quinta-feira, 30 de abril de 2015

Anísio e Edilson disputam segundo turno da UFPE

Anísio Brasileiro ficou em primeiro lugar, com 44% dos votos totais

Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem


A eleição para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) será decidida em segundo turno, previsto para ocorrer no próximo dia 13. Até a 0h desta quinta-feira (31), 95% das urnas haviam sido apuradas e o atual reitor Anísio Brasileiro ficou em 1º lugar, com pouco mais de 44% dos votos. 

Para sair vencedor no primeiro turno, ele precisaria ter conquistado 50% dos votos válidos mais um. No novo pleito, Anísio concorrerá com o educador físico e ex-pró-reitor de Extensão Edilson Fernandes, que possuía, no mesmo horário, quase 23% dos votos totais.

Essa foi uma das eleições mais acirradas da universidade. Com quase metade dos votos, Anísio, que tem como vice Florisbela Campos, disse estar confiante para o segundo turno. “Tivemos uma vitória expressiva hoje, numa eleição com cinco candidatos. Houve um amplo reconhecimento da comunidade universitária do nosso trabalho”.

Edilson, que integra a chapa com a professora Luciana Cramer, também comemorou os resultados. “Nossa expectativa é das melhores. Historicamente, a UFPE nunca teve segundo turno. A comunidade vai avaliar as propostas, verificar quem tem as melhores condições para conduzir a universidade nos próximos quatro anos”, disse. 

Entre professores e alunos da instituição, a expectativa em relação à eleição também é grande. Entre eles é unanimidade o desejo por melhorias profundas na universidade.

“Espero que o futuro reitor melhore as condições estruturais dos prédios da universidade. Mas, principalmente, desejo que os horários de aula sejam flexibilizados. Ainda não consegui me formar porque não há turma de engenharia civil em horário noturno. Como preciso trabalhar, acabo perdendo muitas disciplinas”, conta o estudante Samuel Cavalcanti.

Para o professor de geologia Gorki Mariano, um dos maiores problemas da universidade é a burocracia. “A UFPE é muito burocrática. Tudo é muito centralizado. É preciso agilizar os processos para a universidade ficar mais funcional. A infra-estrutura também é precária. Para se ter uma ideia, o elevador da direção do CTG (Centro de Tecnologia e Geociências) não funciona há uma semana e os banheiros estão em péssimas condições. Infelizmente, os candidatos tiveram pouco tempo para divulgar suas propostas”, disse.

Do NE10

1º de Maio é Dia de Defender os Direitos Trabalhistas

Presidente nacional da CUT, Vagner Freitas aponta que data será
primeiro passo para construir bloco de esquerda

Publicado na CUT Nacional 



A celebração deste 1º de Maio acontece em uma conjuntura bem diferente dos últimos anos, desta vez, com a classe trabalhadora sob ataques sem precedentes aos direitos trabalhistas.


No Legislativo, a recente aprovação do Projeto de Lei 4330 pela Câmara dos Deputados, amplia a terceirização para todos os setores da empresa e rebaixa salários, direitos e conquistas.

No Executivo, as Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665, que dificultam o acesso a abono salarial, seguro desemprego e auxílio doença.

Presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, ressalta que a resposta a qualquer tentativa de retrocesso será a formação de um grande bloco de esquerda encabeçado pelo movimento sindical e que terá também os movimentos sociais e partidos que comunguem com a defesa da democracia, da Petrobrás e não aceitem o financiamento empresarial de campanha.

Em entrevista, o dirigente ressalta que o Dia do Trabalhador é mais uma página em uma agenda de lutas nacionais como as que ocorrem em 13 de março e 15 de abril e que não têm hora para acabar. “A direita conservadora tentará trazer o retrocesso ao país e conseguirá, se não fizermos enfrentamento”, alerta.

Qual a diferença deste 1º de Maio para os de anos anteriores?

Vagner Freitas – Esse 1º de Maio acontece num contexto histórico em que a direita procura avançar numa visão conservadora de sociedade, preconceituosa, machista e que não leva em conta o direito das minorias e dos direitos trabalhistas. Nesse sentido, vemos o PL 4330, que significa rasgar a CLT, acabar com as férias, com a carteira de trabalho e transformar o trabalhador em alguém precarizado, que ganha menos e trabalhando mais. Por isso, o 1º de Maio será um marco da luta e da resistência dos trabalhadores para fazer o enfrentamento nas ruas contra esse projeto que unifica toda a esquerda e o movimento sindical numa batalha para não acabar com carteira assinada. No mesmo sentido, de resistência à retirada de direitos, também nos colocamos contra as MPs 664 e 665, porque retiram direitos de pensionistas, de companheiros que trabalharam e precisam do seguro-desemprego. Uma medida inoportuna, atabalhoada e que deveria ser discutida antes em um Fórum Nacional da Previdência Social.

