quinta-feira, 31 de julho de 2014

Paulo Câmara promete ampliar a criação das cadeias produtivas

Durante homenagem feita pelo GERE, socialista indica que vai potencializar atividades importantes
O candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), foi homenageado, nesta quinta-feira (31), durante almoço promovido pelo Grupo de Executivos do Recife (GERE). As contribuições do socialista à administração pública, ao longo de suas passagens pelo comando de três secretarias estaduais (Administração, Turismo e Fazenda), foram exaltadas como marcas do compromisso de Câmara com o desenvolvimento pernambucano.
Em sua palestra aos executivos, Paulo Câmara revelou o seu comprometimento em avançar nas conquistas acumuladas por Pernambuco nos últimos anos. O socialista pontuou que os diversos segmentos da economia do Estado encontrarão na sua futura administração a segurança e o incentivo para os novos negócios, além da consolidação dos existentes.
“Vamos ampliar a criação das cadeias produtivas. Vamos potencializar a refinaria (Abreu e Lima), os estaleiros, a indústria automotiva, a de alimentos, a de bebidas, a farmacoquímica. Vamos dar um dinamismo econômico para que os pequenos e médios negócios sejam inseridos nesses grandes investimentos que estão se consolidando em Pernambuco”, apontou Paulo Câmara.
O socialista destacou que esse tipo de compromisso pode ser assumido pelas condições criadas pelo modelo de gestão adotado pelo ex-governador Eduardo Campos (PSB), a partir de 2007. O mecanismo, que contou com a colaboração direta do candidato da Frente Popular, pavimentou a consolidação de uma série de conquistas econômicas que possibilitaram uma melhoria expressiva na qualidade de vida da população.
“Teremos um Estado mais eficiente, mais desburocratizado e que atenda realmente aos anseios da população”, prometeu, indicando o incentivo à oferta de postos de trabalhos como uma das prioridades de sua gestão. “É possível fazer com que a geração de emprego, que nos últimos sete anos atingiu a marca extraordinária de 560 mil novos postos de trabalho, continue crescendo em todo o nosso Estado. Em todas as nossas regiões”, afirmou.
com informações da Assessoria.


Multiplicadores de votos é nova estratégia de Armando e João‏

Petrolina – Cidade polo no Sertão do São Francisco, Petrolina, foi a primeira a receber o movimento dos “multiplicadores de votos”, iniciativa da Coligação Pernambuco Vai Mais Longe, que visa ampliar a mobilização dos adeptos e simpatizantes da chapa majoritária liderada por Armando Monteiro(PTB) e João Paulo (PT), candidatos a governador e a senador da coligação, nos maiores colégios eleitorais do Estado.
A iniciativa reuniu quase 500 formadores de opinião do município sertanejo em uma casa de recepção, nessa quarta-feira (30). Na ocasião, a equipe de campanha de Armando presentou ações já previstas no plano de governo e aproveitou para colher novas sugestões. O encontro teve a participação do prefeito Júlio Lóssio (PMDB), reempossado no cargo, e do candidato à vice de Armando, Paulo Rubem Santiago (PDT).
A estratégia dos “multiplicadores de votos” é reunir formadores de opinião nos principais colégios eleitorais do Estado, de modo a fazer uma ponte entre a população e a chapa majoritária. A equipe de Armando vai identificar o público com maior poder de mobilização nessas cidades e disponibilizar materiais de campanha e dados do plano de governo para que repassem as informações aos seus grupos de relacionamento.
Todas as demandas da população serão repassadas à equipe de Armando, que analisará os pleitos. O movimento, que já teve uma reunião em Petrolina, vai passar ainda pelos municípios do Recife e da Região Metropolitana, Caruaru e Garanhuns, no Agreste, e Araripina, no Sertão do Araripe. Outras cidades também deverão receber encontros semelhantes.
JULIO LOSSIO - O ponto alto do encontro em Petrolina foi a participação do prefeito Júlio Lóssio (PMDB), que retomou o cargo após ficar afastado da prefeitura por 36 dias devido a problemas de saúde. O peemedebista, que apoia as candidaturas de Armando e João Paulo (PT) reforçou o palanque da coligação Pernambuco Vai Mais Longe na cidade, principal polo no Sertão e o sexto maior colégio eleitoral do Estado. Isabel Cristina, primeira suplente de João Paulo, também compareceu ao ato, assim como vereadores e lideranças locais.
Na reunião, os formadores de opinião receberam dados do plano de governo e algumas peças de propaganda. A adesão à campanha foi imediata. Segundo Orlando Tolentino, coordenador da chapa em Petrolina, os participantes selaram o compromisso de promover adesivaços e panfletagens nos principais corredores viários da cidade, todos os dias, das 17h às 19h.
Os formadores de opinião também aproveitaram o encontro para sugerir ações ao plano de governo. Entre os pleitos estavam a retomada da criação de um distrito industrial no município, a redução da alíquota do ICMS no Estado, a implantação de escolas de tempo integral e a realização de um grande evento com a participação de Armando Monteiro, da presidente Dilma Rousseff (PT) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
 com informações da Assessoria.


