quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Campanha nacional “Dia de Ler. Todo Dia” acontece quinta-feira (01)

O intuito da mobilização é envolver a maior quantidade de pessoas em atividades de leitura

A campanha nacional de incentivo à leitura “Dia de Ler. Todo Dia”, será realizada na próxima quinta-feira (01). Garanhuns estará participando da mobilização, que tem o objetivo de mostrar a sociedade que a leitura é um ato prazeroso e que cabe no nosso dia-a-dia. Na quinta-feira, 12 horas do dia serão dedicados às atividades voltadas à prática da leitura. A mobilização irá iniciar às 8h, e contará com a participação de instituições das redes Municipal e Estadual de Ensino, escolas particulares e todos os órgãos interessados. A ação segue até às 20h.

A diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, Wilza Vitorino, explica a proposta da campanha. “Nosso intuito é unir o máximo de pessoas nessa mobilização com o objetivo de incentivar a leitura. Nesse pensamento, todo tipo de leitura será válido. Desde os clássicos de literatura até gibis, revistas, jornais, livros religiosos, receitas, bulas de remédios, poemas, frases e tudo o que leve as pessoas a estarem em contato com a leitura”, comentou a diretora. Essa mobilização objetiva, sobretudo, incentivar a leitura e mostrar o quanto essa prática é benéfica para o bem-estar e a qualidade de vida da população.

A leitura poderá ser feita em qualquer local, seja em biblioteca, na sala de aula, na fábrica, no ponto de ônibus, no consultório, na praça ou qualquer outro ambiente. O que importa é que os garanhuenses estejam envolvidos com a leitura. Para que a quantidade de pessoas seja contabilizada, é importante que registros fotográficos da ação sejam feitos e enviados para o seguinte e-mail:diadelertododiagus@gmail.com ou pelo whatsapp (87) 98108 9389. Qualquer pessoa, instituição pública ou privada poderá participar. Ao final do dia, o total de leitores será contabilizado para que a instituição que envolver mais pessoas nessa ação seja divulgada no dia seguinte.




Com informações da assessoria.









terça-feira, 29 de setembro de 2015

Profissionais de Salgueiro e Araripina poderão adquirir sistema de Energia Solar para residências e empresas


O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, está se deslocando, na manhã desta terça-feira (29), do Recife para o Interior do Estado, onde cumprirá agenda nos municípios de Salgueiro e Araripina. Acompanhado do diretor Regional da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), Augusto Nogueira, do representante da Insole Indústria e Comércio de Tecnologia Ambiental Ltda., Gilton Medeiros, e do chefe de Gabinete do Conselho, Joadson de Souza Santos, o presidente reunirá profissionais das cidades visitadas, para tratar dos benefícios oferecidos pela Mútua e da instalação de sistemas de energia solar.





Saiba mais aqui.
























Punição mais dura para motorista que mata alcoolizado no trânsito


A Câmara dos Deputados aprovou na semana passada projeto de lei que dobra a pena para o motorista alcoolizado que provocar acidente com morte. Atualmente, a punição para quem dirigir embriagado e provocar acidente fatal é de 2 a 4 anos de detenção, ou seja, não resulta em prisão, quase sempre revertida nas chamadas penas alternativas (prestação de serviços comunitários, pagamento de multa ou de cestas básicas). Também é prevista a suspensão automática da permissão para dirigir veículo automotor.





Saiba mais aqui.
























Fifa anuncia que Jack Warner está banido do futebol

(AFP) - O trinitino Jack Warner, ex-vice-presidente da Fifa e objeto de um pedido de extradição dos Estados Unidos, foi banido pelo resto da vida de qualquer atividade relacionada com o futebol, anunciou a Comissão de Ética da entidade.  Warner foi considerado "culpado de diferentes atos reprováveis de maneira contínua e repetida durante o período no qual ocupou postos de alto nível na Fifa e na Concacaf (Confederação do Caribe, América do Norte e Central)" e sobretudo por ter "proposto ou aceitado pagamentos ilegais", afirma um comunicado da Comissão de Ética.





