas, internamente, éramos tratados como adversários, porque começávamos a ter uma identidade partidária. A minha amizade com Jarbas não foi levada em conta. Nunca denunciamos isso como perseguição política, não era oportuno. Falo agora, pela primeira vez. A gente, do PSB, dizia que se automaticamente nos alinhássemos à candidatura de Marcos Cunha, a gente ia confirmar a teoria de que o PSB era um legenda de aluguel. No Recife, apoiamos João Coelho, do PDT, um partido no nosso campo de luta. Havia uma simpatia por Leonel Brizola (líder pedetista).

JC - Essa admiração por Brizola levou à posição, em 1989, de não aceitar o PSB no apoio a Lula? Você saiu do PSB por discordar do apoio?
IVAN- Não foi só isso. A gente tinha uma aproximação com Fernando Lyra, que começou a articular a candidatura (presidencial) de Brizola. A gente já tinha uma aliança com o PDT desde 1988. Quando Fernando foi para o PDT, aprofundei essa aliança (o PSB nacional optou pelo apoio a Lula). Apoiar a candidatura do PDT não dava para fazer como dissidente. Entreguei a presidência, pedi desfiliação do PSB e me filiei ao PDT.

JC – Mais de 20 anos depois, você pensa agora em voltar ao PSB. Por quê?
IVAN – Não é interesse em ser candidato. É como ter um clube, uma bandeira. Eu vou voltar porque quero, a não ser que não me queiram. Há dois anos, disse ao governador (Eduardo Campos), em evento, que pensava em voltar. Não tinha nada de Eduardo presidente. Ele nunca me procurou. Para ninguém pensar que é oportunismo, porque agora ele é candidato a presidente, e em homenagem a Fernando Lyra, vou me filiar no dia em que o irmão João Lyra Neto (vice-governador) voltar (vai deixar o PDT). 

JC – Mas você torce pelo projeto de Eduardo?
IVAN - Espero que seja bem sucedido no projeto. Eu acho interessante a candidatura dele. É preciso um contraponto ao PT. Não é que eu torça pelo projeto de Eduardo, eu torço muito mais, e venho torcendo há muito tempo, para que surja um contraponto a esse projeto do PT, que tem contradições profundas. Tem resultados positivos também muito bons, mas acho que a sociedade deve exigir mais. O projeto do PT trouxe melhorias no campo social para o Nordeste, indiscutíveis. Houve uma melhoria de qualidade de vida da população mais pobre, mas não conseguiu melhorar o padrão democrático do País, por uma leniência, uma convivência com a corrupção tremenda.

JC - Essa questão não tem a ver com a falta de uma reforma política? O governo Dilma Rousseff tem 14 partidos na base, Eduardo Campos tem 18 partidos na base, a maioria sem definição ideológica, sem linha programática. Tudo para ter governabilidade.
IVAN – Sim. A essência de tudo é essa. É por isso que acho que o PT precisa de um contraponto, porque ele não conseguiu produzir uma reforma política. É uma grande dívida que o PT deixou com a sociedade brasileiro, mais até que a do comportamento ético, que é grave.

JC – Mas, essa dívida não fica minimizada se observado que o presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) também tentou a reforma política e o Congresso nunca deixou?
IVAN – Os partidos políticos nunca mobilizaram a sociedade. Os que têm definição ideológica são os mais radicais e por serem radicais não têm força no Congresso para mexer com nada, terminam derrotados em tudo. Indefinição ideológica não é um problema só do PT. É do PT, do PSB, do PSDB, todos são partidos sociais-democratas que querem apenas reformular o capitalismo. O sonho de um partido socialista sucumbiu diante da inexistência de uma reforma partidária, que não permitiu a consistência aos partidos. Não têm linha programática, passaram a viver de acordo com alianças. Nem os partidos comunistas têm hoje. Eu posso voltar a um partido (o PSB) que pode fazer uma aliança com o DEM. 

