sábado, 31 de agosto de 2013

BOM JARDIM REALIZOU INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.


O Governo Municipal do Bom Jardim, com o apoio da Secretaria Estadual de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo – Programa Novos Talentos, em parceria com o SENAI, realizou através da Secretaria Municipal de Assistência Social um mutirão com horário estendido nos dias 29 e 30 do corrente mês e realizou mais de 700 (setecentas) inscrições para Cursos de Qualificação Profissional em diversas áreas de conhecimento, a saber: Indústria da Moda, Mecânica, Construção Civil, Alimentos e Administração em 21 (vinte e um) tipos de cursos.

Além da sede do município, foram contemplados os Distritos da Encruzilhada, Umari e Bizarra, as comunidades de Lagoa Comprida e Pindobinha.

Esta ação representa o maior Programa de Qualificação Profissional da história do Bom Jardim.


GOVERNO MUNICIPAL DO BOM JARDIM - NOVO TEMPO NOVOS DESAFIOS.

Nenhum brasileiro ficará sem TV digital, promete governo

Por Leonardo Pereira - em 30/08/2013




Em 2018 o sinal televisivo analógico terá sido desligado e, em seu lugar, estará em operação a transmissão digital. Isso significa que todas as TVs analógicas se tornarão inúteis, a menos que seus donos comprem adaptadores. A situação, que poderia deixar muita gente sem programação televisiva no Brasil, não preocupa o governo, que aposta: todos serão atendidos (mesmo que ainda não se saiba como).
"Existe um compromisso assumido pelo governo de que nenhum domicílio que tenha acesso ao sinal aberto e gratuito da TV ficará sem o sinal, após o desligamento do sinal analógico", garantiu o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em entrevista ao Olhar Digital.
Havia a intenção de antecipar o desligamento da TV analógica para 2015, mas, para isso, o MiniCom teria de subsidiar 8 milhões de TVs digitais para a população de baixa renda. Mesmo que o corte tenha sido fixado para 2018, o que dará mais tempo a quem precisa se adaptar, ainda há uma preocupação com os que não têm como pagar por um aparelho novo.
Essas e outras questões foram respondidas pelo ministro em uma pequena entrevista que você pode conferir abaixo:
Olhar Digital: Os brasileiros estarão prontos para o desligamento da TV analógica, em 2018?
Paulo Bernardo: Existe um compromisso assumido pelo governo de que nenhum domicílio que tenha acesso ao sinal aberto e gratuito da TV ficará sem o sinal, após o desligamento do sinal analógico. Estamos empreendendo todos os esforços necessários para garantir uma transição segura e tranquila para a TV digital, pensando, inclusive, nas situações das famílias que não terão condições financeiras para custear integralmente um set-top-box para ligarem às suas TVs analógicas.
Quando o desligamento estava previsto para 2015, o governo iria subsidiar 8 milhões de TVs digitais para não deixar a população de baixa renda sem sinal. Com o prazo esticado para 2018 o plano se mantém? Há outra forma de incentivo em estudo?
O desligamento estava previsto para 2016, e todas as emissoras iriam desligar de uma vez só. O governo entendeu que seria melhor realizar um desligamento gradual, como foi feito em outros países. Por isso, o prazo foi alterado para que o desligamento ocorra entre 2015 e 2018. A antecipação do desligamento para 2015 ocorrerá apenas nas cidades onde for necessário para licitar a faixa de 700MHz. A política de subsídio para população de baixa renda ainda está em fase de estudos no MiniCom.
Há possibilidade de adiar o desligamento para além de 2018?
O governo trabalha com o que foi definido pelo decreto n.º 8.061/2013, prevê o desligamento gradual entre 2015 e 2018.
As operadoras estão satisfeitas com este prazo?
O retorno que temos recebidos dos radiodifusores tem sido satisfatório.
A partir de 2018, o Brasil terá duas faixas voltadas exclusivamente ao 4G, há garantia de que os fabricantes atenderão às duas? Se eles preferirem adotar somente a dos 700 MHz (padrão em muitos lugares do mundo), a de 2,5 GHz pode ficar esvaziada?
Não há risco de que a faixa de 2,5 GHz fique “esvaziada”. A faixa foi licitada em junho de 2012, tendo sido estabelecidas abrangentes metas de cobertura para as empresas vencedoras da licitação. Tais metas continuarão existindo, independentemente da licitação de outras faixas de radiofrequência para a prestação de serviços de quarta geração. Além disso, as duas faixas possuem características diferentes, com naturezas complementares. Assim, enquanto a faixa de 2,5 GHz tende a ser mais utilizada em grandes cidades, a faixa de 700 MHz tende a ser usada mais em regiões com menor densidade populacional, em função de sua capacidade de cobertura que é maior.
Caso o esvaziamento aconteça, há alguma chance de o governo dar outra destinação à faixa de 2,5 GHz?

