sexta-feira, 13 de novembro de 2015

MARKET.MOV 2015 -Terceira edição do evento começa na próxima semana no Recife


O MARKET.MOV, agora em sua terceira edição, já se firmou como um evento de referência no país que traz à capital pernambucana oportunidades para todos os que trabalham no setor do audiovisual de interagir com diferentes empresas e atores do ramo do Brasil e do mundo. O evento, este ano em formato “pocket”, vai acontecer entre os dias 17 e 20 de novembro no Forte das Cinco Pontas, no Recife, e oferecerá palestras e rodadas de negócios.

Um destaque da programação deste ano é Philippe Alessandri,  da WATCH NEXT MEDIA, trazido pela Embaixada da França ao Brasil especialmente para participar do MARKET.MOV. Ele é presidente do SPFA – Sindicato dos Produtores de Filmes de Animação da França, diretor do CEEA - Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual, do qual é cofundador. A área de Animação começa com peso a fazer parte das rodadas de negócios do evento.

“A ideia é trazer importantes players para o Estado – Canal Brasil, Curta!, Arte1,  Fox Brasil, Box Brazil, A&E Networks entre outros que vieram nos anos anteriores, subvertendo a lógica de que as produtoras independentes têm obrigatoriamente que ir ao Rio e a São Paulo para ter acesso a eles”, diz Tarciana Portella, promotora da iniciativa no Recife, que é uma realização do Instituto Delta Zero. Ela lembra, também, que este ano, além dos R$ 11,5 milhões alocados, o Funcultura Audiovisual recebeu mais R$ 8,5 milhões do FSA – Fundo Setorial do Audiovisual, via Ancine - Agência Nacional de Cinema e que precisam destes players para complementar um ciclo da cadeia produtiva do audiovisual. É onde criadores e o público se encontram. Interagem. Reinventam-se...

O MARKET.MOV é um espaço criado, inicialmente, para que todos que trabalham na área tenham o acesso facilitado ao mercado criado pela Lei 12.485/11, a Lei da TV Paga, que determina que todos os canais emitam três horas de programação nacional, em horário nobre, por semana. Desde a sua primeira edição, foram organizadas oficinas voltadas para as rodadas de negócios, com o apoio dos diversos parceiros. “Muitos produtores ainda não detém o domínio de determinados conceitos para atuar de forma competitiva em acordo com o que se pratica no mercado audiovisual nacional e internacional. Isto é natural, afinal é um mercado novo. Pernambuco já tem uma notoriedade na cultura, mas precisa igualar em competitividade com São Paulo e o Rio de Janeiro neste setor específico”, frisou Gilberto Toscano, especialista em Direito do Entretenimento, que ministrou uma das oficinas na edição do MARKET.MOV do ano passado. A Rodada de Negócios é ponto fundamental neste processo de se fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual.

O Instituto Delta Zero, ao realizar o MARKET.MOV, pois, se insere entre as diversas organizações atuantes no estado com o objetivo de promover debates, palestras e atividades de qualificação para fortalecer a produção independente audiovisual do Nordeste e inserir Pernambuco ainda mais no mercado nacional e internacional. 

No entanto, o que caracteriza esta edição do MARKET.MOV  Pocket  2015 é o grande mutirão para a realização do evento de diversas produtoras e organizações. Conta também com os apoios da Embaixada e Consulado da França, Aliança Francesa, SPCine, ABPI-TV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV), TV Brasil, entre outros.

Programação


A programação do Market.Mov 2015 começará com a gerente de Prospecção de Conteúdos Nacionais da EBC/TV Brasil, Samantha Ribeiro, que vai conversar com o público na terça (17) sobre Licenciamento de Produtos Audiovisuais. Pontos como a abertura de mercado, o pré-licenciamento, o licenciamento em si, janelas de exibição e o mercado internacional para as produções brasileiras fazem parte de sua palestra. Na rodada de negócios, a representante da TV Brasil busca conteúdos de várias categorias entre curtas, médias e longa metragens e seriados, todos finalizados ou em finalização.

Mercado Internacional para a Animação será a palestra que tem como convidado o produtor francês Philippe Alessandri. Ele falará na quarta-feira, 18 de novembro, sobre coprodução, distribuição e boas práticas no mercado internacional, modelo francês, e marketing de animação, gênero no qual tem produzidas mais de 200 horas para o mercado internacional, como a série Atomic Betty, Street Football, Sally Bollywood The Ranch. Em séries de ficção já vão mais de 100 horas produzidas, com destaque para Life Lines e coproduções como Versailles ou Occupied. No cinema, o francês produziu três filmes: The Rain ChildrenPrincess of the Sun e Emilie Jolie. Na quarta pela manhã ele irá participar de reunião com realizadores de Animação e na quinta, também pela manhã, vai participar da rodada de negócios, visando projetos e produtos em animação de longas e séries, bem como coprodução.

