terça-feira, 20 de outubro de 2015

Prefeitos e secretários municipais de Passira, Salgadinho, João Alfredo e Cumaru debatem os investimentos em saúde na região


Os Prefeitos Severino Silvestre de Passira, Adenilson Pereira de Salgadinho e Eduardo Tabosa de Cumaru acompanhados dos secretários de saúde de João Alfredo Agnaildo de Lima, Fátima Lopes de Passira, Fabiana Maranhão de Cumaru e Eugênio Pereira de Salgadinho se reuniram na noite da última segunda-feira (19/10) na sede da Prefeitura de Passira, para discutir alternativas e estratégias para enfrentar a crise financeira que tem afetado diretamente os serviços básicos de saúde nesses municípios, todos localizados na região do Agreste Meridional.

O repasse do Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos grandes alicerces para essas cidades e com a crise econômica tem sofrido as consequências do pouco repasse de verbas do governo federal. As prefeituras tem se esforçado cada vez mais, para que ao menos o atendimento básico de saúde aconteça “É um desafio muito grande para o gestor, que tem que fazer o impossível para cumprir a folha de pagamento dos funcionários e garantir os serviços de saúde de qualidade para a população diante de uma situação de crise, mas estamos fazendo o possível para que a população não seja prejudicada,” disse o Prefeito de Passira Severino Silvestre. A secretária de saúde de Passira Fátima Lopes destacou os esforços da gestão municipal na saúde “O município tem uma base anual de investimentos próprios que fica em um percentual aproximado de 20%, mas acredito que até o fim do ano, esse valor deve aumentar muito mais, devido os poucos recursos que o SUS tem repassado, nos últimos meses," analisou.

O encontro que teve como finalidade debater ideias e traçar planos de ação integrada para todas essas cidades vizinhas, foi avaliado como positivo pelo Prefeito Severino Silvestre “Foi muito importante reunir os colegas de cidades que assim como Passira sofrem as mesmas dificuldades, eu acredito muito no ditado que diz que a união faz força, é dessa forma que eu pretendo enfrentar esse período difícil para nossa cidade e para região de maneira geral. Em Passira estamos construindo uma nova unidade básica de saúde e reformando mais três. Saúde é a força da vida é com ela, não se brinca”, detalhou.

Os prefeitos e secretários de saúde presentes esboçaram a vontade de continuar realizando reuniões periódicas, para que os municípios se fortaleçam cada vez mais.






Com informações da assessoria.













Ads Inside Post