No momento, o governo não cogita dar outra destinação à faixa de 2,5 Ghz, porque, como dito, tanto esta faixa quanto a de 700 MHz estão destinadas para a prestação de serviços móveis de 4G.


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Nordeste perde Duda da Passira

Duda da Passira (Foto Beto Figueiroa)

Júlio Nunes Pereira, “Duda da Passira”, nascido no dia 12 de agosto de 1949, na cidade de Passira, Agreste de Pernambuco, estava internado há nove dias no Hospital da Restauração, no Bairro do Derby, em Recife. Cantor, compositor, instrumentista, sanfoneiro e produtor de eventos musicais, faleceu na madrugada desta sexta-feira (30), após sofrer uma hemorragia hepática. O músico tinha 63 anos de idade e era considerado um ícone do Forró tradicional. Em seu nome, há registros de mais de duas mil músicas gravadas em estúdio, além de alguns trabalhos em parceria com outros artistas.

O velório de Duda da Passira acontece na Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão e o seu sepultamento está marcado às 9h da manhã deste sábado (31), no Cemitério São Sebastião, em Vitória de Santo Antão, onde morava até então.

“Um grande artista que absorveu como nenhum outro as raízes culturais da Terra das Tabocas. Sua perda deixa um vácuo no tradicionalismo de um dos ritmos mais apegados ao povo nordestino que é o nosso Forró Pé de Serra. Certamente, o Nordeste se lembrará dele como um grande ícone de nossa música”, declarou o Presidente da Câmara Municipal de Vitória, Prof. Edmo Neves (PMN).

Biografia

Iniciou sua profissão aos 9 anos de idade, fazendo  Forró Pé-de-Serra, em Passira e cidades circunvizinhas.
Sua carreira tomou impulso quando, na década de 1980, conheceu, juntamente com o sanfoneiro Toinho de Alagoas, o produtor e flautista Zé da Flauta que resolveu gravar algumas músicas com eles em parceria com Heleno dos Oito Baixos e Zé Orlando, o que resultou no disco “Forró Brasil”, LP posteriormente transformado em “Brazil: Forró. Music for Maid and Taxi Drivers“, que ganhou oGrammy Awards na categoria “Traditional Folk” em 1991.

Entre outros trabalhos, participou do CD “Cantorias e Cantadores 2″, lançado pela Kuarup, com os artistas Elomar, Pena Branca e Xavantinho, Vitor Ramil, Teca Calazans tocando sanfona na faixa “Estrada do sertão”.
Em 2009,  foi homenageado no São João da Vitória de Santo Antão, recebendo o título de CIDADÃO VITORIENSE.

Tocou na Casa da Cultura Mundial em Berlin – Alemanha, em 1993. Fez apresentações com Luiz Gonzaga na tour Danado de Bom. Produziu e gravou mais de 2000 trabalhos em estúdios, de artistas como Jorge de Altinho, Limão com Mel, Adelmário Coelho, Quinteto Violado, Mestre Zinho, Novinho da Paraíba e Targino Gondim.
Chega até sua morte nesta sexta com seis álbuns gravados, mais de  10 CDs lançados e 1DVD, deixando um legado fruto de sua carreira artística, alguns destes momentos vivenciados ao lado do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. 



quarta-feira, 28 de agosto de 2013

1º Encontro de Blogueiros do Polo de Confecções acontecerá em Santa Cruz


Diretoria da ABLOGPE confirma encontro em Santa Cruz do Capibaribe

Dia 28 de setembro em Santa Cruz do Capibaribe. Esta é a data para o 1º Encontro de Blogueiros do Polo de Confecções que será promovido pela AblogPE, e que reunirá blogueiros das cidades do Polo das Confecções.