Laura Fazoli, do Departamento de Novos Criadores da TV Globo, atua desde 1999 como produtora executiva no mercado audiovisual e tem uma vasta experiência em mercados internacionais de negociação de conteúdo. Na quinta-feira, dia 19, irá falar no MARKET.MOV sobre a atual política da TV Globo em Busca de Talentos Criativos, sejam indivíduos ou produtoras fora do eixo Rio-SP. Na rodada de rodada de negócios não quer ver projetos, mas currículos de roteiristas, escritores e diretores, além de portifólio das empresas, visando possibilidade de coproduções com as últimas. Uma “creative head hunter”!

Renato Nery, diretor de Inovação, Criatividade e Acesso da SPCine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo (capital) - vai participar do MARKET.MOV também no dia 19/11, dividindo a mesa com a Laura, ambos focados em inovação e criatividade. Nery vai falar sobre a experiência da SPCine e as Inovações para o Audiovisual Local propostos pela empresa criada no início deste ano.

No último dia do evento, sexta, 20/11, outros dois temas importantes para quem trabalha com audiovisual serão debatidos.  Exigência crescente e pontuação em editais, as formas de tornar um produto audiovisual acessível a pessoas cegas ou com baixa visão, os passos para a produção e a exibição da audiodescrição, as demandas da Ancine e do FUNCULTURA, entre outras questões serão abordados na palestra Acessibilidade para Cinema e TV. A psicóloga e audiodescritora Liliana Tavares, da COM Acessibilidade Comunicacional e Jonara Medeiros, jornalista, pesquisadora e consultora em comunicação e acessibilidade irão orientar sobre estes temas. JáMariana Jacob e Fernanda Cordel, da Inquieta Cine, primeira distribuidora de filmes pernambucana vão falar dosDesafios da Distribuição Independente, um tema candente para os realizadores de cinema e falar um pouco da experiência delas nesta atividade extremamente necessária.


Reunião com produtores de animação

O MARKET.MOV vai promover uma reunião entre Philippe Alessandri - produtor francês com intensa atuação na área de Animação - e os que trabalham com esta linguagem no Recife. Ele vai conhecer melhor a cena, os desafios, as potencialidades e a diversidade existentes na região. Uma oportunidade para uma troca de ideias informal e networking. O encontro será na quarta-feira, dia 18/11, das 9h às12h, no Porto Mídia. Os desenvolvedores de jogos que queiram fazer interface e participar da reunião são bem-vindos, já que as criações para múltiplas telas e a interface entre elas são ainda são pouco exploradas entre nós.

Alessandri é presidente do SPFA – Sindicato dos Produtores de Filmes de Animação da França, diretor do CEEA - Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual, do qual é cofundador. WATCH NEXT MEDIA, empresa criada por ele recentemente. Ele vem ao Recife em busca de produtos prontos e possibilidades de coprodução – assuntos estes que seráo tratados duranrte as Rodadas de Negócios do Market.Mov 2015.

Às 19h da quarta, ele vai falar no Auditório do Forte das Cinco Pontas sobre o Mercado Internacional para Animação. Abordará coprodução, distribuição e boas práticas no mercado internacional, o modelo francês e marketing de animação, gênero no qual tem produzidas mais de 200 horas para o mercado internacional, como a série Atomic Betty, Street Football, Sally Bollywood The Ranch

Na reunião da manhã teremos um tradutor de francês, mas o Philippe também fala inglês. E, à noite, durante a palestra, teremos tradução simultânea. Alessandri está no Brasil com o apoio da Embaixada da França, tendo vindo especialmente para participar do MARKET.MOV. O Consulado da França e a Aliança Francesa também são parceiros nesta atividade. 

Portomídia  - Rua do Apolo, 181 – Recife Antigo









Com informações da assessoria.














https://ci6.googleusercontent.com/proxy/RnNZfQn2o2xpggJQqefCOervMbPIci5mujDPJnvl43kv6Rtxjyh5gHN_JKVzeU-aaGz3pePFgxfoAAtZJZNx8mveVTc-11j98EfuAJVcumUenA=s0-d-e1-ft#https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif



Ads Inside Post