Paulo Câmara debate propostas para o setor agrícola com a Faepe

Candidato foi recebido pelo presidente da entidade, Pio Guerra, nesta quinta-feira 
Dois dias após se reunir com dirigentes da Fecomércio, o candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), deu sequência ao processo de ausculta às entidades que atuam no fomento da economia pernambucana. Nesta quinta-feira (31), o socialista discutiu as demandas do setor agrícola com o presidente Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (FAEPE), Pio Guerra.
“A FAEPE é ligada ao Sistema S e tem atuado na capacitação rural. O intuito da conversa foi debater o setor para a inclusão de propostas do nosso programa de governo. Recebemos informações sobre a cultura da cana-de-açúcar, da bacia leiteira, da fruticultura. E, a partir dessa conversa, vamos aprofundar a discussão e construção de um programa de governo que atenda as necessidades do setor”, ponderou Paulo Câmara.
A visita à FAEPE reafirma o comprometimento de Paulo Câmara com a melhoria das diferentes formas de produção agrícola de Pernambuco. “Mais segurança e estrutura hídrica, mais inovação, mais produtividade para que a nossa agricultura chegue com mais competitividade em todos os ambientes, incluindo a agricultura familiar”, destacou.
 com informações da Assessoria.


Como comprar de modo seguro na internet

No início de 2013, um relatório indicou que 12 milhões de fraudes de identidade ocorreram em 2012. Desde 2010, o número de fraudes em todo mundo aumentou consideravelmente. É importante que os usuários de computadores tomem medidas necessárias para proteger a informação de seu cartão de crédito e evitar golpes financeiros que podem causar prejuízo e dor de cabeça.
Um dos passos fundamentais para proteger seu cartão de crédito é utilizar uma senha forte nos sites de compras. Ter uma senha genérica é fácil e favorece invasões. Por isso, tenha certeza de criar uma senha segura, primeiro, para os sites de e-commerce em que você pretende fazer compras ou já tem conta.
Saiba quais características você deve conferir para saber se é seguro informar seus dados do cartão de crédito na rede:

Https:// vs. Http:// - A "s" no endereço Web é um grande indicativo de segurança em um site. Ele demonstra que as informações que circulam no site são criptografados por meio de um protocolo conhecido como Hyper Text Transfer Protocol Secure ou Protocolo de Transferência do Hipertexto Seguro. Se o endereço URL exibir somente o "http://", não confie no site para informar seus dados.
Ícone de cadeado - Um site seguro exibe um ícone no campo de endereços do navegador para demostrar que é seguro. Este símbolo é geralmente um cadeado, mas também pode ser uma espécie de selo. Se não ver um símbolo como qualquer um destes, tome cuidado, e evite informar seus dados no ambiente do site.
Atualizações de antivírus - Um dos passos mais importantes que você pode tomar é investir em um navegador seguro, como Psafe Internet, um navegador que protegerá seu computador de pop-ups, vírus e outras ameaças comuns do ambiente online e assegure-se que seu antivírus está sempre atualizado.
Com esses conselhos em mente, compre com segurança!

Cuidados que você deve ter com suas informações na internet

Com as transações comerciais, bancárias e interações sociais cada vez mais digitais, muitos sites pedem informação detalhada sobre você, e muitas pessoas apressadamente fornecem tudo que o site pede. Aqui estão algumas formas adequadas e seguras para não fornecer seus dados de forma perigosa.