O acerto ocorreu entre a diretoria da entidade com os blogueiros Marcondes Moreno, Joseilson Chagas e Emanoel Glicério. Uma comissão será formada para organizar o evento e ajustar a logística para receber cerca de 80 blogs das cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Vertentes, Surubim, Caruaru, Taquaritinga do Norte, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Jataúba, Belo Jardim e demais interessados em participar deste importante encontro.

Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Ascap, CDL e Moda Center Santa Cruz serão procurados pela Comissão Organização para possíveis parcerias. 
Confira o calendário de Encontros regionais AQUI.


Aos interessados, maiores detalhes (81) 9229-4478. 

Fonte: Sulanca News


terça-feira, 27 de agosto de 2013

Assalto as agências do Banco do Brasil e Bradesco de Bom Jardim Pernambuco »






Por volta das 02:15 da madrugada desta terça-feira dia 27-08-2013, as agências do Banco do Brasil e a do Banco Bradesco de Bom Jardim PE foram explodidas. As pessoas que moram próximas as agências ouviram o estrondo, que foi grande. A polícia foi ao local mas nada, ainda, pôde ser apurado. As agências ficaram bastante danificadas. Houve troca de tiros mas os bandidos fugiram sem levar nada.








segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Professores fazem novo protesto em Bonito


do Bonito360graus.com

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (26) em Bonito, mais uma manifestação por parte do Sindicato dos Servidores Municipais do Bonito - SISMUB. O sindicato cobra do governo municipal, o pagamento do retroativo dos professores de janeiro à julho deste ano, segundo a presidente do sindicato, a Professora Joselma Dias, o prefeito estaria disposto a pagar o salário com a progressão de 7% exigido pela classe, mas para isso teria uma condição, a de não pagar o retroativo.  
"O sindicato não aceitou a proposta do prefeito, esse dinheiro é de direito do professor, e que muitos já haviam feitos planos, pois contavam com essa remuneração desde janeiro e até agora não receberam nada", completou a presidente do sindicato.

Ainda segundo Joselma Dias, um professor que tem 20 anos em sala de aula, com uma carga horária de 150h/a com licenciatura, está deixando de receber aproximadamente  R$ 738,00 de retroativo, já um professor com o mesmo tempo de serviço com 200h/a e pós-graduação está deixando de receber R$ 1.054,00 aproximadamente.


Depois de uma rápida reunião no sindicato, os professores saíram em um protesto pacífico pelas ruas da cidade até a prefeitura do Bonito, mas encontraram a mesma com os portões fechados.



sábado, 24 de agosto de 2013

Uma Etapa Vencida: Multas Eleitorais a Blogueiros e Jornalistas poderão ser anuladas

Artigo sugerido por 
O Projeto de Lei Nº 4.653/12 do Deputado João Arruda PMDB/PR, que anistia Blogueiros e Jornalistas de multas eleitorais, teve parecer favorável a aprovação pelo relator do projeto Deputado Arthur Maia do PMDB/BA.
O projeto sofreu uma única emenda que amplia para os pleitos de 2000 a 2012 a abrangência da anistia, ao invés de 2008 a 2012 como pretendia o projeto original. A proposta tramita em caráter conclusivo na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara (o que dispensa apreciação do plenário).
O projeto esta na pauta da próxima reunião da CCJC na terça-feira dia 27/08.
FONTE: BLOGOSFERO.CC

Sidney Rezende foi convidado pela Alepe no encontro com blogueiros e radialistas



Saiba mais AQUI.