Saiba mais aqui.














Estudantes de Direito são detidos por furtar TV’s LCD em supermercado em Recife


Estudantes de Direito foram detidos na Madalena, Zona Oeste do Recife, acusados de tentar furtar dois aparelhos de TV LCD em supermercado no Bairro. O casal simulou a compra dos televisores e tentaram fugir em seguida.




Saiba mais aqui.



















As bandas de pífanos podem se tornar Patrimônio Imaterial do Brasil


As bandas de pífano podem se tornar Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira. O pedido junto ao Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – acontece neste final de semana durante o  5° Tocando Pífanos, em Olinda, dias 02 e 03 de outubro.




Saiba mais aqui.























Conselho Tutelar realiza eleições unificadas neste domingo (4)


No próximo dia 4 de outubro ocorrerá, pela primeira vez em todo Brasil, eleições unificadas para o Conselho Tutelar. No municipio de Carnaiba, o local de votações será no prédio da Escola Estadual Joaquim Mendes da Silva no horário das 08h00 às 17h00 com um total de cinco (05) urnas.





Saiba mais aqui.




























Sebrae mantém plantão de atendimento no Pátio do Carmo

Consultoria, cursos e palestras para micro e pequenos empresários até dia 02/10

O Sebrae Pernambuco prorroga por mais uma semana a ação de capacitação empresarial, que está acontecendo no Pátio do Carmo, centro do Recife. Após o sucesso da primeira semana, a entidade dará continuidade aos atendimentos de consultoria, cursos e palestras, até a próxima sexta-feira, dia 2 de outubro, com plantão de atendimentos das 9h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 21h. 
A programação dos cursos, oficinas e palestras que serão realizadas no local, engloba variados temas como, Marketing e Vendas, Liderança, Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo, Gestão, Legislação e Finanças. O objetivo da ação é preparar o empreendedor e promover vendas e contratações para os pequenos negócios. O MCPN foi lançado em todo o País para estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos pelas MPEs.


Sobre o Movimento – A ação, liderada pelo Sebrae, pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia. O Movimento Compre do Pequeno Negócio estabeleceu o dia 5 de Outubro como data oficial, por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. A ação inclui um hotsite (www.compredopequeno.com.br) que enumera cinco razões para comprar dessas empresas:

1 – É perto da sua casa
2 – É responsável por 52% dos empregos formais em todo o país
3 – O dinheiro fica no seu bairro
4 – O pequeno negócio desenvolve a comunidade
5 – Comprar do pequeno negócio é um ato transformador

A programação completa está disponível no site www.pe.sebrae.com.br. Informações através do número: 0800 5700 800.
A participação é gratuita e as vagas são limitadas.




Com informações da assessoria.








Prefeitura de Afogados lança edital para seleção de 75 Moto taxistas


O auditório de centro tecnológico de Afogados da Ingazeira ficou pequeno ontem (28) à noite para receber a quantidade de profissionais interessados em participar da seleção para novas vagas de mototaxistas no município.

Algumas novidades importantes foram anunciadas. A partir da regulamentação, os profissionais terão que cumprir uma carga horária mínima segundo resolução do CETRAN-PE. Além disso, a Prefeitura irá intensificar a fiscalização contra a comercialização irregular de alvarás. “Será estruturado um cadastro de reserva para que o profissional que, por algum motivo, deixar de exercer a profissão seja substituído pelo mototaxista melhor classificado dentre os que estiverem no cadastro de reserva,” afirmou o Secretário de Finanças de Afogados, Ney Quidute, que coordenou o lançamento do edital.

As inscrições tem início nesta terça (29) e seguem até a quinta-feira (01), na sede da Associação dos Mototaxistas de Afogados da Ingazeira, na Rua Mestre Quitério, nº 20, nos dois turnos, em horário comercial. Toda a documentação necessária e os critérios de participação estão expostos no edital, que segue em anexo, e está publicado no Diário Oficial dos Municípios e afixado na sede da Prefeitura.  