Desconfie de sites fakes

Tenha certeza de que você sabe quem vai ter acesso a sua informação pessoal ou financeira. Não dê informação pessoal na Internet a menos que você tenha iniciado o contato ou saiba o que vai enfrentar. Se uma empresa que diz ter uma conta com você lhe envia um e-mail pedindo informação pessoal, não faça clique nos links da mensagem. Por isso, procure se informar a respeito da empresa que lhe encaminhou o e-mail, entre no site da mesma pesquisando-o em um site de buscas ou ligando para o número que é informado na mensagem.

Suas senhas são privadas

Use senhas fortes nos seus cartões de banco e no e-commerce. Não utilize a mesma senha mais de uma vez. Reciclar senhas pode comprometer todas suas contas, porque se um hacker descobre uma senha de uma conta, ele pode invadir todas as demais.
Além disso, não informe suas senhas para outras pessoas, inclusive a seus mais confiáveis familiares e amigos. Quanto mais gente conhecer suas senhas, maiores as probabilidades de que essas senhas podem ser comprometidas.

Não publique muita informação nas redes sociais

Não publique muita informação sobre você nas redes sociais, ainda mais, se a sua senha envolve informações que fazem parte da senha, como nome dos filhos e etc. Uma pessoa mal-intencionada pode obter mais informação sobre sua vida, usar isso para responder a pergunta lembrete das suas contas e ter acesso as suas senhas. Você pode utilizar filtros presentes em redes sociais para limitar quem tem acesso as suas informações mais comprometedoras.

Apague toda sua informação pessoal

Antes de desfazer-se de um computador, jogue fora toda a informação pessoal armazenada e Utilize a limpeza doPSafe Total para deletar todos os dados de acesso do seu disco rígido.
No caso de celulares, retorne as configurações de fábrica, retire o cartão Sim e a memória do dispositivo móvel. Apague a agenda telefônica, listas de ligações feitas e recebidas, mensagens de voz, mensagens enviadas e recebidas, pastas com documentos e histórico de pesquisas.

Palmares realiza concurso de bandas e fanfarras neste domingo

(Foto: Reprodução / Portal PE10).
Palmares, na Mata Sul do Estado, realiza neste domingo (03) às 15h, um concurso que reúne diversas bandas e fanfarras escolares. As apresentações acontecem na quadra poliesportiva da Escola Estadual Professora Galtemir Lins. A entrada é gratuita.

LEISHMANIOSE: Estudantes do Curso de Medicina da UPE Garanhuns participam de capacitação de Agentes Comunitários de Saúde

Os estudantes do Curso de Medicina da UPE/Garanhuns, integrantes do
PET-VS (Programa de Educação pelo Trabalho - Vigilância em Saúde),
participaram nos dias 09 e 19 de julho, de oficinas de capacitação de
Agentes Comunitários de Saúde e de atividades de Educação Popular em
Saúde no município de Lagoa dos Gatos, região Agreste do estado. Os
alunos, juntamente com as equipes de saúde, realizaram palestras e
informaram à população sobre medidas de controle e prevenção da
leishmaniose, segunda doença parasitária que mais faz vítimas no mundo
– a primeira é a malária.

O PET-VS foi aprovado pela UPE/Campus Garanhuns junto ao Ministério da
Saúde, sob a coordenação do Prof. Fabio Formiga. O projeto articula
ensino, serviço e comunidade na prevenção e controle da leishmaniose
no agreste de Pernambuco, cuja população ainda se encontra vulnerável
aos riscos e agravos desta enfermidade.

O projeto teve início em maio de 2013 e segue até o inicio do próximo
ano, com resultados satisfatórios apresentados pela Universidade e as
demais instituições conveniadas.

PARA SABER MAIS: Leishmaniose

Transmissão e Sintomas
Os humanos contraem a leishmaniose por meio da picada do
mosquito-palha hospedeiro do parasita L. donovani. O mosquito-palha
habita ambientes úmidos, escuros, como o solo e troncos de árvores.
Geralmente, picam durante a noite. Depois que um indivíduo é picado, o
período de incubação da doença pode durar de dez dias a dois anos, mas
é comum que se manifeste entre dois a quatro meses.