sexta-feira, 23 de agosto de 2013

RENATO CURVELO SERÁ PALESTRANTE NO ENCONTRO DE BLOGUEIROS DE ÁGUAS BELAS

O conceituado e premiado advogado bonconselhense, Renato Curvelo, será um dos palestrantes do Encontro de Blogueiros da cidade de Águas Belas, no próximo dia 31/08. Diante da sua rica experiência jurídica, falará para os blogueiros participantes pontos importantes sobre o Marco Civil da Internet que está em debate no Câmara Federal em Brasilia. O Marco Regulatório da internet já saiu da pauta de votação mais de sete vezes. Diante da grande discussão, o Marco Civil tem pontos que merecem ser discutidos, rediscutidos, antes mesmo de sua aprovação. Um outro assunto, será a questão da regularização da profissão BLOGUEIRO. Renato Curvelo fará uma ampla apresentação sobre os temas acima. Dono do melhor escritório jurídico de Bom Conselho, tem uma equipe de advogados qualificados prontos para qualquer eventualidade. Ultimamente é Procurador do município de Terezinha.
O encontro de blogueiros vai acontecer a partir das 9 horas da manhã na Câmara de Vereadores de Águas Belas. A realização é do Jornal de Águas belas, sob o comando do blogueiro Aroldo. Mais informações ligue para 87* 9629-5442.
Fonte: Blog do Cláudio André o Poeta

Lei da Mídia Democrática é lançada na Câmara

 Lei da Mídia Democrática é lançada na Câmara
A Lei da Mídia Democrática, o Projeto de Lei de Iniciativa Popular das Comunicações, foi lançada nacionalmente na manhã desta quinta-feira (22), na Câmara dos Deputados em Brasília. O evento, aberto ao público, contou com a presença de parlamentares, representantes de movimentos sociais, ativistas, personalidades públicas e políticos que apoiam a democratização da comunicação no Brasil.
 
Segundo Luciana Santos, a iniciativa “demonstra o vigor e a força que temos quando ousamos debater com a sociedade”.  O projeto é fruto de mais de 30 anos de luta pela regulamentação das comunicações no país e está baseado nos resultados da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada em 2009. O objetivo é reunir 1 milhão e 300 mil assinaturas para apresentar o projeto ao Congresso. 
 
A deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), conclamou os parlamentares e o público para ocupar as ruas e buscar assinaturas pela internet. Ela lembrou exemplos de conquistas recentes de projetos dessa natureza, citando o caso da Lei da Ficha Limpa, de inciativa popular. 
 
Segundo ela, a iniciativa “demonstra o vigor e a força que temos quando ousamos debater com a sociedade”. Ela lembrou que o tema é eminentemente político e o que está em jogo é a democracia brasileira. “E nós sabemos os grandes interesses econômicos e políticos que fazem com que a democratização da comunicação não avance. Poucas famílias dominam o negócio, que rende muito dinheiro em anúncios de publicidade”. Ele lembrou ainda que a Constituição é clara na proibição à existência de monopólio e oligopólio.
 
E destacou duas questões importantes no projeto de lei. O financiamento das mídias alternativas e a regionalização da programação de TV e rádio. Ela diz que, inspirados nas decisões da 1ª Confecom, luta para garantir recursos públicos para financiar as pequenas e médias empresas de comunicação e alterar o texto aprova na comissão mista da Câmara e Senado que desfigurou o projeto de regionalização da programação de rádio e TV, descaracterizando a regionalização que é uma das vertentes importantes da democratização.  Veja o vídeo:

  

Dois grandes méritos
 
Miro Borges, jornalista e fundador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, lembra que a coleta de assinatura já começou em maio deste ano e que esse evento no Congresso é importante por que o projeto tem como endereço o Congresso. 
 
Para ele, o projeto de lei tem dois grandes méritos: o de pressionar o governo e o Congresso e forçar o debate na sociedade sobre a questão de democratização da comunicação, centrando nas questões do monopólio, propriedade cruzada, pluralidade e diversidade informativa.
 
Miro Borges diz que em maio do próximo ano, quando completa o prazo de um ano do início das coletas, será realizada uma nova plenária nacional para fazer balanço, mas que a previsão é de até o final deste ano já se consiga 1 milhão e 500 mil assinaturas, destacando as várias iniciativas de movimentos sociais, entidades e partidos políticos na coleta das assinaturas. Ele lembrou que o PCdoB aprovou incluir no regimento do congresso do partido, em novembro próximo, o compromisso com o projeto da democratização da comunicação.
 
Mais democracia
 
Na abertura do evento, Pedro Ekman, do Coletivo Intervozes e do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) leu todo o texto do projeto de lei, com seis capítulos e 33 artigos, que trata, em primeiro lugar, da definição da comunicação social eletrônica e seus serviços (rádio e TV abertas, digital, na internet não produzidas por usuários, produzidas por grupo de comunicação, blogs e vídeos pessoais.
 