O Congresso, que aprovou o PL 4330, também será lembrado nas manifestações desta sexta?

Vagner – Certamente. Será uma oportunidade para conversar com mais pessoas sobre o papel que assume esse Congresso conservador, financiado pelos empresários e que além de retirar os direitos trabalhistas, quer emperrar o processo de construção de uma sociedade plural que estamos construindo. Não só em relação aos direitos trabalhistas, mas também contra conquistas como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com a redução da maioridade penal, com ataques a medidas contra a homofobia. Este 1º de Maio será um grito pela liberdade, pela democracia e pela construção de uma sociedade menos desigual. Para isso precisamos de uma reforma política com o fim do financiamento empresarial de campanha, precisamos da regulação dos meios de comunicação para que tenhamos democracia e pluralidade, para que avancem pautas trabalhistas como a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, a regulamentação do direito de greve e negociação no serviço público, a reforma agrária. Tudo isso depende do Congresso.

Especialmente em São Paulo, o Dia do Trabalhador terá um caráter mais popular, com artistas mais engajados e uma marcha que antecederá o ato político. Por que mudou o formato?

Vagner – O 1º de Maio deste ano é parte de uma agenda de mobilizações e têm como objetivo sair pelo Brasil cantando nossas palavras de ordem e chamando à batalha os trabalhadores que não tem outra saída a não ser defender de maneira unificada seus direitos. Fundamentalmente é uma demonstração de luta e de organização com reivindicações claras, de maneira forte, clara, porque o momento é de luta. A CUT nunca perdeu suas origens, mas esse Dia do Trabalhador é diferente porque está numa conjuntura pior do que nos últimos anos. Temos o avanço de uma política conservadora que tenta consolidar a agenda negativa mesmo após elegermos uma presidenta com o compromisso social e popular. O 1º de Maio dialoga com a conjuntura que vivemos e tem a cara da CUT, que luta e adapta essa luta aos desafios que a conjuntura apresenta.

A edição deste Dia do Trabalhador também terá mais entidades ao lado da Central. A conjuntura abre possibilidades da formação de um amplo bloco de esquerda?

Vagner – O 1º de Maio será um marco inicial para unificação da esquerda brasileira, da construção de um bloco da esquerda que leve em conta sindicatos, movimentos sociais e até partidos políticos que tenham em comum o interesse da defesa da classe trabalhadora, da liberdade e da democracia. A direita conservadora tentará trazer o retrocesso ao país e conseguirá, se não fizermos enfrentamento. Esse bloco dará a condição para fazermos o combate e impedir ataques aos nossos direitos. 





Vinho Club Premium promove curso em Caruaru



Na oportunidade única de reativar os conhecimentos sobre a Enologia, o Vinho Club Premium vai promover, em Caruaru, um curso de “Formação e Introdução ao Mundo do Vinho’. O evento será realizado na Loja Entre &Vista Homem, na Avenida Agamenon Magalhães, 652, Maurício de Nassau.

O curso contará com as presenças do cerimonialista e sommelier Errol Flynn, e do mediador Rildo Saraiva de Melo. As aulas ocorrerem nos dias 12 e 13 de maio, das 19h30 às 22h30. Durante a programação será apresentado um conteúdo sobre a história do vinho e da uva, mapa da vinícola mundial, processo de elaboração dos vinhos, serviço do vinho, compra correta, harmonização, entre outros assuntos.

O investimento é de R$ 450, incluindo apostilha e certificado de conclusão do curso, além da tradicional degustação de vinhos tintos, brancos e espumantes. Informações e reservas: (81) 3137.1268/ 3719.5432/ (81) 9794.0089/ (81) 9750-7926.

Com informações da assessoria.


Simpósio Hipertexto abre chamada de trabalhos para a sua sexta edição

Com o tema “Aprendizagem Aberta e Invertida” evento convida educadores a pensar diferente, pensar fora da caixa.
Na primeira quinzena de abril o Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação lançou seu website convidando pesquisadores de todo o país para sua chamada de trabalhos e inscrições. Em 2015 o evento chega a sua sexta edição promovendo a discussão em torno do tema Aprendizagem Aberta e Invertida. As atividades estão programadas para acontecer no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) nos dias 7 e 8 de dezembro.
Promovido através de uma organização conjunta entre o Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (Nehte), o grupo Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional (CCTE), a Pós-Graduação em Ciências da Computação e o Mestrado Profissional em Letras, todos vinculados à UFPE, o congresso abriga pela segunda vez o Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias do qual participam líderes internacionais da educação convidados pela organização. A iniciativa é coordenada pelos pesquisadores Alex Sandro Gomes (CIn/UFPE) e Antonio Carlos Xavier (Letras/UFPE).