Os sintomas da leishmaniose são febre, perda de peso, aumento do
fígado e do baço, anemia e deficiências do sistema imunológico. Sem
tratamento, a doença é quase sempre fatal. A doença é quase sempre
fatal se não for tratada. (http://www.msf.org.br/)



Exposição de Manoel Quitério é atração no Barchef

Uma divagação sobre a fragilidade das crenças e sobre a relação do homem com seus objetos de culto e dogmas sociais. É o que promete a exposição “O falso despertar”, do artista plástico Manoel Quitério, que estará em exposição no Barchef no período de cinco a 31 de agosto. A exposição é formada por 30 obras em acrílica, tinta de restauro de arte sacra sobre madeira de demolição, e relicários.

Essa mostra é a segunda obra da trilogia denominada pelo artista de “A inércia do delírio”. A primeira foi “A paralisia do sono”. Nesta exposição, Manoel Quitério põe em questionamento o caráter estritamente mudo e contemplativo da arte sacra, repensa a relação tradicional de criador e criatura, e a noção de antropocentrismo como antônimo de teocentrismo.

Ao promover a intervenção de uma estética moderna sobre produtos tradicionais de madeira (janelas e portas de demolição, relicários, arcas e outros itens de decoração sacra), a exposição revela o diálogo do conservador e tradicional com uma linguagem nova. A proposta vai além da panfletagem ideológica e se concentra na experiência do questionamento individual sobre espiritualidade. Sob um ângulo menos dogmático e mais afetivo, temas como culpa, repressão e inércia são abordados, numa reflexão acerca do conflito religiosidade versus individualidade e sobre sua influência na formação de certos padrões psicológicos e sociais.

Tudo isso é expresso na arte de Manoel Quitério, um artista que e inspira em várias fontes. Sua obra remete às raízes da arte armorial - heráldica, arte bizantina e xilogravura – e apresenta elementos de muralismo mexicano, lowbrow e HQ, além de símbolos dos mais diversos credos e ícones da cultura pop.

A abertura da exposição “O falso despertar” será na próxima terça-feira (05), às 20h, e vai contar com intervenções do artista. A visitação pode ser feita até o dia 31 de agosto, de terça a quinta das 18h às 2h, às sextas e sábados das 12h às 18h, e aos domingos das 12h às 18h.

Serviço:
Exposição “O falso despertar”, do artista Manoel Quitério
Local: Barchef
Av. 17 de agosto, 1983, Casa Forte
Visitação de 06 de agosto a 31 de agosto de 2014
Informações: 9282-5477 / 9233-0845

Em Triunfo tem circo, dança e teatro para todos

Quem estiver na cidade de Triunfo, até amanhã (01/08), tem agenda garantida para aproveitar bons espetáculos de circo, dança e teatro. A programação de Artes Cênicas do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) - Sertão do Pajeú levará produções do Estado, sempre às 16h, no Cine Theatro Guarany. Na grade do festival, estão os espetáculos “Jogo coreográfico” (31/07) e “Haru – A Primavera do aprendiz” (01/08).
Hoje, o Acupe Grupo de Dança, apresenta o projeto “Jogo coreográfico”, que reúne dança, improvisação e interatividade com base no ato de coreografar e ser coreografado. Em um espaço que simula a estrutura e a forma de um jogo, o público é convidado a compartilhar com o grupo a criação/autoria das coreografias. Com isso, o processo criativo é aberto, e se assenta na singularidade da plateia, a cada espetáculo.
Encerrando a programação, na sexta (1º), o mágico pernambucano Raphael Santacruz apresenta “Haru – A Primavera do aprendiz”. No espetáculo, o ilusionismo e o teatro se unem em uma dramaturgia original, que se desenrola numa tenda de feira livre, local e universal ao mesmo tempo. O jovem mágico busca reconhecimento e orientação de um sábio mestre para aperfeiçoar os seus dons ilusionistas. Sem que ele perceba, cada ação que se desenrola é uma lição e um teste de magia ao mesmo tempo, que põe à prova sua vocação. O mágico Rapha Santacruz contracena com o ator Sóstenes Vidal. A direção é de Marcondes Lima, que também assina cenografia, figurino e maquiagem.

