segunda-feira, 14 de abril de 2014

Lua de sangue poderá ser vista na Sé

Observatório da Sé estará aberto de 1h às 5h na terça-feira 15 / Rodrigo Lobo/JC Imagem

Observatório da Sé estará aberto de 1h às 5h na terça-feira 15

Rodrigo Lobo/JC Imagem

Quem quiser ver um dos mais belos espetáculos astronômicos deve madrugar na terça-feira 14. Por volta das 4h45, a sombra do planeta Terra vai cobrir a Lua, causando um eclipse total que só se dissipará por volta das 7h38. Excepcionalmente para a observação desse evento, o Observatório do Alto da Sé, em Olinda, ficará aberto de 1h até as 5h, com telescópios à disposição do público. O acesso é gratuito.

O coordenador do Observatório da Sé, Alexandre Evangelista, explica que esse tipo de eclipse é conhecido como Lua vermelha ou Lua de sangue (que representa um indicativo de desastres naturais, na crendice popular) porque quando a luz do Sol passa pela atmosfera da Terra (com poucas nuvens) e atinge a superfície lunar, dá ao satélite um tom alaranjado. O eclipse será visível nas Américas, Nova Zelândia e parte da Austrália. “Quem quiser conferir tem que acordar de madrugada, antes do dia clarear, pois a dissipação não será visível”, alerta Alexandre.

Mas essa não é a única atração astronômica do mês. Na noite de hoje será possível observar um dos mais importantes membros do cinturão localizado entre os planetas Marte e Júpiter, o asteroide Vesta. “É uma grande oportunidade, pois esse asteroide é muito difícil de ser visto, apesar de ser o mais brilhante do cinturão”, informa Alexandre Evangelista, revelando que será possível ver o corpo celeste com um simples binóculo. 

Segundo Evangelista, o imenso astro de 525 quilômetros poderá ser localizado ao lado da Constelação de Virgem, a cerca de um grau sul da estrela HIP 66936. “Se as condições climáticas não atrapalharem, a visualização será melhor por volta da meia-noite”, diz. Para quem quiser ver o asteroide mais 
detalhadamente, o Observatório do Alto da Sé ficará aberto hoje, das 16h às 23h.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua Opinião é Muito Importante Para Nós!

Ads Inside Post