Dentre os vários critérios é necessário residir em Afogados há pelo menos um ano e não ter nenhuma infração penal de trânsito em decisão transitada julgada. Também não poderão participar pessoas que possuam qualquer vínculo com a administração pública, direta ou indireta, nos níveis Federal, Estadual ou Municipal. Quem desejar participar também deverá comprovar não possuir antecedentes criminais, através de comprovante emitido pelas Justiças Estadual e Federal.

As inscrições são gratuitas. A expectativa da Prefeitura é que até o próximo dia 14 de Novembro todas as 250 vagas de mototaxi de Afogados estejam preenchidas com profissionais treinados, capacitados e de reconhecida idoneidade moral e ilibada conduta profissional. Todos já com colete de segurança, motos devidamente sinalizadas e com a placa vermelha concedida pelo Detran. 

Os selecionados participarão no início de novembro, de três dias ininterruptos de treinamento em Caruaru, ministrado pelo SENAI.

“Convocamos também os profissionais que já estão atuando e que ainda não regularizaram sua situação junto à Prefeitura que nos procure para resolver suas pendências, para que não venham a ser penalizados mais na frente perdendo o seu alvará de funcionamento,” informou Ney. Dos 175 mototaxistas atualmente credenciados no município apenas 95 já regularizaram a sua situação. 


O edital lançado ontem tem como base a Lei Federal nº 12.009/2009; a resolução do CETRAN nº 011/2011 e a Lei Municipal nº 515/2012.




Com informações da assessoria.













Encontro de líderes mundiais revela disposição para adoção de novo acordo climático


Antecedendo a Conferência do Clima em Paris, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou, nesse domingo (27), o apoio de líderes mundiais ao novo acordo traçado para acelerar investimentos em energia limpa e estimular uma transformação global de baixa emissão de carbono, que ajude a manter o aquecimento global abaixo dos dois graus Celsius.
“Os líderes expressaram sua determinação em finalizar um acordo duradouro e significativo que se aplique a todos os países”, disse Ban aos repórteres após o almoço. O encontro reuniu representantes dos Estados-membros da ONU, incluindo a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, “não para negociar”, mas como uma forma de “injetar energia política” no processo de decisão sobre a nova agenda do clima, que será adotada em dezembro na capital francesa, explicou Ban. A reunião aconteceu no âmbito da Cúpula da ONU de Desenvolvimento Sustentável, realizada na sede da ONU em Nova York.
O secretário-geral destacou que os líderes entenderam que o acordo de Paris “deve ser a base, não o teto da ambição coletiva”, enfatizando que, em conjunto, as contribuições nacionais não serão suficientes para limitar o aumento das temperaturas. No entanto, disse Ban, os países prometeram continuar trabalhando para retirar os obstáculos políticos para permitir mais avanços nesta questão.

“A humanidade tem a oportunidade de construir a mais forte e ponderosa aliança que jamais foi vista para proteger o planeta”, disse Ban, afirmando que os lideres globais já entenderam que o acordo de Paris significará um ponto de inflexão que mandará uma mensagem clara aos cidadãos e ao setor privado de que a transformação da economia global é inevitável, benéfica e que já está acontecendo.


Com informações da assessoria.





GARANHUNS: Rede Feminina de Combate ao Câncer comemora 30 Anos‏‎


A história dos cuidados com mulheres que sofrem com a descoberta e o tratamento do câncer, e o apoio às suas famílias, mudou nos últimos anos em Garanhuns, para ser mais exato, nos últimos 30 anos. Era 25 de setembro de 1985 quando um grupo de mulheres resolveu criar, na Cidade das Flores, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, seguindo o modelo de sucesso já existente em outras cidades do país.