SERVIÇO:
Festival Pernambuco Nação Cultural – Sertão do Pajeú
Cine Theatro Guarany ( Praça Carolino Campos, s/n, Centro, Triunfo – PE)
Sempre às 16h

*Quinta, 31/8
“Jogo Coreográfico ”
Acupe Grupo de Dança – Recife
*Sexta, 01/9
Haru – A Primavera do aprendiz
Rapha Santa Cruz – Recife





Secretaria da Casa Civil/Secretaria de Cultura de Pernambuco




Governo de Pernambuco premia servidores da educação e eleva qualidade da rede pública estadual


Com desempenho superior a 70%, a rede pública de educação de Pernambuco celebra, nesta quinta-feira (31/07), a superação das metas estabelecidas no ano de 2013. O reconhecimento dos bons resultados veio através da liberação do Bônus de Desempenho Educacional (BDE), que já está em sua quinta edição. Este ano, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação, premiou 19 mil servidores da educação, num investimento total de R$ 60 milhões, por meio do BDE.

Foram contempladas 14 das 17 Gerências Regionais, área que obteve o desempenho escolar na casa dos 80%. Com 100% das metas atingidas, as escolas do Sertão do Araripe lideram o ranking pernambucano. A regional do Sertão Central, de Salgueiro, ficou em segundo lugar, com 90%; em terceiro, ficou a regional Recife Sul, com 89%. A premiação individual, que será depositada na conta dos servidores no dia 21 de agosto, varia de R$ 624,12 a R$ 4,691.

Para o secretário de Educação e Esportes, Ricardo Dantas, a cerimônia, que aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, é a celebração do avanço na qualidade da educação de Pernambuco. "Também é importante ressaltar que a maioria das premiações praticadas em outros estados da Federação mede apenas o cumprimento de tarefas. Aqui, nós reconhecemos o resultado desse trabalho no alunado", disse Dantas, explicando que esse é o grande diferencial do BDE para os demais mecanismos de premiação. É importante ressaltar que as metas são estabelecidas de acordo com a realidade da região e também de cada unidade educacional. "Nós temos a consciência que cada escola tem realidades e desafios diferentes", completou Dantas.

Para Maria Jucileide de Alencar, que é gestora da regional do Sertão do Araripe, o segredo para os bons resultados é "o esforço dos profissionais". "Essa premiação representa a força dos pernambucanos e que nós sempre podemos mais", disse Jucileide. A gestora da regional Recife Sul, Marta Lira, completou dizendo que o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso. "Através de um trabalho de alinhamento com as escolas, nós ouvimos alunos e professores para chegar a um denominador comum", explicou Marta, lembrando que a sua gerência, localizada na Capital, contempla 88 unidades educacionais.

Sobre as três regionais que não atingiram as metas, o secretário garantiu que os números também são positivos. "O levantamento aponta que as gerências que não conseguiram bater a meta obtiveram resultados razoáveis, com percentual próximo da meta", disse Dantas, explicando que essas escolas vão receber um apoio pedagógico diferenciado. "Além de reconhecer o trabalho realizado pelos servidores, nós monitoramos a qualidade da educação pública no Estado", disse o secretário, explicando o sistema está "alinhado com a gestão adotado pelo Governo de Pernambuco, que valoriza o funcionário público", finalizou.



Secretaria da Casa Civil/Secretaria de Imprensa de Pernambuco



Pernambuco eleva participação na Olimpíada do Conhecimento

A edição 2014 da Olimpíada do Conhecimento vai acontecer entre os dias 3 e 6 de setembro, em Belo Horizonte (MG) e a participação pernambucana será a maior do Nordeste. Serão 35 estudantes das escolas técnicas do estado integrando o grupo de mais de 800 jovens de todo Brasil que se destacaram nas respectivas seletivas regionais e passaram para a competição nacional. 

Atrás de Pernambuco, a Bahia enviará 31 concorrentes à competição. Esta será a oitava edição da Olimpíada, lançada oficialmente nesta quinta-feira (31), em São Paulo, e que, neste ano, reunirá os melhores jovens profissionais de 58 profissões técnicas ligadas à indústria, ao setor de serviços e à agropecuária.