Os outros cinco artigos se dividem entre mais diversidade e mais cultura nacional nos conteúdos de rádio e TV; mais transparência e mais canais nas concessões, com nova forma de organização dos serviços; fim dos monopólios; mais direito de antena para grupos sociais (horário gratuito em cadeia nacional como os partidos políticos), com direito de resposta e, sem censura, garantia de proteção à criança e ao adolescente, além de impedir conteúdos que façam apologia ao ódio, guerra e preconceito de qualquer tipo; e mais participação social na regulação.
 
Serviço:

Para assinar o projeto de lei, verifique aqui os pontos de coleta
 
De Brasília
Márcia Xavier
Para o Portal Vermelho.



quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ALEPE reconhece importância dos blogs como fonte de informação


Cerca de oitenta comunicadores, entre blogueiros e radialistas de todas as regiões de Pernambuco participaram, na quarta-feira (21), do 1º Seminário Alepe Digital. Na ocasião, profissionais da área conheceram o funcionamento do sistema de comunicação da Casa Joaquim Nabuco, no que se refere aos recursos de mídia disponíveis, e também debateram a importância das mídias digitais para a democratização da informação.
Durante o evento, os participantes conheceram como funciona o trabalho realizado pela Assistência de Comunicação Social da Alepe, que divulga as informações institucionais do Legislativo Estadual.
Ao abrir o evento, o primeiro vice-presidente da Alepe, deputado Marcantônio Dourado, do PTB, destacou a importância do acesso à informação para o exercício da cidadania. Segundo o parlamentar, os blogueiros têm uma função essencial na divulgação de notícias, principalmente em localidades onde a imprensa escrita e falada não chega.
O evento teve por objetivo de estreitar a relação da Casa Joaquim Nabuco com os comunicadores e ampliar a divulgação de informações sobre os trabalhos parlamentares. Dentre as pessoas que tiveram a palavra, merecem destaque: Paula Imperiano – chefe de comunicação da Alepe; Deputado Ricardo Costa; Ana Lúcia Lins (comunicação da ALEPE); Ivan Maurício – jornalista e criador do portal ONORDESTE.COM; Deputado João Fernando Coutinho; Lissandro Nascimento – Presidente da ABLOGPE (Associação dos Blogueiros de Pernambuco); Deputado Waldemar Borges; Deputada Raquel Lyra; Deputado Ossesio Silva; Inaldo Salustiano – Presidente do Sindicato dos Radialistas de PE; Deputado Antonio Moraes, dentre outros.
O Presidente da Associação dos Blogueiros de Pernambuco – Lissandro Nascimento, falou no evento que envolveu mais de 25 municípios sobre a entidade que foi a pioneira no Brasil. “O que mobiliza a opinião pública de um município hoje são os blogs. De fato pautamos os principais veículos de mídia, o que aumenta a nossa responsabilidade com a busca pela profissionalização, além de assegurar que a internet continue sendo um instrumento de socialização da informação atendendo aos interesses da maioria”, defendeu Lissandro.
O representante do portal de notícias O Nordeste, Ivan Maurício, afirmou que a Assembleia vem se mostrando sintonizada com o desejo do povo e preocupada em mostrar que a Casa produz conteúdo e o disponibiliza para a população.
A profissionalização do blogueiro foi o assunto principal discutido entre os participantes do evento, blogueiros aproveitaram o momento para propôr aos deputados presentes uma relação mais estreita com os blogs de todas as regiões do Estado. O Dep. Ricardo Costa falou que a união entre os blogs seria de fundamental importância para o andamento do projeto de Lei do Deputado Federal Jorge Côrte Real, que procura regularizar a atividade.



O debate teve continuidade com as falas dos blogueiros Jamildo Melo, Magno Martins, do radialista Ciro Bezerra, que falou sobre o impacto dos blogs no noticiário radiofônico. Em seguida, o jornalista Sidney Rezende, diretor-presidente do Portal SRZD e âncora da Globo News, abordando sobre a linguagem do jornalismo multimídia.
Rezende afirmou que toda comunicação é uma troca, e a Internet permite o aumento desse intercâmbio, pois o leitor, muitas vezes, tem necessidade de complementar ou questionar a notícia. O jornalista destacou que o planeta vive a era das escolhas, pois o mundo traz várias possibilidades. Para Rezende, o Legislativo deve aprender a usar a comunicação a seu favor.