JC – Você foi presidente do PSB em um momento bastante diferente de hoje. O que era o PSB, há 20 anos, e o que é agora, depois da fase de liderança de Miguel Arraes?
IVAN – O PSB nasceu em 1945, foi extinto em 1965 pelo Ato Institucional nº 2 da ditadura militar, e só voltou à legalidade em 1985. Hoje, temos uma circunstância absolutamente diferente. O regime democrático está de alguma forma institucionalizado. Dizer que o PSB de hoje é diferente do de ontem não é nenhum saudosismo, é apenas registrar que é um momento diferente da história, no qual os partidos não conseguiram se enraizar do ponto de vista ideológico e programático. A reforma política é uma dívida que a democracia brasileira ainda tem a resgatar, que é institucionalizar a fidelidade partidária, ter respeito ao programa, para que os partidos tenham doutrina. Os partidos ficaram muito diferentes depois da prática sucessiva de eleições a cada dois anos. Foram perdendo nitidez ideológica, as alianças foram sendo feitas das formas mais variadas possíveis. É uma coisa diferente. Esse diferente não é nenhum sentido crítico ao que está acontecendo hoje no PSB, nem nenhum enaltecimento ao que aconteceu no passado. É apenas uma constatação histórica.

Legião da Boa Vontade participa da 2ª edição do Blogger PE


Nos dias 20 e 21 de abril, a capital pernambucana sediou o 2º Blogger PE — Encontro de Produtores de Conteúdo para Mídia Digital de Pernambuco. O evento reuniu blogueiros de todo o Estado, além de jornalistas, autoridades e personalidades, e discutiu a ética e o marco civil regulatório do jornalismo digital, bem como o panorama do profissional da blogosfera.
A Legião da Boa Vontade (LBV) foi convidada para o encontro por utilizar ferramentas digitais como sites, portais e redes sociais para difundir suas ações de amor e fraternidade. “Conheço a LBV, sei da qualidade, do respeito, de tudo que representam essas ações que trazem a palavra Boa Vontade”, disse o jornalista Ivan Maurício, coordenador do 2º Blogger PE. Sobre o evento, destacou: “É uma forma de trocar experiências, fazer a difusão da integração do trabalho da mídia digital, (...) o conteúdo [do encontro] será fundamental para a permanência e qualidade das pessoas que a produzem”.
Em entrevista à Super Rede Boa Vontade de Comunicação (rádio, TV, internet e publicações), o presidente da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABLOGPE), Lissandro Nascimento, enfatizou a importância da mídia digital para a sociedade: “Acredito que o evento tenha cumprido a intensificação desse intercâmbio para construir um caminho de união para os blogueiros em todo o Estado, sintonizados na grande luta da defesa do marco civil regulatório da internet, que interessa a toda a sociedade”.
O diretor executivo da ABLOGPE, Cláudio André, declarou como se tornou um apoiador das ações da Legião da Boa Vontade. “Acompanhava a LBV pela televisão e pela internet. A partir da nossa parceria inteirei-me um pouco mais deste trabalho, que desempenha ações de suma importância em favor de crianças e de pessoas sem acesso ao crescimento do país. Meu intuito é de cada vez mais colaborar, para que possamos criar um elo de informação, participação e fazer com que projetos como este da LBV, sejam recebidos pela sociedade de braços abertos”.
Em Recife, PE, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua dos Coelhos, 219 — Boa Vista. Para outras informações, ligue: (81) 3413-8600.


quarta-feira, 24 de abril de 2013

II Blogger reúne grande número de blogueiros


O II Blogger PE, que reuniu mais de 70 blogueiros das várias regiões do estado de Pernambuco, foi uma grande sucesso. Entres os assuntos abordados, foram tratados a profissionalização desta mídia digital que tem revolucionado os meios de comunicação.

O Senador Armando Monteiro destacou a importância da blogosfera pernambucana e a força que esta nova ferramenta tem, inclusive quebrando paradigmas na política regional. Do Agreste Meridional participaram Roberto Almeida, Ronaldo César, Cláudio André, Ronaldinho Birunda e Elmes. 