Os participantes saíram de cursos profissionalizantes das escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e dos Institutos Federais de Tecnologia - esses últimos estão pela primeira vez nas provas. Entre esses 800, 45 são jovens com deficiência que competirão em quatro modalidades.

"Eles vão chegar ao evento e passar por provas que replicam estruturas e desafios do dia a dias da indústria e das empresas. É a realidade. Tudo será avaliado e a nota final, além de apresentar o nível do ensino que está sendo aplicado nas unidades do Senai, mostra aos alunos como está ocorrendo a mudança de tecnologia do setor, de perfil de profissional e de como o domínio das funções técnicas devem se ampliar", destacou o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi.

Leandro Ramos, estudante de São Paulo, 19 anos, está na disputa na área de robótica industrial. "Eu espero me sair bem. Fui bem aqui no estado e continuo estudando para ser melhor e ir para a competição internacional. Eu gosto de robótica automotiva e é nessa área que vou disputar", pontuou. 

Seleção 

Para participar da competição, os estudantes, com menos de 21 anos de idade, devem ter, no mínimo, 400 horas em cursos de aprendizagem ou qualificação industrial, ou formação técnica de nível médio na área. 

A Olimpíada do Conhecimento tem início nas escolas do SENAI, quando professores identificam alunos de destaque e os convidam para treinar para os torneios locais. A etapa estadual é a fase classificatória para a nacional. Nesse processo, os competidores chegam a se dedicar oito horas durante meses para alcançarem os melhores resultados. 

Os dois mais bem colocados na fase nacional podem concorrer a uma vaga para a competição mundial, a WorldSkills Competition, que, em 2015, será realizada  em São Paulo.

Em Recife, multidão em Brasilit garante caminhada da Frente Popular‏

Acompanhado do prefeito do Recife, Geraldo Julio, o candidato foi recebido com festa pelos moradores
As ruas da comunidade de Brasilit  no Recife ficaram estreitas, diante da multidão que acompanhou a caminhada do candidato a governador pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), nesta quarta-feira (30). Acompanhado do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), o candidato foi recebido com festa pelos moradores, que enumerava os benefícios que a Prefeitura e o Governo fizeram pela localidade. “As transformações que nós vimos acontecer neste bairro são frutos do modo de administrar que eu e Geraldo ajudamos a implantar no Estado e que ele trouxe para o município. Um modelo que garante recursos para as ações que ajudam a quem mais precisa, que faz e faz bem feito”, avaliou.
Na Rua João Sales de Menezes, por exemplo, onde a caminhada começou, Paulo já teve uma mostra da recepção que teria no restante do trajeto. Naquela via, que antes da gestão municipal do PSB era de terra e onde o esgoto corria a céu aberto, o comerciante José Gercino de Souza Leal foi um dos primeiros a declarar seu voto. “Paulo é um homem preparado e experiente na gestão. Merece se eleger. Ainda mais com o aval de Eduardo Campos (PSB) e Geraldo Julio”, avaliou o morador.
O carinho da população era tanto que a caminhada avançava lentamente, já que Paulo, seus companheiros de chapa – Raul Henry (PMDB), na vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), para o Senado – e Geraldo eram requisitados a parar em praticamente todas as casas. Dona Marina dos Santos, que antes conhecia o candidato só pelo nome, resumiu o sentimento de muitos de seus vizinhos. “Em 2006, eu votei em Eduardo para o Governo. Em 2010, de novo. Em 2012, fui de Geraldo para prefeito. Sempre que votei no 40, não me arrependi. Então, vou continuar, não é?”, argumentou a diarista.
“Essa bela recepção mostra a satisfação da população de Brasilit, assim como do Recife, com a gestão do PSB. A partir de 2015, se Deus quiser, nós estaremos no Governo Estadual e vamos continuar e ampliar ainda mais essa parceria com a Prefeitura, que tantos bons frutos vem trazendo”, garantiu Paulo, ao final da caminhada.
 com informações da Assessoria.