O Simpósio Hipertexto já faz parte da agenda nacional e internacional de eventos acadêmicos sobre linguagem, tecnologia e aprendizagem. Transdisciplinar a iniciativa congrega a cada edição pesquisadores das mais diversas áreas de estudo, todos reunidos em torno do debate sobre práticas pedagógicas desenvolvidas com o auxílio das tecnologias digitais de informação e comunicação. O principal objetivo é proporcionar o diálogo entre os educadores a fim de estimular práticas docentes mais eficazes e prazerosas nos diversos níveis de escolaridade.

Presenças

O Simpósio Hipertexto é composto por uma série de atividades divididas em categorias como conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação e oficinas. Também integra a programação a exposição Artes Digitais e Tecnologias Educacionais da qual fazem parte os projetos selecionados na edição vigente do Prêmio Hipertexto: artes digitais e aplicativos educacionais.

Para 2015 já estão confirmadas quatro grandes conferências, duas nacionais e duas internacionais. Entre os conferencistas nacionais está o professor titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Nelson Pretto. Responsável pelo projeto de inclusão sociodigital Tabuleiro Digital, Nelson Pretto tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Comunicação, atuando principalmente nos temas internet, educação e cibercultura, tecnologia educacional, software livre e acesso aberto.

Outro convidado nacional é o professor associado da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Marco Silva. Sociólogo e doutor em Educação, Marco Silva é um dos fundadores da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Entre os temas recorrentes em seus projetos estão a interatividade, a formação de professores para docência online e o desenho didático em ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa.

Os convidados internacionais da edição 2015 do Simpósio Hipertexto trabalham juntos e são os responsáveis pela criação do Institute for Knowledge Innovation and Technology – IKIT (Instituto de Inovação do Conhecimento e Tecnologia) em Toronto, no Canadá. Marlene Scardamalia e Carl Bereiter, professores da Universidade de Toronto, desenvolveram juntos a teoria conhecida como Knowledge Building (construção do conhecimento) que descreve o que uma comunidade de aprendizes precisa realizar para construir conhecimento. Para eles aprendizagem e construção de conhecimento são processos distintos.

A abordagem dos pesquisadores canadenses trata de um processo de construção do conhecimento em que os alunos gerenciam as ideias com as quais trabalham em comunidade, de forma colaborativa. Essa construção do conhecimento diz respeito ao processo de criação de novos artefatos cognitivos. Os aprendizes ultrapassam a compreensão passando do estágio de aprendizes para o de pensadores.

Nessa perspectiva os dois pesquisadores uniram seus trabalhos também no desenvolvimento do primeiro sistema de rede de aprendizagem colaborativa (o Computer Supported Intentional Learning Environments - CSILE) que evoluiu para o atual Knowledge Forum, ambiente virtual de aprendizagem intencional que ajuda os estudantes a compreender como o conhecimento é construído socialmente, proporcionando a reflexão, revisão e transformação dos seus conhecimentos.

As inscrições para o Simpósio Hipertexto são divididas em duas chamadas, a primeira delas com prazo final em 30 de junho. Os interessados podem participar como apresentadores de trabalho ou como participantes ouvintes. Os dois tipos de inscrição oferecem a oportunidade de inscrição adicional em uma das oficinas oferecidas exclusivamente para os participantes do evento.

Educadores, pesquisadores e gestores podem apresentar nas sessões de comunicação tanto pesquisas já concluídas como pesquisas em andamento ou relatos de experiência. Já graduandos ou tecnolandos, devem participar da modalidade pôster digital criada especialmente para estudantes. O diferencial desta modalidade é a avaliação das apresentações e posterior premiação com a entrega do Troféu Luiz Antônio Marcuschi para a apresentação mais bem avaliada.

Autores de aplicativos e projetos de arte digital podem participar do Prêmio Hipertexto cujas inscrições também estão abertas. Os interessados já podem realizar inscrição no endereço: http://www.simposiohipertexto.com.br/

Serviço
6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias
Tema: Aprendizagem Aberta e Invertida
Organização: Nehte/UFPE, CCTE/UFPE, Pós-graduação em Ciências da Computação/UFPE e PROFLETRAS/UFPE


Com informações da assessoria.


Interligação da Junta Comercial com CPRH facilitará abertura de empresas


A Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e a Agência Estadual de meio Ambiente (CPRH) vão formar um grupo de trabalho com o objetivo de viabilizar a interligação do órgão ambiental ao Redesim, sistema coordenado pela Junta que interliga os órgãos responsáveis pelo registro de comercial. Com a interligação, as licenças ambientais, exigidas em alguns casos de abertura de empresas, poderão ser obtidas pela Internet.