Com o trabalho missionário de mulheres como Dra. Irene Barros, Presidente de Honra, a Rede Feminina funciona nas dependências do Hospital Regional Dom Moura, aliás, a atual presidente, Sandra Salles, que coordenou o dia de atividades especiais, fez referências ao trabalho desenvolvido no hospital: "Dr. Luiz Melo tem sido um parceiro muito presente, possibilitando e atuando junto com o trabalho da Rede" - afirmou.

Para comemorar esta data, mais de 40 voluntárias da Rede Feminina do Hospital do Câncer de Pernambuco, estiveram em Garanhuns, recepcionadas por um Café da Manhã Especial no Hospital Regional Dom Moura. Depois, mais algumas atividades, compartilhando histórias e experiências. À noite, uma missa de Ação de Graças na Capela do Seminário São José e uma confraternização muito especial.

A Presidente Estadual da Rede Feminina, que ocupa também a vice-presidência nacional, Maria da Paz Azevêdo, esteve presente e conversou com a imprensa, mostrando a importância, a responsabilidade e o trabalho das pessoas que fazem a Rede, que atende não somente mulheres, mas também homens, famílias, comunidade. "Temos um trabalho de prevenção, mas também de acompanhamento com psicólogos e assistentes sociais." - revela.

O diretor do Hospital Dom Moura, Luiz Melo, que esteve representado por Janaína Ramos nas atividades, também deu um depoimento sobre os 30 anos da Rede Feminina: "Definir o trabalho destas pessoas, em especial as mulheres da Rede Feminina é muito difícil, diante da importância das ações desenvolvidas, movidas somente com o espírito fraterno e solidário. Em momento difíceis da vida, como a descoberta de uma doença como esta, que assusta tanta gente, poder contar com o trabalho assistencial e carinhoso da Rede é diminuir sofrimentos e acreditar que é possível, que a saúde pode ser reconquistada, como tantas histórias que elas mesmas contam, com tanto carinho. Devemos, todos nós, agradecer e parabenizar a Rede Feminina de Combate ao Câncer por estes 30 Anos de tanta dedicação à nossa gente, principalmente aos mais necessitados".

ATENDIMENTO

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Garanhuns atende diariamente entre 60 a 80 pacientes. Além de exames de prevenção, a Rede também disponibiliza duas médicas que trabalham realizando colposcopia, cauterização e tratam o HPV.

A Rede realiza atendimento às mulheres, de segunda a sexta-feira, no horário das 7 da manhã ao meio-dia.



Para saber mais:
HOSPITAL REGIONAL DOM MOURA
Diretor: Dr. Luís R. Melo (87) 3761.8101





Com informações da assessoria.








Campeonato Pernambucano de Judô


Lajedo foi sede neste domingo (27), pela segunda vez, do Campeonato Pernambucano de Judô. Mais de 80 atletas de todo estado competiram nas categorias festival, sub 13, sub 15, sub 18, sub 21, sênior e absoluto na quadra poliesportiva do Colégio Normal.

Representantes judocas lajedenses nesta edição do Campeonato, e campeões em suas categorias como o próprio diretor de esportes e vice-presidente da Liga, Edmilson Raimundo (Chocolate), Erik Batista, Renê Veríssimo e Wallacy de Melo.

A decisão das batalhas deste domingo define a seletiva para o Campeonato Brasileiro que acontecerá no Rio de Janeiro no final do mês de outubro.

Reunidos no Campeonato, estavam o vice-presidente da Liga Confederada de Judô e demais graduados  que assistiram um vídeo do presidente da Confederação das Ligas de Judô do Brasil, Eduardo Costa Filho, incentivando a participação, uma vez que o número de atletas inscritos foi reduzido devido a falta de transporte por parte das prefeituras das outras cidades.

No geral, os grupos de associações responsáveis pelo maior número de competidores campeões foram:

1º Associação Leandro Albino;
2º Associação do professor Valmir;
3º Professor Felipe de Caruaru.


Os campeões além de serem selecionados para o Campeonato Brasileiro levaram troféus, medalhas e certificados da Confederação das Ligas de Judô.





Com informações da assessoria.