"La Hispanidad" é o tema do projeto que será apresentado pelos alunos de Espanhol da ETE Gravatá

As nações que falam a língua espanhola, aproximadamente 21 países que compartilham de aspectos culturais semelhantes, vão ser foco da apresentação de atividades no próximo dia 11 de agosto, através da disciplina Espanhol com o Projeto: La Hispanidad, na quadra poliesportiva da Ete Professor José Luiz de Mendonça em Gravatá.

Sob o comando e coordenação da Professora Erika Letícia, o Projeto  envolve todas as 12 turmas do ETE Gravatá( 1º ao 3º ano do ensino médio) que somam 500 alunos do integral ( nos cursos de rede de computadores e hospedagem) .

O Projeto tem por objetivo levar o estudante a ver-se e constituir-se como sujeito a partir do contato e da exposição ao outro, à diferença, ao reconhecimento da diversidade, colocarão em prática a interculturalidade entre os países que serão apresentados, demonstrarão de forma lúdica o aprendizado  em sala de aula sobre os países latinos, como: diferenças de cultura entre os países, a gastronomia, pessoas famosas, danças típicas, músicas de vários ritmos e lugares turísticos. 

As apresentações  dos alunos da ETE também vão  contar com a presença dos professores Jorge Daniel Marchant e "Pepe" das instituições de Ensino: Instituto Cervantes, Universidade Católica e Faculdade Damas,  foram convidados pela professora Érika Letícia junto à coordenação pedagógica da escola.

Os alunos estão muito empolgados com a expectativa da culminância do Projeto:" La Hispanidad" para juntos aos visitantes e comunidade escolar mostrar o resultado de um árduo e prazeroso trabalho todo apresentado na língua espanhola, como também degustação de comidas típicas do país em estudo. " O estudante já está se constituindo como sujeito a partir do contato e da exposição ao outro, à diferença, ao reconhecimento da diversidade.” enfatizou a professora Erika Leticia.





Palmeiras vence Fiorentina no Pacaembu


Mesmo com titulares poupados, o Palmeiras preparou uma festa, transformando o jogo contra a Fiorentina no Pacaembu em importante e raro evento para celebração do centenário, com mais de 20 mil pagantes em fria noite. Em campo, o time, enfim, deu motivos de alegria. Vestindo azul e com o escudo do Palestra Itália em dourado no peito, a equipe marcou golaços para vencer por 2 a 1 nesta quarta-feira.
O time italiano pressionou e perdeu chances incríveis, até acertando a trave no segundo tempo, mas não teve a eficiência de Victor Luis e Leandro, que marcaram belos gols aos 13 e aos 35 minutos da etapa inicial, respectivamente. Após o intervalo, os visitantes colocaram alguns de seus principais jogadores em campo e Rossi descontou, aos 27, mas não conseguiu empatar.
A vitória rendeu o troféu Julinho Botelho, homenagem ao ex-atacante e ídolo de Palmeiras e Fiorentina, e mais paz ao Verdão, que está a três pontos da zona de rebaixamento no Brasileiro e joga às 16 horas (de Brasília) no domingo pela competição, no Pacaembu, diante do Bahia.
O confronto desta noite também era válido pela Copa Euroamericana, que promove uma disputa entre Europa e América com clubes dos dois continentes. Graças ao triunfo brasileiro no Pacaembu, o duelo está empatado em 4 a 4 e será definido no sábado, quando a Fiorentina enfrenta o Universitario no Peru.
Da Gazeta Esportiva.

Fugitivo de Canhotinho é preso em Joaquim Nabuco

Um elemento conseguiu saída autorizada da Penitenciária de Canhotinho, mas não retornou no tempo determinado. Por isso, foi localizado e preso terça (29/7), em Joaquim Nabuco, na Mata Sul do Estado.

Edmilson Eduardo Ferreira, vulgo “Mata,” 32, casado, residente em Santo Onofre, Palmares, fugiu da penitenciária, onde devia estar. Sem autorização, ele se encontrava foragido por sete dias.

Segundo informações de Marcelo Henrique de Queiroz, Delegado Titular de Palmares, o indivíduo retirou a pulseira eletrônica para dificultar a sua monitoração. 

Com informações da do repórter J. Oliveira, da Nova Quilombo FM.

