quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Mestrado em Tecnologia Ambiental do Itep oferece 20 vagas para turma 2016.1


O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) abriu inscrição para a turma 2016.1, oferecendo 20 vagas para o curso de Mestrado em Tecnologia Ambiental, sendo dez vagas para a linha de atuação de Gestão e Degradação Ambiental e dez vagas para a linha de atuação de Tecnologia Ambiental. As inscrições estão abertas até o dia 20 de novembro e o edital está disponível no site do Itep (http://www.itep.br/images/mestrado/editais/edital_2016.1.pdf).

Na linha de atuação Gestão e Degradação Ambiental, os alunos poderão elaborar seus trabalhos sobre os seguintes temas: Gestão de Resíduos Sólidos; Geoprocessamento, Sensoriamento e Sistema de Informação Ambiental; Aspectos Sociais Aplicados a Estudos Ambientais; Energia e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Meio Ambiente; Sistemas de Gestão Ambiental; Biologia e Conservação da Fauna e da Flora; Recursos Hídricos; Gerenciamento Costeiro Integrado; Educação Ambiental e Sustentabilidade; Tópicos Especiais em Limnologia; Instrumentos de Gestão Ambiental; e Abordagem Integrada da Degradação Fisiográfica como Instrumento para Estabilidade Ambiental.

Já na linha de atuação Tecnologia Ambiental, poderão ser abordados os seguintes temas: Caracterização e Tratamento de Efluentes; Aspectos Ambientais, Toxicológicos e Métodos Analíticos (metais pesados, agrotóxicos e hidrocarbonetos); Contaminação Ambiental; Qualidade Ambiental do Ar, Solo e Água; Geotecnia Ambiental; Saneamento Básico/Esgotamento Sanitário; Modelagem e Simulação de Sistemas Naturais; Introdução às Técnicas Instrumentais Aplicadas ao Monitoramento Ambiental; Biotecnologia Ambiental; Microbiologia Ambiental; Tecnologias Mais Limpas; e Tecnologias Ambientais Aplicadas ao Desenvolvimento Socioambiental.

A inscrição deve ser realizada na Secretaria do programa, situada na sede do Itep, av. Prof. Luiz Freire, 700, Bloco C, Cidade Universitária, das 9h às 18h, pessoalmente ou através de procurador, mediante a apresentação de instrumento de mandato. O curso tem a duração de 24 meses. A carga horária total é de 480 horas compreendida por, no mínimo, 32 créditos. Cada crédito em disciplina corresponde a 15 horas/aula.

O curso funcionará com aulas presenciais na sede do Itep, distribuídas durante duas semanas consecutivas de cada mês (2ª e 3ª), durante 12 meses, no período noturno (19h às 22h), e aos sábados (8h às 17h), conforme horário disponibilizado no início de cada período letivo.

O processo seletivo é composto de três etapas: Prova de Conhecimentos (PC) e Suficiência em Língua Inglesa, no dia 28 de novembro, das 8h às 13h; Avaliação do Curriculum Lattes (ACL), Avaliação do Histórico de Graduação (HEG) e do Pré- Projeto de Dissertação (APPD), de 14 a 18 de dezembro; e Entrevistas, de 14 a 18 de dezembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h. O resultado será divulgado no dia 22 de dezembro. A matrícula ocorrerá no período de 4 a 8 de janeiro de 2016 e a aula inaugural será no dia 15 de fevereiro.

O curso terá um custo total irreajustável de R$ 28.500,00 e poderá ser dividido em até 30 parcelas de R$ 950,00 pagas até o dia 10 (dez) de cada mês.

Mais informações
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental mestrado@itep.br
(81) 3183.4226




Com informações da assessoria.














Ads Inside Post