Vale destacar a participação no congresso do vereador e presidente da câmara de Saloá, Ronaldinho Birunda, que discursou na abertura do evento sobre a sua experiencia como vereador  e blogueiro. Ronaldinho falou da força dos blogs do agreste e dos resultados das últimas eleições na região. 

Armando ouve reivindica​ções dos blogueiros de Pernambuco


“Não pode haver limitação do exercício da livre informação. Este é um pressuposto da vida democrática”. A declaração do senador Armando Monteiro foi dada a mais de 100 blogueiros de Pernambuco, que se reuniram neste sábado (20) para, dentre outras coisas, debater a influência deste novo canal de comunicação, os impactos do marco civil da Internet – em discussão no Congresso Nacional -, e as ações que podem ser tomadas para que a atividade seja reconhecida como profissão.

Na palestra que concedeu aos participantes do evento, Armando falou sobre o atual cenário econômico do Brasil e de Pernambuco, destacando a importância da livre informação para a superação dos desafios que se colocam para o Estado e o País. “O processo de desenvolvimento se dá quando a própria sociedade se mobiliza. E para que a sociedade seja atuante, é preciso contar com a informação”, destacou.

Armando ouviu dos blogueiros pedidos de apoio para encaminhar no Congresso Nacional questões importantes para a organização da categoria e se colocou à disposição para contribuir com a resolução dos pleitos. Dentre as demandas, a necessidade de inclusão da atividade de blogueiro como categoria do Micro Empreendedor Individual (MEI), o que daria a possibilidade de formalização e o acesso a benefícios como o da Previdência Social.

A palestra do senador Armando Monteiro foi realizada durante o 2º BloggerPE- Encontro de Produtores de conteúdo para mídia digital de Pernambuco, em Recife. O evento também contou com palestras do deputado federal Jorge Corte Real (PTB), do fundador do Porto Digital Claudio Marinho e do jornalista e blogueiro Ricardo Noblat.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Encontro de Blogueiros, marca um novo rumo para os produtores de conteúdo na mídia digital em Pernambuco


Recife: Entre os dias 20 e 21 de Abril de 2013, o Hotel Atlante Plaza Hotel, serviu de cenário para o Encontro de Produtores de Conteúdo Para Mídia Digital de  Pernambuco, além de por lá terem passados grandes personalidades do cenário político nacional entre senador, deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores também serviu para troca de conhecimentos através de palestras proferidas  por renomados jornalistas e  administradores dos mais importantes blogs do país como por exemplo  Ricardo  Noblat  do Globo e Magno Martins do blog do Magno.

Sobre a responsabilidade do Jornalista Ivan Martins do  O Nordeste.com, e  de Lisandro Nascimento Presidente da ABLOGPE o evento contou com uma importante aliada, a Federação das Industrias do estado de Pernambuco.( FIEPE).Inicialmente o encontro foi aberto com as apresentação dos convidados representando   sua cidade de origem.


 Depois do cerimonial de apresentações,  o senador Armando Monteiro falou sobre a conjuntura econômica Nacional e o desenvolvimento de Pernambuco fazendo um comparativo da atual situação econômica Brasileira, além da economia Armando ainda falou do poder da mídia em redes sociais e do valor representativo de cada blogueiro nesta país.Enquanto isso o Deputado  Jorge Corte Real falou da interiorização do desenvolvimento  frisando que a Federação da Indústrias de Pernambuco tem suas ações e propostas independentemente de quem estiver no poder e foi mais além “ A maioria das regiões do Estado cresceram mais do que a própria área metropolitana”  disse Corte Real.

Ainda os participantes tiveram o prazer de assistir outras palestras com o representante do Porto Digital,jornalista Claudio Marinho e para finaliza Leonardo Salazar Consultor do SEBRAE Pernambuco  falou do empreendedor individual  na economia criativa orientando os participantes a se cadastrarem no SEBRAE para obterem as vantagens de inserção e rentabilidade de ganhos num processo que dependendo de cada um é muito promissor, alem de suas profissionalizações e também desfrutarem de todos os direitos e benefícios nas esferas municípios, estaduais e federais.