Caminhão de lixo atropela duas crianças

Um caminhão que fazia coleta de lixo de uma empresa que presta serviços no município em Cabrobó, sertão do estado, atropelou duas crianças, uma de 5 e outra de 6 anos de idade, nesta quarta-feira (30). Uma delas faleceu no local do acidente e a segunda foi socorrida ao Hospital Universitário, em Petrolina.

De acordo com informações da Prefeitura Municipal de Cabrobó, um médico e uma enfermeira acompanham a criança na ambulância até o Hospital Universitário, em Petrolina, onde a mesma foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O prefeito, Auricélio Torres, autorizou toda a assistência necessária às famílias e manifesta condolências nesse momento extremamente triste.

O prefeito informa ainda que determinou uma apuração minuciosa sobre as responsabilidades no acidente e que a prefeitura tomará todas as medidas para punir excessos ou irresponsabilidades, caso, sejam constatados. A prefeitura entrará em luto oficial de três dias.

Ainda de acordo com informações enquanto trafegavam de bicicleta em direção à escola, os garotos se assustaram com a proximidade do veículo, perderam o controle e caíram da bicicleta na frente do carro.


Com informações Gazzeta.com / Sertão Violento.

MPPE dá ultimato a prefeitos

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) avisou, nesta terça-feira, que não terá complacência com os municípios que ainda mantêm lixões a céu aberto e nada fizeram para se adequar às Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos. De acordo com a Lei Federal n° 12.305/2010, os prefeitos têm até o dia 2 de agosto para encerrar os depósitos, sob pena de serem multados. Pernambuco não conseguiu cumprir a meta.
“Teremos olhares diferenciados para os municípios, a partir do dia 3 de agosto”, afirma o promotor André Felipe Menezes, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente). Ele vai elaborar três listas diferenciadas para identificar as cidades adaptadas à lei (mesmo parcialmente), aquelas que não aplicaram a lei, mas querem resolver o problema e os municípios que estão de braços cruzados.
Os gestores incluídos no terceiro grupo serão punidos conforme a legislação, com Ação Civil Pública, Ação de Improbidade Administrativa e por prática de crime ambiental, “sem dó nem piedade”, afirma o promotor. “Na segunda-feira, os prefeitos começam a semana inadimplentes como gestores, porque o prazo de quatro anos dado pelo governo federal para erradicação dos lixões vence no sábado”, ressalta.
Em reunião ontem pela manhã, na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no Jiquiá, Zona Oeste do Recife, ele apresentou um termo de compromisso ambiental (TCA), com as orientações do MPPE para a aplicação das Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos. O TCA, documento com força jurídica, amplia em até um ano os prazos para os municípios se ajustarem à lei.
“Esse é um compromisso que assumimos com os prefeitos de não processá-los a partir de segunda-feira, diante dessas ilegalidades. Estamos dando um voto de confiança”, declara o promotor. Dez municípios já assinaram o TCA, diz ele. Ferreiros foi primeiro a aderir, no ano passado, e o Cabo de Santo Agostinho assinou na semana passada.
Na reunião de ontem, com cinco horas de duração, prefeitos, vereadores e secretários municipais alegaram falta de recursos e pouco tempo para cumprir as políticas de resíduos sólidos, que também preveem coleta seletiva, fortalecimento dos catadores e ações de educação ambiental. Participaram 13 prefeituras e representantes de três consórcios de gerenciamento de aterros.
“Tentei fazer o aterro, mas fui informado que custaria R$ 3 milhões. Não tenho dinheiro”, diz o prefeito de São Caetano (Agreste), José Neves. “A prefeitura tem um terreno de 12 hectares, na margem da BR-232, mas não sei se a área pode receber o aterro.” O município mantém lixão.
Eduardo Tabosa Júnior, prefeito de Cumaru (Agreste), precisaria de R$ 2 milhões para compartilhar um aterro avaliado em R$ 8 milhões, com os vizinhos Bezerros e Riacho das Almas. “O problema não é resolvido só com o aterro, há o custo da manutenção”, destaca o prefeito.
O presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, vai discutir o TCA com os gestores e apresentar contraproposta ao MPPE terça-feira próxima. Todos querem aumentar os prazos contidos no documento. Dos 184 municípios pernambucanos, 26 usam aterro.

Do JC Online

Ads Inside Post