terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Tem início hoje (19) o Fórum Social Temático de Porto Alegre


Terá início amanhã o Fórum Social Temático (FST) 2016, em Porto Alegre. O evento, que se estende até o próximo sábado (23), terá como tema: ‘Paz, Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta’. O FST é uma atividade preparatória para Fórum Social Mundial (FSM) 2016, que acontecerá em 14 agosto de 2016, em Montreal, no Canadá.
O Fórum Social Temático se propõe a fazer um balanço dos desafios e perspectivas por um outro mundo possível, no sentido de reposicionar e redesenhar as dinâmicas do Fórum frente à nova conjuntura internacional, em especial, os tema das guerras, dos refugiados, da crise climática, das crises econômicas e sociais e da retirada de direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras em todos os continentes.
As conferências e atividades do Fórum serão realizadas no Parque Farroupilha (Redenção), no Auditório Araújo Viana e no Largo Zumbi dos Palmares, enquanto o tradicional Acampamento da Juventude volta ao Parque Harmonia. A caminhada de abertura, com a participação de convidados nacionais e internacionais, sairá do Largo Glênio Peres, seguirá pela Borges de Medeiros e terminará no Largo Zumbi. A organização espera um público de 20 mil pessoas.
Quem deseja participar, pode se inscrever até a abertura do evento, no credenciamento que estará localizado no território central do FST 2016, no Parque da Redenção. A taxa de inscrição é de 20 reais e pode ser paga por boleto ou depósito bancário, ou ainda no credenciamento. Tanto as inscrições das oficinas como de participantes podem ser feitas através do www.forumsocialportoalegre.org.br.
Entre os nomes já confirmados estão o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, os criadores do Fórum Oded Grajew e Chico Whitaker, o teólogo Leonardo Boff, o economista Ladislau Dowbor e a presidente do World Peace Council, Socorro Gomes. A lista de convidados – que ainda estão para confirmar – inclui o ex-presidente do Uruguai e senador José “Pepe” Mujica, o ex-presidente Luis Inácio “Lula” da Silva, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai e o sociólogo espanhol Manuel Castells.
A CUT está se mobilizando para pautar os temas trabalhistas e outros que sejam relevantes para a sociedade(Veja programação abaixo).

FSM

O Fórum Social Mundial é uma importante novidade no cenário internacional por sua capacidade de articulação de inúmeras matizes da luta anti-capitalista, seu caráter auto-gestionário, pela radicalidade de suas propostas políticas, sociais, econômicas e ambientais, e por sua metodologia radicalmente participativa e horizontal. Ele tem contribuído na reconstrução de uma referência utópica para milhões de pessoas que lutam contra o pensamento hegemônico de que não há possibilidades reais de um outro mundo fora das dinâmicas e imposições do mercado capitalista.
Desde seu surgimento, em 2001, o mundo sofreu mudanças importantes, seja do ponto de vista de afirmação de propostas através de experiências positivas em vários países, seja do ponto de vista do recrudescimento da crise econômica mundial, o aumento da violência no Oriente Médio, a perda de poder econômico do eixo EUA, União Européia e Japão, a crise mundial, a questão dos imigrantes na Europa e a ampliação dos fenômenos climáticos resultado da inércia dos governos em enfrentar o dilema ambiental. Parece correto afirmar que o FSM tem lugar e papel na conjuntura mundial.

Oficinas da CUT no FST

Dia 20/01
Curaguaty: Crime, Golpe e farsa no Paraguai
Mostra de vídeo e debate
13h – Escola Técnica Parobé, sala 4
Violência Sexista no Local de Trabalho
13h – ULBRA, sala 3 (2º Andar)

Dia 21/01
Consequências do Crime Ambiental de Mariana
8h30 – Parque da Redenção – Auditório Araújo Viana
Todo poder às mulheres nos sindicatos: paridade qualificada e sindicalização de mulheres
13h – ULBRA, sala 2 (1ºAndar)

Dia 22/01
Trabalho Decente
8h30 -  Parque da Redenção – Tenda 5
Industrialização e desafios da classe trabalhadora na América Latina
8h30 – SEMAP
Memória, verdade, justiça e reparação: a visão dos trabalhadores (as)
13h – CEMT Paulo Freire – Sala 3






Com informações da assessoria.


















Ads Inside Post