 Confira as imagens…





Garanhuns vai sediar encontro estadual de blogueiros


Na tarde da quarta-feira (20), a Diretoria da Associação dos Blogueiros de Pernambuco – ABLOGPE e blogueiros filiados se reuniram no Palácio Celso Galvão com o Prefeito de Garanhuns – Izaías Regis (PTB), junto com a Secretária de Comunicação – Jaqueline Menezes, para discutir aspectos do#BLOGAGRESTEPE - o encontro estadual de produtores de conteúdo da mídia digital.
O prefeito de Garanhuns, no Agreste do Estado, externou ao presidente da Associação, Lissandro Nascimento, o seu entusiasmo em razão da entidade ter escolhido a cidade para a sede do evento.
A título de sugestão, o Prefeito Izaías Régis propôs para que o evento ocorresse entre os dias 11 e 12 de outubro deste ano, quando vai coincidir com o FESTIVAL DA JOVEM GUARDA, onde de pronto foi aceito pela comitiva. Blogueiros de todo Pernambuco serão convocados para participarem deste encontro no Agreste, que já conta com local definido para acontecer no auditório da CDL local, no Centro de Garanhuns. Em breve será divulgada a programação oficial que contará com a participação de personalidades nacionais, bem como a forma de inscrição para confirmar reserva no evento.
AGENDA:
A ABLOGPE definiu calendário de mobilização no Agreste e Sertão para garantir os seus associados  neste encontro em Garanhuns.
Dia 31 de agosto – em Águas Belas, reunindo 07 cidades na Câmara Municipal, às 9h.
Dia 14 de setembro – em Petrolina, reunindo 09 cidades no Sest/Senat, às 9h.
Dia 28 de setembro – em Santa Cruz do Capibaribe, reunindo 10 cidades na Câmara Municipal, às 9h.
Dia 12 de Outubro – em Garanhuns, reunindo todos do interior de PE.


Águas Belas se prepara para receber BLOGUEIROS


A equipe do Blog JC Águas Belas está organizando junto com a direção da ABLOGPE, uma reunião que irá tratar de assuntos de interesse dos produtores de mídias digitais (Blogueiros), desta forma estaremos proporcionando a troca de experiências, o companheirismo, as novidades dos meios digitais e vários outros assuntos que podem dinamizar ainda mais nossas páginas, dando mais visibilidade e acessos. 

Ainda na oportunidade estarão presentes os representantes da ABLOGPE, ofertando a todos uma palestra informativa sobre o funcionamento da Associação dos Blogueiros de Pernambuco, enfatizando o porque de se associar e quais os benefícios que podem ser alcançados com a filiação. 

Fazemos o convite a todos que tiverem disponibilidade de tempo, para realizar um passeio pelos principais pontos turísticos de Águas Belas como: COMUNIDADE QUILOMBOLA, TRIBO INDÍGENA FULNILÔ, SERRA DAS ANTAS( Trecho de mata atlântica), PINTURAS RUPESTRES, ANTIGA SENZALA, CACHOEIRA DO LAMARÃO e muito mais.

Ligue e confirme sua participação neste 1º Encontro de Blogs de Águas Belas, contamos com a participação de todos os produtores de mídia digital, pois juntos somos mais fortes.

Data: 31 de agosto de 2013
Local: Câmara de Vereadores de Águas Belas
Horário: a partir das 09h da manhã .