De certa maneira um ponto ficou ainda mais claro nesse encontro, juntos a ABLOGPE a classe estar mais fortalecida diante da nova visão e espaço ocupado na mídia Nacional, dependendo da credibilidade do Blog e o trabalho realizado por seu administrador os blogueiros hoje são um elo entre o fato e a notícia postada em tempo real, cada dia se torna mais notável a presença do profissional produtor da mídia digital no cenário político. Sempre por traz de um grande político de visão tem esse profissional, e quando não é o próprio político que administra e alimenta seu próprio Blog como é o caso de vários vereadores e presidentes de câmaras municipais  que estavam participando do encontro a exemplo de Ronaldo Birunda . que é vereador e presidente da câmara municipal de Saloá, além de atuante com suas funções parlamentares ainda administra o portal Saloá  Notícias.


BLOGUEIROS MOSTRAM UNIÃO NO ENCONTRO DO RECIFE


Mais de 70 blogueiros de Pernambuco participam do 2º Blogger de Pernambuco, que acontece neste sábado e domingo, no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem, no Recife. Participam profissionais que trabalham com a mídia digital da capital do Estado e de cidades como Petrolina, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Arcoverde, Belo Jardim, Carpina, São Lourenço da Mata, Camaragibe e Santa Cruz do Capibaribe. Da região do Agreste Meridional estão presentes este repórter e os companheiros Ronaldo César, Patty Martins, Calvino Brasil (Garanhuns), Claúdio André (Bom Conselho), Francisco Elmes e Ronaldo Birunda (Saloá).

Logo na abertura do Encontro o jornalista Ivan Maurício destacou a importância dos blogueiros no mundo atual. Segundo ele, os principais blogueiros de Pernambuco, somados, têm mais audiência atualmente do que as rádios, os jornais e a televisão.

Ainda hoje, no 2º Blogger, palestras com o senador Armando Monteiro (que acabou de chegar no local do evento), deputado federal Jorge Corte Real e o jornalista Ricardo Noblat.

2º encontro estadual de blogueiros em Recife garante interligação da categoria

Aconteceu neste sábado e domingo (20 e 21/04/2013), no Atlante Plaza Hotel em Boa Viagem, o 2º Bloggerpe, o encontro de produtores para mídia digital de Pernambuco. O evento reuniu blogueiros de todas as regiões do estado e de vários seguimentos incluindo até blog de culinária, contou com a presença dos deputados estaduais Ricardo Costa e  Zé Maurício que ofereceram apoio no que for preciso a categoria, palestras do senador Armando Monteiro, do  presidente da federação das indústrias de Pernambuco e deputado federal Jorge Côrte Real, Jurista sobre marco regulatório na internet e Cláudio Marinho de O Porto Digital. Os blogueiros direcionam perguntas ao Cláudio Marinho e por fim a  última palestra foi com Ricardo Noblat, autor do blog mais acessado do Brasil.

No domingo os blogueiros participaram de um Open Bar, da palestra com Leonardo Salazar, instrutor setorial de cultura do SEBRAE, sobre economia criativa e lei do micro empresário individual.