A iniciativa de formação do grupo de trabalho foi acertada entre a presidente da Jucepe, Terezinha Nunes, e a presidente da CPRH, Simone Souza, em reunião realizada esta semana na sede da agência ambiental. “Com a inclusão da CPRH no Redesim, vamos ampliar ainda mais as facilidades para o empreendedor que deseja registrar o seu negócio”, afirmar Terezinha. Segundo ela, por meio do Portal da Jucepe, na Internet, já é possível obter o registro na Receita Federal, Secretaria da Fazenda e na Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária. “Nossa meta é incluir agora a CPRH e o Corpo de Bombeiros a fim de que o empresário também possa obter as licenças desses órgãos via web”, disse.

Para a presidente da CPRH, Simone Souza, o cruzamento de dados, por meio da interligação dos sistemas, será de extrema importância para agilização do processo de abertura de uma empresa que necessita de licença ambiental”.

Com informações da assessoria.



Tadeu Alencar defende mudança nas regras para indicação de ministros do STF


Integrante da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa a proposta de mudança nas regras para indicação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) solicitou, esta semana, que sejam convidados para o debate os juristas Fábio Konder Comparato, Paulo Bonavides e José Afonso da Silva. A intenção do parlamentar pernambucano é garantir mais subsídios antes para a comissão antes da votação final do relatório sobre a PEC 473, que alterna entre o presidente da República e o Congresso Nacional a escolha dos integrantes do STF.

De acordo com Tadeu Alencar, o atual sistema de provimento dos cargos de ministro naquele tribunal é “anacrônico e pouco afeiçoado ao regime democrático”, ao deixar as indicações como prerrogativa exclusiva do chefe do Executivo. “Essa concentração enorme de poder é disfuncional numa democracia. A crítica não é à atual composição do Supremo Tribunal Federal, mas ao modo de investidura e de escolha dos ministros.”, explicou o deputado, que defende a alternância das indicações.

Tadeu Alencar afirmou ainda que as sabatinas a que são submetidos, no Congresso Nacional, os ministros indicados pela Presidência da República, são, muitas vezes, apenas protocolares. “Ao contrário, por exemplo, do sistema adotado nos Estados Unidos, onde há um profundo e verdadeiro debate sobre os indicados para integrar a Suprema Corte”, acrescentou.

Para o socialista, a PEC em questão está absolutamente dentro do espírito de reforma do Estado que ele tem defendido. Busca, segundo ele, democratizar o debate e ampliar a participação popular na escolha dos Ministros, modernizando o Estado brasileiro em seara de profunda relevância. “Os juristas Fábio Konder Comparato, Paulo Bonavides e José Afonso da Silva têm estudado a fundo o nosso sistema constitucional e também os de outros países, e poderão contribuir de forma significativa nos debates dessa PEC”, concluiu Tadeu Alencar.

Com informações da assessoria.




Prefeitura de Afogados Começou Pagamento dos Servidores Municipais



A Prefeitura de Afogados da Ingazeira iniciou ontem o pagamento dos servidores púbicos municipais, incluindo aposentados e pensionistas, estão sendo injetados na economia do município R$ 2.314.364,86 referentes ao pagamento de 1.606 servidores.

Conforme divulgado no mês passado, atendendo a uma solicitação da Caixa Econômica, a Prefeitura escalonou o pagamento de modo a garantir numerário tanto na agência quanto nas casas lotéricas e diminuir as filas ocasionadas quando o pagamento saia todo de uma só vez.

Ontem foi o dia de pagamento dos servidores da educação. Nesta quinta (30), recebem aposentados, pensionistas e servidores das Secretarias de Agricultura, Assistência Social, Administração, Controle Interno, Cultura e Esportes, Finanças, Infraestrutura, Transportes, além do gabinete, coordenadoria da mulher e procuradoria. Os servidores da Secretaria de Saúde receberão seus vencimentos nos dias 04 e 05 de Maio. 

Com informações da assessoria.



quarta-feira, 29 de abril de 2015

Microsoft Edge: nome do sucessor do IE no Windows 10 é revelado na Build 2015

Foto divulgação.

A Microsoft apresentou mais novidades do Windows 10 durante a Build 2015, evento para desenvolvedores que acontece entre 29 de abril e 1º de maio, em San Francisco. O Project Spartan, navegador sucessor do Internet Explorer, mudou de nome: agora é Microsoft Edge, integrado à Cortana. Outras surpresas da companhia incluem o HoloLens e a chegada de apps do Android  e iOS ao Windows 10. A data de lançamento do sistema, porém, permanece um mistério. O TechTudo está presente na conferência e conta tudo o que acontece em todas as áreas: software, hardware e games. 

