quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Divulgado edital do Vestibular 2016 – UFPE para Música e Dança

A Universidade Federal de Pernambuco lançou o edital do Processo Seletivo Vestibular 2016 – UFPE para os cursos de graduação, em modalidade presencial, de Dança (licenciatura), Música/Canto (bacharelado), Música/Instrumento (bacharelado) e Música (licenciatura), todos para o Campus Recife da Universidade. As inscrições, que vão de hoje (27) a 11 de fevereiro, devem ser realizadas exclusivamente pela Internet, na página eletrônica da Covest, e serão efetivadas somente após o pagamento da taxa de inscrição de R$ 70.

O pagamento da taxa poderá ser feito até o dia 12 de fevereiro, mediante quitação da Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência do Banco do Brasil, conforme instruções a serem divulgadas na página eletrônica da Covest. No ato da inscrição, o candidato deverá fazer opção para um único curso, indicando as preferências por turno e entrada. As vagas por curso, modalidade, entrada e turno podem ser consultadas no edital.

São oferecidas 30 vagas para Dança (licenciatura), 60 para Música (licenciatura), quatro para Música/Canto (bacharelado) e 18 para Música/Instrumento (bacharelado). Serão reservadas, no mínimo, 50% das vagas do certame, por curso e turno, aos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos ou que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

O Processo Seletivo Vestibular 2016 – UFPE seguirá a seguinte estrutura: duas etapas para os cursos de Música/Canto (bacharelado), Música/Instrumento (bacharelado), Música (licenciatura) e três etapas para o curso de Dança (licenciatura). A primeira etapa é composta das seguintes provas do Enem 2015: 1) Prova I – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física; 2) Prova II – Matemática e suas Tecnologias: Matemática; 3) Prova III – Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia; 4) Prova IV – Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia; 5) NPR – Nota da Redação do Enem 2015.

Os candidatos ao curso de Dança serão submetidos a mais duas etapas. Na segunda etapa, os candidatos farão um Teste de Habilidade Específica em Dança (THED), voltado para o desenvolvimento de aulas práticas. O THED será de caráter classificatório e eliminatório. A segunda etapa será realizada nos dias 24 e 25 de fevereiro, nas instalações do Curso de Dança (licenciatura), que funciona no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, no horário das 14h às 18h. Ao Teste de Habilidade Específica em Dança será atribuído o conceito apto ou inapto, sendo este último de caráter eliminatório. Se o candidato não comparecer à segunda etapa, será automaticamente eliminado do processo. O resultado obtido por cada candidato na segunda etapa será divulgado até às 11h do dia 26 de fevereiro, na Secretaria do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da UFPE e no site da Covest.

Na terceira etapa, os candidatos ao curso de Dança considerados aptos no THED serão entrevistados e serão observados os seus propósitos e experiência na área, de modo que se possa avaliar o seu interesse e conhecimento sobre a natureza artístico-pedagógica da Dança. A terceira etapa será realizada no dia 26 de fevereiro, nas instalações do Curso de Dança (licenciatura), no horário das 13h às 18h30. Na terceira etapa será atribuído o conceito apto ou inapto, sendo este último de caráter eliminatório. Se o candidato não comparecer a essa etapa, será automaticamente eliminado.

MÚSICA – Os candidatos aos cursos de Música/Canto (bacharelado), Música/Instrumento (bacharelado) e Música (licenciatura) serão submetidos a um Teste de Habilidade Específica de caráter classificatório e eliminatório. Os candidatos ao curso de Música/Canto (bacharelado) farão uma Prova de Percepção (PP) – peso 1, uma Prova de Teoria Musical (PTM) – peso 2, uma prova de Solfejo (PS) – peso 2 e uma Prova de Canto (PC) – peso 5, as quais terão caráter classificatório e eliminatório, em data, horário e local a serem divulgados posteriormente no site da Covest.

Os candidatos ao curso de Música/Instrumento (bacharelado) farão uma Prova de Percepção (PP) – peso 1, uma Prova de Teoria Musical (PTM) – peso 2, uma prova de Solfejo (PS) – peso 2 e uma Prova de Instrumento (PI) – peso 5, as quais terão caráter classificatório e eliminatório, em data, horário e local a serem divulgados posteriormente na página eletrônica da Covest.

Os candidatos ao Curso de Música (licenciatura) farão uma Prova de Percepção (PP) – peso 2, uma Prova de Teoria Musical (PTM) – peso 2, uma prova de Solfejo (PS) – peso 3 e uma Prova de Habilidade Instrumental (PHI) – peso 3, as quais terão caráter classificatório e eliminatório, em data, horário e local a serem divulgados posteriormente no site da Covest. Cada nota obtida pelo candidato nessas provas será convertida para a escala de zero a dez pontos e o ponto de corte em cada uma das provas descritas anteriormente será quatro.

O Processo Seletivo Vestibular 2016 – UFPE será realizado pela Covest, sob supervisão da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad) da Universidade. O conteúdo programático e demais instruções relativas ao processo estarão disponíveis no site da Covest.









Com informações da assessoria.






























Ads Inside Post