quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Nota do Fórum dos Diretores e Vice Diretores dos Centros Acadêmicos da UFPE



Este Fórum vem a público externar à comunidade acadêmica e à sociedade sua posição em relação à ocupação da Reitoria, e desta forma esclarece:

No dia 02 do mês corrente, o Conselho Universitário se reuniu com pauta única para a “Apresentação do relatório do processo estatuinte e entrega da proposta de novo Estatuto aprovado pelo congresso estatuinte” da UFPE.

Este Fórum entende que a pauta foi rigorosamente cumprida, e que foram franqueadas as falas dos segmentos: estudantil, técnico administrativo em educação (TAE) e docente; tendo se pronunciando apenas o segmento docente, na representação do presidente da Adufepe. O segmento de TAE se recusou a falar sobre a pauta sem a presença de todos os demais técnicos que lá estavam, caracterizando um conselho, como eles mesmos denominaram, de “aberto”. Igualmente, o segmento estudantil não quis que as representações fossem ouvidas sem a presença de todas as pessoas que estavam no hall, sob a mesma prerrogativa de ser um conselho “aberto”.

Todo o processo de elaboração da proposta de estatuto foi definido e conduzido a partir de iniciativas que começaram e deveriam terminar no Conselho Universitário, e que em momento algum delegou seus poderes ao congresso estatuinte.

O presidente da comissão geral da estatuinte fez a apresentação do relatório, e entregou a proposta ao presidente do Conselho Universitário, conforme previsto desde o início de todo o processo, há meses. Este, por sua vez, encaminhou que oportunamente o conselho irá se reunir para apreciação do documento, e deu por encerrada a reunião.

Diante do exposto, o Fórum de Diretores reforça ainda que o processo estatuinte é legítimo e prevê que o estatuto deve ser aprovado pelo Conselho Universitário para ter validade e, para tal, precisa seguir a legislação vigente. O conselho não pode ignorar tal legislação, e possui, em quase toda a sua totalidade, membros eleitos pela comunidade, contando inclusive com a participação de TAEs e alunos.

O Fórum repudia veementemente as ações tomadas, bem como a ocupação da Reitoria, pois além de todos os problemas que isso traz, acarreta o impedimento da UFPE em cumprir as suas  atividades administrativas, o andamento dos processos e a execução de atividades financeiras,  como pagamento de salários e bolsas de estudo, entre outros. Isso fere os princípios basilares da  democracia.

Recife, 05 de outubro de 2015

Abaixo assinam os Diretores e Vice-Diretores de Centros Acadêmicos



Prof. Osmar Veras
Centro Acadêmico do Agreste (CAA)

Profa Florisbela Campos e Prof. José Eduardo Garcia
Centro Acadêmico de Vitória (CAV)

Prof. Walter Franklin e Profa Cristiane Galdino
Centro de Artes e Comunicação (CAC)

Profa  Maria Eduarda Larrazábal e Profa  Oliane Magalhães
Centro de Ciências Biológicas (CCB)

Prof. Marcelo Navarro e Prof. Leandro Rêgo
Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)

Prof. Ivanildo de Oliveira Filho
Centro de Ciências Jurídicas (CCJ)

Prof. Nicodemos Teles e Profa  Vânia Ramos
Centro de Ciências da Saúde (CCS)

Prof. Jeronymo Libonati
Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

Profa  Ana Catarina Ramos e Prof. Enivaldo Rocha
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)

Prof. André Santos e Prof. Suruagy Monteiro
Centro de Informática (CIn)

Prof. Alexandre Schuller e Prof. Afonso Oliveira
Centro de Tecnologia e Geociências (CTG)





Com informações da assessoria.








Ads Inside Post