Centro Cultural Georges Stobbaerts realiza a I Semana da Cultural do Japão

O Centro Cultural Georges Stobbaerts – CCGS, Do Recife, está comemorando 25 anos do ensino do Aikido em Pernambuco. Para homenagear esta caminhada, o Dojo Recife irá promover a I Semana da Cultura do Japão, organizada pelo CCGS nos dias 05 a 10 de outubro, será realizada nas dependências do Dojo Recife, com a participação de professores da UFPE, UFRPE, UFPB, CENTRO ZEN  do RECIFE e da ASSOCIAÇÃO CULTURAL JAPONESA  do RECIFE.

Além da data comemorativa, a Semana tem como objetivo divulgar e fortalecer os laços da rica cultura do Japão com a cidade do Recife e o nosso Estado. Por este motivo solicitamos a divulgação da mesma nos vossos sites, jornais internos e páginas culturais "on line". 

O CCGS está situado na Rua Padre Anchieta, 571 - Madalena - Recife, Brasil. Fone: 81. 999610315




Com informações da assessoria.














Após reativar usina Cruangi, COAF realiza 4ª Norcana na próxima segunda

A Feira dos Produtores de Cana (Norcana) é a única do gênero no NE. Os organizadores prometem expor, pela primeira vez, uma máquina capaz de cortar cana em alto nível de declividade, indispensável para a mecanização da colheita em áreas de morros da Região. Cerca de 60% da cana plantada no Nordeste estão em áreas de encostas e morros.

Falta uma semana para o início da maior feira nordestina dos produtores de cana da região (Norcana). Este ano será a quarta edição do evento, que contará com a participação do secretário estadual de São Paulo, Arnaldo Jardim, como palestrante principal da abertura oficial da Feira, no dia 5 de outubro, às 18h, na sede da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), no bairro da Imbiribeira, em Recife. O evento, que é voltado para pequenos, médios e grandes canavieiros, promove rodadas de negócios em produtos, equipamentos, máquinas e veículos agropecuários para o setor, a preços diferenciados, e realiza palestras técnicas e especializadas na área. A 4ª edição da Norcana é uma organização da AFCP e da Cooperativa dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (COAF) - entidade responsável por reabrir no dia 15, a usina Cruangi, em Timbaúba, na Zona da Mata Norte pernambucana.   

"Este ano estamos trazendo uma máquina capaz de cortar cana em alto relevo", diz Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP e da COAF. O dirigente conta que já existe máquinas com capacidade de cortar nestas áreas só que em baixos níveis de declividade, a exemplo da "Atrevida" - implemento que foi apresentado pioneiramente ao setor na 2ª edição da Norcana. Ele conta que, dessa vez, na 4ª edição da Feira, será exposta a máquina que promete cortar cana em altos níveis de relevo, em locais onde a colheita somente é feita de forma manual. A máquina será muito importante para o setor, sobretudo, porque cerca de 60% dos canaviais nordestinos estão em área de encostas e morros. Tratores e outros veículos também ficarão expostos na Norcana, além de equipamentos, máquinas e produtos para a lavoura canavieira e ainda para a pecuária.

"Tudo que estiver exposto na feira é comercializado com preços mais baixos em relação ao mercado", garante o gerente comercial da COAF, Hermano Wanderley. Haverá várias rodadas de negócios nos dois dias do evento, que começa às 12h do dia 5 e acaba às 18h do dia seguinte. Stands de diversas empresas de insumos, equipamentos e máquinas relacionados com o segmento canavieiro serão montados especialmente na AFCP. O gerente explica que a iniciativa contribui para baixar os custos de produção da cana em Pernambuco e no Nordeste, ajudando a todos os agricultores do segmento.