Satya Nadella, atual CEO da Microsoft, iniciou o discurso que abriu o evento falando sobre o passado. "De fato, estamos voltando à verdadeira origem da companhia", disse. "A Microsoft foi fundada por dois desenvolvedores que tinham a ambição de motivar desenvolvedores a criar grandes coisas. A nossa missão é dar poder para todas as pessoas e organizações do planeta para conquistarem mais", lembra. 

A nostalgia se explica: O Windows 10, sucessor do Windows 8, traz de volta uma série de recursos para os computadores, incluindo um renovado Menu Iniciar, após pedidos e críticas ao atual software. Cross-platform, o Windows 10 vai funcionar no computador, no smartphone e no tablet sob um único código. 
Terry Myerson, vice-presidente de software, aproveitou para criticar a concorrência e reforçar o conceito. "Com a Aplle, você pode escolher entre investir no Mas OS X ou no iOS. Com o Google, em investir no Android ou no Chrome OS. O Windows é um único sistema operacional", disse Myerson.
"O Windows 10 representa uma nova geração do Windows, construída para uma era de uma computação mais pessoal", disse Nadella, citando Raspberry Pi, computadores holográficos e celulares. "Temos uma plataforma unificada. Tudo, do Raspiberry Pi ao HoloLens, é feito para um sistema", afirma.
Microsoft Edge
Após muita expectativa, a Microsoft finalmente apresentou o nome do seu novo navegador: Microsoft Edge. A novidade foi recebida com surpresa, já que Spartan era o nome favorito dos consumidores. Até o chefe do Windows, Joe Belfiore, se enrolou ao falar do navegador, chamando-o pelo antigo nome.
Partindo para as funcionalidades, o Edge terá ainda aplicativos da web e extensões integradas, podendo ser facilmente importadas do Chrome. A gigante de software mostrou ainda uma nova página inicial do navegador, que reunirá sites mais visitados e também informações importantes, aproveitando as capacidades da Cortana e a novíssima função de anotações.
Com informações do TECHTUDO.

Nadador de Garanhuns representa Pernambuco no 55º Campeonato Brasileiro Master de Natação

Allysson Brasil segue agora para o Campeonato Pernambucano de Natação no dia 30 de maio em Recife


O nadador Allysson Brasil, de 20 anos de idade, participou no último fim de semana, na cidade de Porto Alegre (RS), do 55º Campeonato Brasileiro Master de Natação. Allysson foi o único atleta de Pernambuco a participar da competição, representando, assim, o Estado e a Suíça Pernambucana.

Em sua categoria, a pré-master, que abrange atletas de 20 a 24 anos, o nadador conquistou três medalhas. Nos 50m nado peito e nos 100m nado peito, o jovem conseguiu a medalha de bronze. Já nos 200m nado peito, o mesmo conquistou a medalha de prata.

Nadador há oito anos e competindo há dois, Allysson Brasil – atleta da Unidade Garanhuns da Unopar e do Sesc da cidade - já apresenta em seu currículo diversas conquistas, entre elas: o Campeonato Pernambucano Piscina Curta; Campeonato Pernambucano Piscina Longa; campeão do Circuito Pernambucano de Natação; Campeão Norte-Nordeste de Natação e vice-campeão do Campeonato Norte-Nordeste e Centro-Oeste de Natação.

Com informações da assessoria.



Detran realiza 3º leilão de veículos em Vitória de Santo Antão

ColiseumLeiloes-leilao-de-automoveis21A Secretaria das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), promove, nesta quinta-feira (30), o 3º Grande Leilão de Veículos apreendidos pelo órgão.  O evento acontecerá a partir das 9h da manhã no pátio da empresa Coliseum Leilões, localizada em Vitoria de Santo Antão, às margens da BR 232. Serão disponibilizados 425 veículos, entre automóveis e motocicletas.
A visitação prévia dos veículos pode ser feita até quarta-feira (29), das 8h da manhã às 4h da tarde, ou antes do começo do leilão.  O edital, contendo as informações gerais sobre o leilão, a exemplo das normas, documentação exigida e taxas de administração a serem pagas pelos arrematantes, pode ser acessado no site do Detran:www.detran.pe.gov.br e também no site da empresa Coliseum: www.coliseumleiloes.com.br. Pode também ser retirado gratuitamente no escritório do Coliseum Leilões em Vitória de Santo Antão.
SAIBA MAIS AQUI




Em Afogados da Ingazeira moto-taxistas terão mês de maio para se regularizar



A Prefeitura de Afogados da Ingazeira vai apertar o cerco na fiscalização dos moto-taxistas que atuam de forma irregular no município a partir do dia 1º de Junho. Os 175 profissionais inscritos na Prefeitura terão o mês de Maio para se regularizar.