II BLOGGER PE É DESTAQUE EM TODO O ESTADO


Mais de 100 blogueiros representados pela Região Metropolitana do Recife (RMR), pelos Agrestes e Sertões de Pernambuco comemoram dia (21) a segunda edição do Blogger PE, incluindo também o estado do Rio Grande do Norte. Foram dois dias de muito debate sobre a produção de conteúdo, empreendedorismo, ética e economia criativa para compartilhar experiências de todos os cantos do Estado. O evento aconteceu no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem.
A blogueira petrolinense e primeira correspondente do blog do Magno Martins, em Petrolina, Joselia Maria, destacou sua paixão pelo jornalismo. “Eu tenho a comunicação como missão”, revelou. Joselia escreve o blog da Josélia, atrai a atenção do público com notícias atualizadas, bastidores e credibilidade. Joselia é radialista, jornalista e professora. 
A estudante de administração e gerente de uma farmácia da cidade de Bom Conselho, Gleyce Azevedo, 23 anos, gostou muito do 2º Blogger PE. “Estou vivenciando um momento inesquecível”, contou.  Os blogs Informativo da Comunidade, Paulista Atualizado e Informe PE representaram a cidade de Paulista (PE).
O consultor do Sebrae, Leonardo Salazar, tirou  no 2º Blogger PE, dúvidas dos blogueiros a respeito do registro de empreendedor individual e microempreendedor. Dúvidas sobre a nota fiscal (eletrônica, talão e avulsa) foram esclarecidas. 
Segundo Salazar o empreendedor individual pode ser cadastrado até um valor de R$ 60.000 anualmente.  “Registrar atividade de blog como empresa é importante para Pernambuco”, disse Salazar.
Já o microempreendedor é qualificado a partir de R$ 360.000/ano. “O blogueiro também é a porta de entrada da formalização”, completou.  O jornalista e escritor Ricardo Noblat, autor do blog do Noblat e do livro “A arte de fazer um jornal diário”, iniciou sua primeira palestra sobre produção de conteúdo on-line em Pernambuco, às 17h30, no 2º Blogger PE. “É a primeira vez que faço uma palestra sobre o meu blog aqui”, disse.
Noblat explicou sobre o desafio da notícia instantaneamente e frizou a credibilidade na checagem de fontes. “O jornalista pode até errar, jamais ser desumano”, completou.  Noblat trabalhou no Jornal do Comércio (PE), ainda com o uso das máquinas de escrever e, depois, passou para diversos jornais do Brasil. É o pioneiro no jornalismo on-line (1994), na categoria blog de política.
Durante a abertura do evento, os blogueiros fizeram uma breve apresentação de seus serviços, depois o senador Armando Monteiro (PTB) fez palestra sobre o momento econômico de Pernambuco, destacando o papel do blogueiro e a sua importância na democracia do estado. O senador também distribuiu uma cartilha sobre a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (LGMPE). “Não pode haver limitação do exercício da livre informação. Este é um pressuposto da vida democrática”, disse Armando.


Encontro reuniu cerca de 100 blogueiros em Recife


Cerca de 100 blogueiros se reuniram no último fim de semana no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem, Recife, no 2° BloggerPE – Encontro de produtores de conteúdo para mídia digital de Pernambuco. No evento foram debatidos assuntos importantes para o universo da blogosfera, a exemplo da questão do marco regulatório da internet, liberdade de expressão, organização e formas de faturar com os blogs.
O encontro contou com participação de autoridades políticas, como o senador Armando Monteiro, o deputado federal e presidente da FIEPE, Jorge Côrte Real, o deputado estadual José Maurício, e o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis.
As atividades começaram no sábado pela manhã com a apresentação dos blogueiros, falando sobre suas páginas para todos os presentes. Muitos disseram que vivem de blogs e afirmaram que a função é uma profissão. Depois do almoço o senador Armando Monteiro ministrou palestra sobre a conjuntura econômica do país na atualidade, tecendo críticas às políticas econômicas adotadas por Dilma e elogiando o desenvolvimento de Pernambuco. No turno da tarde houve palestra com o presidente da FIEPE, Jorge Côrte Real, sobre a interiorização do desenvolvimento no Estado.
Ainda no sábado ocorreu uma palestra com o jornalista e blogueiro Ricardo Noblat. Na explanação mediada por Magno Martins, Noblat falou como entrou no mundo dos blogs e deu dicas para os blogueiros pernambucanos. Ele disse que com a popularização dos blogs a exigência do certificado de jornalismo para trabalhar com informações se tornou ultrapassado, no entanto, disse que é preciso ser honesto para ganhar credibilidade do público.
O encontro terminou no domingo pela manhã com uma palestra de Salazar, representante do Sebrae, explicando como os blogueiros podem se formalizar aderindo ao sistema de Empreendedor Individual. Salazar deu todas as dicas para que os blogueiros possam ter acesso a benefícios como aposentadoria e CNPJ.
O 2° BloggerPE foi realizado pela Associação dos Blogueiros de Pernambuco (ABLOGPE), em parceria com o portal O Nordeste e apoio da FIEPE. Estiveram presentes no encontro blogueiros de todas as regiões de Pernambuco, do Sertão ao cais. O encontro contou com blogueiros de Afogados da Ingazeira, Bodocó, Petrolina, Belo Jardim, Orobó, Garanhuns, Serra Talhada, Arcoverde, Vitória de Santo Antão, Calumbi, entre outros municípios.
Da redação do Blog Alvinho Patriota