PESQUISA APONTA QUE 70% DOS BRASILEIROS QUEREM REGULAÇÃO DA MÍDIA

Sete em cada dez brasileiros querem mais regras para o conteúdo da programação veiculada na tevê, revela uma pesquisa divulgada hoje (16) em São Paulo pela Fundação Perseu Abramo (FPA), entidade ligada ao Partido dos Trabalhadores. E 46% da população é favorável a que essa regulamentação seja definida e fiscalizada através do chamado “controle social”, por um “órgão ou conselho que represente a sociedade”.
O estudo entrevistou 2.400 pessoas em 120 municípios do país, entre abril e maio, para mapear a percepção dos brasileiros sobre os meios de comunicação, além de formular perguntas relativas ao grau de concentração das emissoras, regime de concessões, penetração da internet, neutralidade da cobertura da imprensa e representação dos setores da sociedade na mídia. A margem de erro oscila entre 2 e 5 pontos percentuais.
A FPA detectou que a televisão continua sendo uma preferência nacional: 94% dos brasileiros cultivam o hábito de assistir tevê e 82% recorre à telinha diariamente. Mais que isso: quase 90% das pessoas usam a tevê para se informar sobre o que acontece no mundo. O rádio aparece em segundo lugar no gosto popular, atingindo 79% da população.
A internet surge na terceira colocação, ao lado dos jornais impressos: 43% afirmam ter acesso à rede. Dessa parcela, 38% usam o Facebook e 25% o Google. “Apesar de todo o crescimento da internet, a radiodifusão ainda tem um poder de influência estrondoso”, observa Pedro Ekman, membro do Coletivo Intervozes, durante o lançamento da pesquisa.
Quanto aos jornais, a maioria das pessoas que afirma lê-los (46%) recorre a títulos locais ou regionais. Depois deles, o periódico mais lido no país é o Extra, seguido pelo Super e pelo Diário Gaúcho. Entre as revistas, aVeja se mantém na primeira colocação, à frente de IstoÉÉpoca e Caras.

EMPRESAS

“Esse país só será democrático quando nos intervalos da programação for informado que as emissoras são concessões públicas, e que as concessões públicas têm começo e fim”, ressalta Laurindo Leal Filho, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), comentando outro dado da pesquisa: cerca de 70% dos brasileiros não sabem que os canais de tevê aberta pertencem ao Estado e 60% acreditam que as emissoras são empresas privadas como “qualquer outro negócio”.
A população tampouco sabe que os meios de comunicação estão concentrados nas mãos de alguns poucos grupos familiares.
“Mais da metade acredita que o número de grupos privados que controla as emissoras é  grande”, diz o estudo, “para 25% é médio e apenas 12% avaliam que é pequeno.” Porém, quando informados de que “a maior parte da mídia no Brasil é controlada por cerca de dez famílias”, 40% dos entrevistados avaliaram que isso é “ruim para o país”. Para 23%, é bom.
“Mesmo que as pessoas não saibam que os canais de tevê são concessões públicas, elas acham que as comunicações precisam de mais regras”, continua Ekman, cujas apreciações encontram eco nas opiniões do presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges.
“Temos que fazer com que as emissoras informem os espectadores que operam concessões públicas. Deveria ser obrigatório”, argumenta. “O governo também deveria dar publicidade à existência da concentração midiática. As pessoas avaliam que as afiliadas da Globo espalhadas pelo país, por exemplo, são empresas à parte. Mas elas retransmitem conteúdo.”

DESAFIOS

Para Altamiro Borges, o nível de desconhecimento sobre concentração midiática e concessões públicas “deixa os filhos do Marinho dormirem sossegados” e apresentam dificuldades para as organizações que lutam pela aprovação de uma lei para democratizar as comunicações do país.
“Mas outros dados podem provocar um baita pesadelo para eles: a população está descontente com a programação. E as pessoas sabem que a mídia defende o interesse dos donos das emissoras e das elites do país, e que os jornalistas não têm autonomia para trabalhar.”
A FPA detectou que 35% dos brasileiros entendem que os meios de comunicação defendem os interesses de seus proprietários; 32%, os interesses dos que têm mais dinheiro; e 21%, dos políticos. Apenas 8% acha que a mídia está a serviço da população.
Quanto à programação, 43% afirmam não se reconhecerem na telinha e 23% sentem que são retratados com negatividade. Mais da metade avalia que a tevê costuma tratar mulheres, negros e nordestinos com desrespeito. E 61% acredita que os empresários têm mais espaço do que os trabalhadores.
Laurindo Leal Filho afirma que a pesquisa será um divisor de águas na discussão política e acadêmica sobre a democratização da comunicação.
“Teremos um antes e um depois desse estudo”, decreta o professor da ECA-USP. “Agora temos dados concretos."
Altamiro Borges avalia que cabe agora aos movimentos sociais encontrar a melhor maneira de se apropriar dessas informações para trabalhar em prol da democratização. “Estamos saindo do 'achismo'.”
Pedro Ekman, do Coletivo Intervozes, complementa: “Essa pesquisa é um instrumento muito importante. Agora a gente começa a ter bases mais sólidas para o debate público.”
FONTE:BARÃO DE ITARARÉ

