terça-feira, 24 de novembro de 2015

Cursos de Hotelaria e Turismo da UFPE comemoram 20 anos na sexta-feira (27)

Os cursos de Hotelaria e Turismo da UFPE, vinculados ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no Campus Recife, comemoram 20 anos este semestre – considerando a criação do curso de Hotelaria e a aula inaugural de Turismo, ambas em 1995. Para celebrar a data, haverá uma programação especial com palestras e exibição de vídeo na sexta-feira (27), a partir das 13h30, no Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT), no Campus Recife. O reitor Anísio Brasileiro participará das atividades, às 18h.

O auditório será aberto ao público às 13h30. Das 14h às 17h, haverá duas palestras: “Gastronomy: new creative industry?”, com o professor Greg Richards, da NHTV Breda University e da Universidade de Tilburg, ambas na Holanda. A palestra será em inglês, mas haverá tradução. Em seguida, a discussão será sobre “Economia Criativa e Turismo”, ministrada pela professora Lênia Marques, da Bournemouth University, do Reino Unido.

A programação segue, às 18h, com uma solenidade oficial com apresentação de vídeo e presença de gestores, docentes, técnicos administrativos e alunos. O reitor Anísio Brasileiro participará dessa cerimônia. Às 19h, terá início uma confraternização nos jardins do DHT.

O chefe do DHT, professor Carlos Eduardo Pimentel, ressalta a evolução dos cursos ao longo dos anos, em sintonia com os contextos social e econômico. “Procuramos manter o currículo atualizado para acompanhar as demandas do mercado”, afirma. Pimentel é um dos fundadores dos dois cursos e foi o primeiro coordenador de Turismo. A subchefe do DHT é a professora Simone Almeida.

A equipe responsável pela organização do evento é composta pelos professores Simone Almeida, Alexandre Batista, Carlos Eduardo Pimentel, Isabela Moraes, Luciana Holanda, Sérgio Leal, Viviane Salazar, Maria Helena Cavalcanti, Fabiana Bandeira e Mariana Falcão.

Atualmente, o curso de Hotelaria, coordenado pela professora Viviane Salazar, possui 111 alunos matriculados e 166 egressos. Já a graduação em Turismo, cujo coordenador é o professor André Durão, tem hoje 301 matriculados e 617 egressos.

HISTÓRICO – A história dos cursos teve início em 1994, quando o bacharelado em Turismo foi idealizado e criado pelos professores Carlos Eduardo Pimentel e Helena Pedra. A aula inaugural aconteceu em agosto de 1995. À época, a graduação era vinculada ao Centro de Artes e Comunicação (CAC), tendo passado ao CCSA somente em 2009. A colação de grau da primeira turma de Turismo ocorreu em 1999.

O bacharelado em Hotelaria, vinculado desde o princípio ao CCSA, foi criado oficialmente em 1995, tendo os professores Carlos Eduardo Pimentel, Maria de Lourdes Barbosa e Djailton de Araújo à frente da iniciativa. A aula inaugural aconteceu em agosto de 1996 e a primeira coordenadora do curso foi a professora Maria de Lourdes Barbosa. A primeira turma de bacharéis colou grau em 2000.

Ainda em 1996, foi inaugurado o Núcleo de Hotelaria e Turismo (NHT), que ocupou o antigo prédio do curso de Química. O professor Djailton de Araújo foi o primeiro diretor do núcleo, que, em 2009, deixou de ser órgão suplementar da UFPE e tornou-se Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT), ligado ao CCSA. Em 2014, o DHT ganhou novas instalações, cuja infraestrutura traz salas de aula e de professores, laboratórios, auditório, espaço para pesquisa e para a Empresa Júnior (Plantur), setor administrativo e área de convivência.


Mais informações
Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT)
(81) 2126.8750







Com informações da assessoria.

















Ads Inside Post