Wanderley conta ainda que, além da parte voltada aos negócios, a feira ainda dedica-se a transferência de conhecimento através da promoção de palestras técnicas e especializadas para os canavieiros presentes. Em Pernambuco, existem 12 mil agricultores ligados diretamente à cana. No NE, são 23 mil fornecedores independentes da cultura agrícola. Diante da importância do setor para a socioeconomia e política local, o secretário estadual de São Paulo, Arnaldo Jardim, vem para Pernambuco realizar a palestra inaugural da Norcana. O político paulista falará o que ele considera as principais políticas agrícolas.  

"Jardim, que é deputado federal licenciado, tem sido um incansável defender da cultura canavieira, assim, não perderemos a oportunidade de convidá-lo para conhecer a nossa experiência de reabrir a usina Cruangi nesta safra", fala Andrade Lima. A unidade foi reativada no último dia 15. O governador Paulo Câmara participou da cerimônia. Cerca de 4 mil empregos da agroindústria foram criados em torno da volta da usina. A expectativa é moer 500 mil toneladas de cana e faturar R$ 50 milhões. 

Premiação
Desde a primeira edição em 2012, a Norcana premia personalidades do setor agroindustrial e do segmento político pelos serviços prestados em defesa da manutenção e fortalecimento da cultura canavieira na Região Nordeste. Este ano a medalha do Mérito Canavieiro será entregue ao fornecedor de cana paranaense Paulo Leal, presidente da Federação Nacional dos Produtores de Cana (Feplana). A honraria é conferida pela União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), que é comandada por Alexandre Andrade Lima, que preside a AFCP e a COAF.




Com informações da assessoria.










Frente Brasil Popular é lançada em Pernambuco


Foi lançada em Pernambuco, na última sexta-feira (25/09), a  Frente Brasil Popular (FBP), uma articulação que nasce com o objetivo de unir movimentos sociais e sindical, entidades e partidos políticos que compartilham de propostas e ideias em defesa da democracia e pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

O Brasil vive um momento especial, no qual as importantes transformações ocorridas, nos últimos anos, não podem ser perdidas. O que se quer é unir forças do campo de esquerda, para defendê-las, mas também buscando avanços em muitas áreas que ainda têm lacunas.

As propostas apresentadas pelo cenário atual não atendem à pauta dos trabalhadores e trabalhadoras. A politica econômica do Governo Federal precisa ser corrigida, pois não é possível a implementação de um ajuste fiscal que penalize, mais uma vez, os mais pobres.

É preciso exigir mais de quem ganha mais. Os mais ricos pagam menos impostos que os mais pobres, e esse é o resultado de um modelo capitalista que favorece apenas a elite. É preciso que seja assumida outra pauta, mas não se pode esperar essa atitude de um ministro da Fazenda que é filho do capitalismo.

Outra contradição é ter uma representante legítima do agronegócio, defensora dos latifundiários, como é a ministra Katia Abreu, fazendo parte de um governo que precisa implementar uma ampla reforma agrária, tendo em vista que o nosso país passou mais de 500 anos de exclusão social e de dominação dos grandes proprietários de terras.

Mas, os riscos à nossa democracia, neste momento, é, com certeza, o debate mais importante da Frente Brasil Popular. As fases vivenciadas pelo Brasil, ao longo de sua história, de colonização e regimes ditatoriais, provocaram várias sequelas e um grande atraso no crescimento do País. A ausência da participação popular gerou desigualdades enormes, tendo como consequência milhares de excluídos do direito de viver com cidadania.

A defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras; a ampliação da democracia, com a participação popular nas decisões que envolvem a organização da sociedade brasileira; a promoção das reformas estruturais necessárias, a fim de garantir o desenvolvimento popular e democrático; e a defesa da soberania nacional, pelo fim da entrega das nossas riquezas naturais às transnacionais, a exemplo do pré-sal, são algumas dos temas centrais da Frente.

Nesse sentido, no dia 3 de outubro, momento em que haverá uma grande mobilização nacional, precisamos reunir o campo e a cidade nessa cruzada em defesa da vida. Estamos na luta pelo respeito às decisões do povo, à soberania do nosso país e aos princípios democráticos.



Com informações da assessoria.











Ads Inside Post