“Eles terão um prazo para pagar o alvará municipal de concessão do serviço. O alvará poderá ser pago de 08 a 20 de Maio, sem multa. Após esse período e até o dia 30 o alvará também poderá ser pago, só que com multa por atraso,” informou o Secretário Municipal de Finanças, Ney Quidute.

A medida foi anunciada em encontro realizado na manhã desta terça (28), entre representantes da Prefeitura, Polícia Militar e moto-taxistas, na sede da Secretaria de Administração. Enquanto a categoria se regulariza, a PM se comprometeu em fiscalizar os condutores, sobretudo os que sequer possuem carteira de habilitação, conforme denúncias que chegaram às emissoras de rádio e à associação dos moto-taxistas de Afogados da Ingazeira.

A partir do dia 1º de Junho, servidores da Prefeitura e PM estarão nas ruas para coibir a prática irregular do transporte de passageiros através de motos por condutores não regularizados junto à Prefeitura.

“Essa é uma iniciativa boa para a categoria e boa para os usuários do serviço, pois vai dar mais segurança e garantir um serviço de melhor qualidade,” destacou o Secretário de Finanças, Ney Quidute.  Além dele e de diversos moto-taxistas, a reunião contou com a participação do Capitão Vieira (PM); do Comandante da Guarda Municipal, Tenente Matias; do assessor da Prefeitura, Heleno Mariano; e do Presidente e Vice da Associação de moto-taxistas, Mário Martins e Jaildo Santana, respectivamente. 

Com informações da assessoria.


Limoeiro não pode perder



Com informações da assessoria.



Em Afogados da Ingazera, mutirão de saúde atende recicladores de resíduos sólidos




Um grande mutirão coordenado pelas Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social atendeu na manhã desta terça (28) diversos profissionais que atuam na reciclagem do lixo em Afogados da Ingazeira.

A iniciativa aconteceu na sede do Centro Municipal de Referência em Assistência Social (CRAS), situado no bairro Padre Pedro Pereira, próximo à Associação de Moradores. Profissionais de saúde ofereceram exames gratuitos de Aids, Sífilis e Diabetes, e receberam dosagens de hipoclorito de sódio para serem utilizadas na água por eles consumidas. O intuito é diminuir o índice de doenças diarreicas agudas por contaminação da água.

A Secretaria de saúde também vacinou os recicladores contra a gripe influenza. Eles também receberam medicação contra verminoses e sais para reidratação oral. Aos participantes foi oferecido um café da manhã com café, leite, chá, pães e bolos.“Esse é um público bastante vulnerável, que muitas vezes sequer tem tempo para cuidar da saúde. Esse é um momento importante para garantir uma melhor qualidade de vida para quem vive da reciclagem em nosso município,” afirmou a Secretária de Assistência Social, Joana Darc.

Ao todo, segundo dados da Prefeitura, 30 famílias sobrevivem da reciclagem dos resíduos sólidos em Afogados da Ingazeira. O mutirão continua nesta quarta (29), na sede do CRAS, a partir das 7h. 

Com informações da assessoria.


Governo fará 40 mil regularizações fundiárias em quatro anos

Foto: Roberto Pereira/Se
Garantia foi dada pelo governador Paulo Câmara, em reunião com representantes da Fetraf-PE, nesta terça 

Em quatro anos, o Governo do Estado vai assegurar regularização fundiária para 40 mil agricultores familiares. A garantia foi dada pelo governador Paulo Câmara, nesta terça-feira (28), durante audiência com uma comissão da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadores na Agricultura Familiar de Pernambuco (Fetraf-PE). O encontro, que reuniu cerca de 40 integrantes ligados à entidade, de todas as regiões do Estado, aconteceu no Palácio do Campo das Princesas.

Ao incumbir a missão de interlocutor da pauta ao secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, o governador afirmou que a meta prioritária da pasta é entregar títulos de propriedade de terra à população da zona rural e também garantir o acesso ao crédito. “Se a pessoa não tem a posse da terra, não vai conseguir o crédito. Temos muitas áreas para regularizar nesse Estado. Precisa ter organização, ir atrás, colocar gente para ajudar, para regularizar. Nossa meta é fazer, ao menos, 40 mil regularizações em todo Estado nos próximos quatro anos”, afirmou Paulo.

O chefe do Executivo estadual também salientou a importância de se priorizar as ações. Para tanto, solicitou aos representantes da Fetraf-PE, seus sindicatos e associações, que elaborem um planejamento com as prioridades do segmento para os próximo quadriênio. “Vamos pactuar o que é possível e vamos fazer. Quem vai acompanhar sou eu. Quem vai cobrar sou eu, junto com vocês”, assegurou Câmara, ao ressaltar que o Estado também continuará investindo em segurança hídrica através do Plano de Convivência com a Estiagem, com ações como perfuração de poços, construção de cisternas e sistemas simplificados de abastecimento, além de dessalinizadores.

