segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Rota dos Tropeiros será lançada em Surubim

O projeto, idealizado pelas cidades do Agreste, será lançado no dia 01 de dezembro, no Hotel Cristal, em Surubim, e tem apoio do Sebrae

As prefeituras dos municípios de Surubim, Orobó, Bom Jardim e Limoeiro, localizados no Agreste de Pernambuco, lançarão no dia 01 de dezembro, às 14h, no Hotel Cristal, em Surubim, o projeto Rota dos Tropeiros. A intenção do projeto é mostrar aos visitantes dos polos de Confecções os atrativos que os municípios oferecem durante todo ano,  como os grandes eventos culturais e religiosos, as reservas ambientais e prédios históricos, sem contar a rica gastronomia. A criação de um único roteiro com opções de transporte, hospedagem, alimentação, serviço de atendimento ao turista, lazer e compras, será um dos objetivos da Rota dos Tropeiros.

O projeto Rota dos Tropeiros surgiu dentro do Programa Desenvolvimento Econômico e Territorial da Mata Norte, executado pelo Sebrae em Pernambuco, por meio de capacitações, palestras, orientação empresarial, entre outras ações.

O projeto corta os municípios de Limoeiro, Machados, Bom Jardim, João Alfredo, Orobó, Surubim e Casinhas, em uma extensão de 60 km, no estado. De acordo com o Gestor do Projeto Desenvolvimento Econômico Territorial(DET) Mata Norte, Juvenal Valério, a ideia inicial era “contemplar apenas a gastronomia, mas o projeto evoluiu e incluímos todo o contexto turístico dos municípios”.

As rotas são uma das práticas turísticas mais procuradas nos segmento de Turismo Cultural. Uma das estratégias do Projeto DET Mata Norte é  articular os conceitos de rota turística e desenvolvimento local e sustentável, apresentando formas de planejamento, critérios de organização e estratégias de gestão das mesmas, de forma a apresentar um produto turístico-cultural viável. Neste sentido,  propostas de rotas museológicas na região de Aveiro (rotas de Casas-Museu e de pequenos e médios Museus de Arte) foram criadas.

Apoio - O Sebrae, além de apoiar o projeto, trabalhará a Rota dos Tropeiros em quatro eixos. No eixo da Gastronomia  e Alimento Seguro, o Sebrae apresenta um programa direcionado a restaurantes comerciais, pizzarias, bares, lanchonetes, merenda escolar, cozinhas hospitalares e outros. O objetivo é a implantação do conceito de segurança alimentar, orientando os empreendedores para as boas práticas de higiene, manipulação e armazenamento de alimentos. A Economia Criativa e Artesanato também será outro eixo trabalhado pelo Sebrae. Economia Criativa é um termo criado para nomear modelos de negócio ou gestão que se originam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade e capital intelectual de indivíduos com vistas à geração de trabalho e renda. Hospedagem e Hospitalidade e Fortalecimento Comercial e Associativismo serão os outros dois eixos do Sebrae na Rota dos Tropeiros.

As cidades participantes da Rota dos Tropeiros estão investindo em atrações turísticas para crescer ainda mais nesse segmento. Surubim e Limoeiro desenvolveram pontos de parada estratégicos para a alimentação e pousada das tropas que, antigamente, dormiam embaixo das árvores em péssimas condições.









Com informações da assessoria.























Ads Inside Post