segunda-feira, 21 de setembro de 2015

ONU lança plataforma on-line dedicada à troca de conhecimento em proteção social


Com o mundo às vésperas de adotar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que irão moldar uma nova agenda de desenvolvimento global, o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), busca apoiar essa agenda com o lançamento neste sábado (12) de uma plataforma online inovadora dedicada à proteção social: socialprotection.org. A plataforma em inglês promove o compartilhamento de conhecimento e a capacitação em políticas e programas de proteção social eficazes, com base nas experiências dos países em desenvolvimento.
Socialprotection.org é uma plataforma on-line e interativa que acolhe as contribuições de indivíduos, agências multilaterais e bilaterais, organizações não-governamentais, centros de pesquisas, universidades e órgãos do governo para promover o aprendizado Sul-Sul em temas de proteção social.
Ao longo da última década, programas de proteção social foram introduzidos em muitos países em desenvolvimento para combater a pobreza e a desigualdade. Desde 2010, o número de programas nos países de baixa renda e média renda quase dobrou, com cada país tendo pelo menos um programa em funcionamento. No entanto, menos de um quinto da população nos países em desenvolvimento é coberta por programas de proteção social.
Restrições financeiras, a concepção e a implementação de programas eficazes e a segmentação e a provisão dos benefícios para a população que mais precisa são os desafios centrais enfrentados por formuladores de políticas públicas, profissionais e pesquisadores na área de proteção social em todo o mundo. Esses desafios revelam uma crescente necessidade de se reunir e compartilhar o conhecimento especializado, exatamente o que busca propiciar o socialprotection.org.
A estratégia por trás da plataforma é preencher uma importante uma lacuna de conhecimento, disseminando conteúdo acessível, preciso e atualizado sobre temas, programas e políticas de proteção social, que é fornecido pelos e para os usuários da plataforma por meio de ferramentas de aprendizagem colaborativas e interativas.”, disse Alicia Spengler, Analista do Projeto do IPC-IG responsável pela plataforma.
Arquitetura do site
A plataforma gratuita é dividida em quatro seções – Discover, Connect, Learn e Share -,projetadas para fornecer uma visão geral das opções de engajamento ativo com o conteúdo. Na seção ”Discover”, os usuários podem procurar publicações, perfis de programas, colegas e instituições. Na seção “Connect”, os usuários podem interagir com outros membros da plataforma que se dedicam a uma área de interesse particular, por exemplo, ao criar ou ingressar em uma comunidade on-line, participar mais informalmente de um fórum de discussão, ou procurar eventos em que queiram participar.
A seção “Learn” fornece acesso a um campus virtual da plataforma, às ferramentas de aprendizagem e ao glossário em inglês sobre proteção social, bem como a uma seção atualizada de notícias relacionadas a temas de proteção social. Já em “Share”, os usuários podem compartilhar seus próprios conteúdos e iniciativas inéditas, tais como seminários virtuais (webinar) e pesquisas on-line.
A plataforma conta com apoio do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento do G20, é financiada pelo Departamento Australiano de Relações Exteriores e Comércio (DFAT), e administrada pelo IPC-IG/PNUD.


Do portal do Sindsep.






Ads Inside Post