segunda-feira, 22 de abril de 2013

AblogPE é inclusa na Comissão Nacional da Blogosfera


O Hotel Atlante Plaza, localizado em Boa Viagem, no Recife, recebeu neste final de semana blogueiros de todas as partes do Estado de Pernambuco, para o II BloggerPE, ocorrido nos dias 20 e 21.

O encontro teve a presença do blogueiro Ricardo Noblat, do Blog do Noblat contando toda sua trajetória como jornalista, além de seu trabalho como blogueiro.  Neste intercâmbio ficou definido que Saloá será sede do próximo encontro regional de blogueiros, além das datas de próximos encontros.

A associação foi inclusa na Comissão Nacional da Blogosfera, fruto do intercâmbio dos blogueiros Lissandro Nascimento e Cláudio André, que estiveram participando do 2º Paraná Blogs, evento realizado semana passada em Curitiba-PR. A categoria agora trabalha na logística para os próximos encontros, que definirão metas ainda mais importantes.

terça-feira, 16 de abril de 2013

ABLOGPE de Luto!


Ativista de primeiro momento, idealizador do Blog Macarana News, também um dos fundadores da ABLOGPE - O Blogueiro Arlindo Júnior, nesta manhã de 16/04/2013, veio a falecer!
Entramos em contato com seus familiares, que nos informaram que o seu sepultamento será às 10h da manhã desta quarta-feira (17/04/2013) no Cemitério de Macaparana-PE

Fica aqui nossas Sinceras Palavras de Conforto a todos os entes queridos deste grande lutador pela vida!

quarta-feira, 10 de abril de 2013

ABLOGPE presente no encontro nacional de blogs do Paraná



Um encontro da mídia digital brasileira promete reunir entre os dias 12, 13 e 14 de abril, em Curitiba (PR), cerca de 250 blogueiros de todo o Brasil. O Paranáblog está na sua 2ª edição e vai discutir o Marco Civil na internet, assim como a Liberdade de Expressão e o ativismo nas redes sociais.
No encontro, marcarão presença o Deputado João Arruda, Presidente da Comissão Especial do Marco Civil da Internet na Câmara Federal; o Senador Roberto Requião;  além de blogueiros renomados de todo o País. A abertura contará com o Debate sobre “a Democratização das Comunicações. Nada além da Constituição!", com  Leonardo Boff (teólogo, filósofo e escritor), Altamiro Borges (jornalista, do Blog do Miro) e Marcela Bomfim (#ParanáBlogs). Com extensa programação, registra-se no último dia do Encontro, Robson Guimarães, tratando da “Monetização de blogs” onde abordará a questão de como deixar o blog rentável.

De Pernambuco apenas dois estarão presentes, os Blogueiros Lissandro Nascimento, do Blog A Voz da Vitória, presidente da ABLOGPE (Associação de Blogueiros do Estado de Pernambuco), e Cláudio André, do Blog do Cláudio André o Poeta, de Bom Conselho (representante da entidade no Agreste). 
“Teremos a oportunidade de intensificar o intercâmbio e a parceria com outras regiões e firmar posições mais consequentes no Nordeste. Os blogueiros do Paraná nos pediram que a nossa presença no encontro seja para reforçar a ideia de uma união nacional na defesa dos interesses coletivos que iremos abordar nesta 2ª edição, além de contar nossa experiência enquanto entidade em Pernambuco e no Rio Grande do Norte”, adiantou Lissandro.
ENCONTRO - Já está agendado entre os dias 20 e 21 de abril, no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem - Recife, o encontro dos Blogueiros de Pernambuco, com a presença confirmada do renomado Blog do Noblat. Os associados à Ablogpe já estão sendo confirmados.

Ads Inside Post