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Ariano Suassuna sofre infarto »

Ariano Suassuna sofre infarto »:

Ariano Suassuna sofre infarto

O grande escritor Ariano Suassuna sofreu um infarto há pouco, em Recife. Ainda não há maiores informações sobre o seu estado de saúde.

fonte: http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/posts/2013/08/21/ariano-suassuna-sofre-infarto-507709.asp



HOAX

Secretaria nega boato que Ariano Suassuna teria sofrido infarto

A notícia circulava nas redes sociais na manhã desta quarta (21/8), mas é falsa; Ariano não teve nenhum problema de saúde

Publicado em 21/08/2013, às 11h57

Orkut

Do JC Online

Uma notícia falsa afirmou que o escritor sofreu um infarto na manhã desta quarta (21/8) / José Cruz/ABr/Divulgação

Uma notícia falsa afirmou que o escritor sofreu um infarto na manhã desta quarta (21/8)

José Cruz/ABr/Divulgação

A secretária executiva da Secretaria Especial da Assessoria do Estado, Adriana Victor, negou o boato de que o escritor e dramaturgo paraibano radicado em Pernambuco Ariano Suassuna teria sofrido um  infarto na manhã desta quarta (21/8). Ariano não teve nenhum problema de saúde, segundo ela.
A informação circula desde às 11h da manhã nas redes sociais, onde internautas desejam a recuperação do escritor.

ASSISTA AO VIVO A PRIMEIRA #ALEPEDIGITAL DIRETO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE PERNAMBUCO

Assista a transmissão ao vivo da Primeira #AlepeDigital, evento que está sendo realizado na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco e que estamos transmitindo ao vivo pela TV WEB do Portal ONordeste.com e ABLOGPE.com

Obs. A TV WEB SALOÁ NOTÍCIAS ESTÁ EM FASE DE TESTE



terça-feira, 20 de agosto de 2013

A partir de amanhã, dia (21), o cancioneiro - Manuel Mariano - apresentará o programa Show de Viola na Rádio Comunitária de Orobó 105.9

Não percam a partir desta quarta-feira (21), o programa Show de Viola com o poeta/cancioneiro e blogueiro: Manuel Mariano "O Homem da Viola" e convidados especiais.

O programa será apresentado de segunda à sexta-feira, das 11 à 12h; pela Rádio Comunitária de Orobó - 105.9. O qual você também poderá ouvi-lo através da internet: http://www.orobofm.com.br/

Fórum de Tecnologias em Software Livre em Curitiba - Paraná

Car@s,
Nos dias 24 e 25 de outubro de 2013, acontece o V FTSL - Fórum de Tecnologias em Software Livre promovido pelo Serpro.
O evento será realizado no Campus Central da UTFPR, em Curitiba.
Através do Tarso Cabral Violin a blogosfera paranaense foi convidada a realizar um Encontro no FTSL.
Na data de hoje registramos no site do V FTSL a atividade Encontro de blogueir@s: Liberdade de Expressão, Soberania Tecnológica e os desafios das Redes Digitais Livres na categoria  Encontro de Comunidade cujo objetivo é discutir a relação entre Liberdade de Expressão, Marco Civil da Internet, Soberania Tecnológica. 
Falaremos também sobre investimento em pessoas e em conhecimento, em desenvolvimento social e tecnológico nacional e sobre o Blogoosfero como exemplo concreto de atuação nessas áreas.
Tod@s estão convidad@s a participar e ajudar a construir este debate.
Esta atividade é uma continuidade dos debates iniciados no 2º Paraná Blogs, assim como a concretização de uma das decisões do encontro, ou seja, realizar atividades entre o 2º Paraná Blogs e o 3º Programado para 2015.

Ads Inside Post