segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Pauta da comunicação começa a avançar em Jaboatão dos Guararapes


A primeira edição do evento que aconteceu na última sexta (11/12), teve o objetivo de fortalecer as políticas públicas deste segmento na cidade de Jaboatão dos Guararapes
Por Tiago Brito, do Acontece
“Esse é um encontro para discutir a comunicação como política pública na cidade, construindo novas ações junto com a sociedade. E Jaboatão dos Guararapes, de forma pioneira no Brasil, amplia essa discussão, por meio de uma Conferência, com o objetivo de fazer um debate para fortalecer o trabalho dos comunicadores locais, nas áreas de impresso, rádio e online”, afirmou o secretário Executivo de Comunicação Social e Democratização Digital, Jorge Lemos, durante a 1ª Conferência Municipal de Comunicação, que aconteceu na última sexta-feira (11/12), na Faculdade dos Guararapes, em Piedade.
Além dos participantes, o evento também reuniu estudantes, jornalistas e representantes de órgãos, a exemplo de Lissandro Nascimento, presidente da Associação dos Blogueiros de Pernambuco (AblogPE). “A Comunicação é um direito humano que deve estar acessível a todos. E, esse evento em Jaboatão é histórico, acontece para reunir todos os segmentos. Uma experiência que servirá de exemplo para outros municípios”, enfatizou. Durante o encontro, a AblogPE indicou os Blogueiros de Jaboatão, Jadson Birosca e Dayvson Cavalcanti, como integrantes do primeiro Conselho Municipal de Comunicação. A entidade apoia esta iniciativa, pois atende ao que a blogosfera de Pernambuco defende, que é criar políticas e mecanismos que avancem na democratização e qualificação dos meios de comunicação. 

Para ministrar a palestra, com o tema: “Democratização da Comunicação: Caminhos e Perspectivas”, tema da conferência, estiveram presentes Juliano Domingues, coordenador do curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Ana Paula, doutora em Comunicação. Entre os assuntos, abordaram a respeito sobre a comunicação pública e a privada, na perspectiva da democratização da informação.
Outro momento da conferência foi a realização de um ciclo de debates, divididos em dois eixos temáticos: Produção de Conteúdo e Financiamento, bem como Comunicação e Cidadania: Direitos e Deveres. Ao final, cada grupo definiu as ações para serem executadas pelo Conselho Municipal de Comunicação. Em seguida foram escolhidos os componentes, formado por 16 pessoas, sendo oito da sociedade civil e a mesma quantidade, destinada para representantes do Governo Municipal. O período de permanência é de dois anos.
Jadson de Pádua, administrador do site Jaboatão em Foco, destacou a Conferência como “instrumento popular, para que os profissionais de comunicação estejam mais próximos da Prefeitura e, assim, fortalecer as políticas públicas de comunicação”. Para Marcelo Schneider, da TV Guararapes, é uma oportunidade para estar mais próximo dos comunicadores, proporcionando trocas de experiências entre os participantes.
A 1ª Conferência Municipal de Comunicação também contou com a presença de Daniel Mourinho, coordenador de Comunicação da Faculdade dos Guararapes; Matson dos Santos, coordenador de Comunicação da Faculdade Metropolitana e Pedro Martins, da Rádio Voz da Liberdade e integrante da comissão de organização do evento.
A formação do Conselho de Comunicação em Jaboatão é inédita no Nordeste. Fotos: Blog Barra News



Ads Inside Post