segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Identidade: Documentário “Chãs de África” explora contrastes entre duas comunidades negras no Agreste de Pernambuco


O vídeo documentário, intitulado “Chãs de África” evidência as diferenças sociais, políticas e comportamentais de duas comunidades rurais do município de Passira, Agreste de Pernambuco. Chã dos Negros e a Comunidade dos Liras, ambas remanescentes de povos quilombolas, ainda guardam lembranças, costumes e referências sólidas deixadas por seus antepassados, porém, hoje comungam de realidades totalmente opostas, pois apenas a comunidade Chã dos Negros é reconhecida oficialmente como “comunidade quilombola (negra)” e detém de privilégios. A Comunidade dos Liras ainda espera essa titulação, a qual acontece através da Fundação Cultural Palmares, entidade vinculada ao Ministério da Cultura, que com parecer técnico, certifica as comunidades negras do país.
Henrique Santos, idealizador do projeto e natural da cidade de Passira espera que a produção audiovisual sensibilize os órgãos governamentais responsáveis e atraia mais investimento principalmente para Comunidade dos Liras, que vê suas tradições se perderem ano após ano. “Espero que a partir desta iniciativa, a comunidade passe a receber um incentivo financeiro do Governo para desenvolver pontos de cultura, e sobre tudo garantir a soberania sobre suas terras, além de assegurar a sobrevivência das suas tradições” argumenta. Ele ainda destaca outras metas esperadas com a produção audiovisual. “O maior legado desse projeto é fazer com que a mensagem seja entendida entre essas localidades e que isso fortaleça ainda mais a consciência que eles têm de suas origens e do orgulho em ser negro, ” ressaltou. 
Produzido em abril de 2015, “Chãs de África” é produzido em parceria com o jornalista recifense Rodrigo Baltar, a estudante de Comunicação Social Manoela Bezerra, além da colaboração do cinegrafista e editor de imagens, Douglas Santos.

Assista o documentário na íntegra- https://youtu.be/HzBiFqbkQZM



Com informações da assessoria.














Ads Inside Post