Paulo também reafirmou seu compromisso de governar Pernambuco por inteiro, atento às peculiaridades de cada região e cada segmento. Ao se denominar um “entusiasta” da agricultura familiar, por considerá-la fundamental para o desenvolvimento do Estado, ele conclamou os trabalhadores rurais a estabelecerem com o Governo uma “convivência de trabalho e realizações”.

Na pauta apresentada pelo presidente estadual da Fetraf, João Santos, foram elencadas 11 reivindicações. Entre elas, a regularização e crédito fundiário, uma política pública na comercialização, a recuperação de estradas vicinais para melhor escoamento da produção, a democratização da água, além da qualificação profissional. Ao final da audiência, João Santos disse ter saído “bastante otimista”. “Paulo assumiu um compromisso de fazer com que a agricultura familiar avance, inclusive, colocando mais dinheiro para a questão da pesquisa, para melhorar a nossa produção e qualificar a nossa atividades”, pontuou.

Também participaram da reunião os secretários estaduais Antônio Figueira (Casa Civil) e Nilton Mota (Agricultura e Reforma Agrária); o secretário-executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto, o secretário-executivo de Reforma Agrária, José Cláudio, além do deputado estadual e líder do Governo da Assembleia Legislativa, Waldermar Borges.

Com informações da assessoria.





ASTUR é homenageada pelo deputado José Humberto Cavalcanti.


Imagem: Wellington Ribeiro
A Associação que congrega os secretários do Turismo de Pernambuco foi homenageada, ontem (28 de abril), em Reunião Solene na Assembleia. Criada em 1990, a Astur/PE tem associados em mais de 70 municípios e tem como principal objetivo contribuir com o turismo local.

Autor da homenagem, o deputado José Humberto Cavalcanti, do PTB, disse que reconhecer a entidade é homenagear o turismo pernambucano. Segundo o parlamentar, a atividade contribui para o desenvolvimento local, principalmente em um Estado que tem diversas potencialidades turísticas, como é o caso de Pernambuco.

André Quirino, reconduzido recentemente à presidência da Associação, recebeu uma placa comemorativa da Alepe e disse que a Astur/PE vai persistir com o objetivo de incrementar a atividade turística nos municípios pernambucanos.

Para o secretário estadual de Turismo do Estado, Felipe Carreras, a Astur/PE é atuante e consegue dialogar com todas as instituições do setor.

Fonte: ALEPE



Anatel prorroga consulta pública do Marco Civil da Internet

Luiz Queiroz ... 28/04/2015 ... Convergência Digital

A Agência Nacional de Telecomunicaçôes decidiu prorrogar para o próximo dia 19 de maio a consulta pública nº 8/2015, que visa colher subsídios junto ao mercado para a definição da neutralidade de rede, prevista pelo Marco Civil da Internet.
A Anatel aceitou os pedidos de dilação de prazo para entrega de contribuições feitos pelo sindicato que representa as empresas de telefonia (SindiTelebrasil) e as empresas de tecnologia da Informação (Brasscom).
A decisão foi tomada pela Superintendência de Planejamento e Regulamentação, em conjunto com as Superintendências de Relações com os Consumidores e de Competição. Pelo novo prazo, as contribuições serão aceitas até às 24 horas do dia 19 de maio, em formulário eletrônico encaminhado ao Sistema Interativo de Acompanhamento de Consulta Pública disponível neste Link .
Se as contribuições forem entregues por meio de carta, fax ou e-mail, o prazo se encerra mais cedo: às 18 horas do dia 19 de maio.
O prazo anterior para entrega das contribuições ao Marco Civil da Internet pela Anatel terminaria no próximo dia 4 de maio.


terça-feira, 28 de abril de 2015

Apple registra lucro de US$ 13,6 bi com crescimento nas vendas do Iphone

Receita subiu 27%, a 58,010 bilhões de dólares, enquanto o mercado esperava um avanço de apenas 56,08 bilhões de dólares. Foto: Divulgação
A Apple informou nessa segunda-feira (27) que seu lucro trimestral subiu 33%, impulsionado por um forte crescimento de suas vendas de iPhones e de seu volume de negócios na China.
No trimestre encerrado no fim de março, o segundo do exercício fiscal da companhia americana, o lucro líquido subiu 33%, a 13,6 bilhões de dólares, e o lucro por ação chegou a 2,33 dólares, 17 centavos a mais do que a previsão dos analistas. 

A receita subiu 27%, a 58,010 bilhões de dólares, enquanto o mercado esperava um avanço de apenas 56,08 bilhões de dólares.

O iPhone confirmou o seu papel de motor do crescimento do grupo, com 61,17 milhões de unidades vendidas no trimestre. As receitas pela venda de smartphones saltaram 55% em um ano, a 40,3 bilhões de dólares.

"Estamos emocionados com a força consistente do iPhone, do Mac e da App Store, que em março tiveram os melhores resultados trimestrais da nossa história", comemorou o diretor executivo, Tim Cook.

"Estamos vendo um número maior de pessoas que muda para o iPhone do que víamos em períodos anteriores. E estamos confiantes em um início emocionante do trimestre de junho, com o lançamento do Apple Watch", acrescentou.

Os resultados do trimestre excluem o relógio inteligente da Apple, que começou a ser vendido na semana passada em nove países.

O mesmo sucesso não foi verificado em relação ao iPad. A Apple vendeu somente 12,62 milhões de tablets da marca no trimestre, o que representa uma queda de 23% em um ano e uma redução de 29% das receitas por esse produto.

Para o trimestre em curso, a Apple afirmou que espera uma receita total entre 46 e 48 bilhões de dólares.

As ações da companhia -que no valor de mercado já é a maior entre as empresas que negociam nas bolsas de valores- subiram 0,81% após o fechamento do pregão de Wall Street, levando sua capitalização a mais de 770 bilhões de dólares.

Os resultados da companhia acontecem depois do sucesso de lançamento do iPhone com tela grande, no ano passado. O  novo modelo ajudou a Apple a recuperar uma fatia de mercado perdida para sua rival Samsung e para outros concorrentes que usam o sistema operacional da Google, o Android.

NE10


Domine o botão direito do mouse

Conheça alguns atalhos úteis e pouco conhecidos com o botão direito do mouse

crédito da foto: blakeimeson via photopin cc


Até o mundo do Mac aprendeu a apreciar as utilidades do botão direito do mouse, apesar das restrições iniciais do sistema da maçã. 

No Windows, o botão direito sempre foi uma mão na roda para acessar menus e opções de configuração. No entanto, há diversos atalhos que não são de conhecimento geral e que oferecem mais produtividade, especialmente para complementar a interface modificada que surgiu com o Windows 8. 

Selecionamos quatro truques legais para explorar o botão direito do mouse. As dicas são para Windows 8 e 8.1, mas algumas funcionam também em versões anteriores do sistema. 

Copie ou mova rápido

Ao arrastar um arquivo de uma pasta ou um drive para outro, o Windows move esse conteúdo. Mas, é possível fazer uma cópia ou até escolher só posteriormente a operação. Para isso, basta usar o botão direito do mouse para fazer a tarefa de arrastar e soltar. Surgirá um menu que permite a opção entre as operações de copiar, mover ou criar um atalho para os arquivos arrastados. Quem tem aplicativos de compactação que interagem com o Windows Explorer, como o 7-Zip (abr.ai/7-zip), pode ainda criar um arquivo comprimido com o conteúdo arrastado. 




Controles com dois cliques

Um dos menus mais úteis do Windows fica escondidinho. Basta clicar com o botão direito do mouse no canto inferior esquerdo da tela (ou no botão Iniciar, do Windows 8.1) para acessá-lo. Ele permite abrir rapidamente vários utilitários importantes do sistema. Entre eles estão o Painel de Controle, a linha de comando do sistema, os ajustes de energia e o gerenciador de tarefas do Windows. Esse menu também pode ser acessado pelo teclado, pressionando o botão Windows + X. 




O poder do Shift

Quem copia e move arquivos com frequência certamente está sempre com o Windows Explorer aberto. Um truque pouco conhecido desse programa envolve a tecla Shift. Basta segurar essa tecla e clicar em um arquivo ou em uma pasta com o botão direito do mouse. Surgem novas opções no menu, além das normais do Windows Explorer. Ao clicar num arquivo, uma das opções diferentes é a Copiar Como Caminho. Ela não coloca na Área de Transferência o próprio arquivo, mas o atalho completo dele (por exemplo, “C:\Windows\write.exe”). É útil durante a configuração de aplicativos, para evitar a digitação de um atalho completo muito longo. Ao clicar com o botão direito numa área vazia do Windows Explorer, ao lado direito da janela, usando esse truque, também surge a opção Abrir Linha de Comando Aqui, que, como o nome indica, abre o utilitário de linha de comando naquela pasta mostrada no Explorer. 




Recentes à mão

Precisa abrir um documento ou planilha recente? Não é necessário usar os menus do próprio aplicativo para isso. Basta clicar com o botão direito do mouse no ícone do programa na Barra de Tarefas do Windows. Praticamente todos os programas mostram os arquivos carregados recentemente, mas outros exibem atalhos úteis. O Chrome, por exemplo, lista os sites mais visitados. O Windows Explorer segue a mesma linha, exibindo as pastas mais acessadas.

Ads Inside Post