terça-feira, 22 de março de 2016

Centro de Biociências reforça estrutura destinada à pesquisa

Anísio destaca importância dos laboratórios para formação dos estudantes

O Centro de Biociências (CB), antigo Centro de Ciências Biológicas (CCB), ganhou reforço na estrutura destinada à realização de pesquisas em níveis de graduação e pós-graduação. Na manhã de sexta-feira (18), foram inauguradas obras de expansão e reformas nos Departamentos de Zoologia e Botânica, no Campus Recife, com investimento aproximado de R$ 2,2 milhões. Os serviços contemplaram laboratórios e áreas para docentes.

“Hoje o Centro de Biociências está de parabéns. Chegamos ao objetivo de um grupo que aqui concretiza um sonho”, comemorou a diretora do CB, professora Maria Eduarda de Larrazábal. Para o reitor Anísio Brasileiro, as obras inauguradas representam o esforço dos pesquisadores do CB, da direção do centro e da gestão da UFPE, que têm a compreensão da importância da pesquisa numa universidade pública. “São laboratórios voltados à formação qualificada dos nossos estudantes. É com isso que a Universidade marca o seu compromisso com a sociedade”, afirmou ele.

O Departamento de Zoologia, cujo chefe é o professor Ulisses Pinheiro, tem novo espaço destinado ao Laboratório de Entomologia Aplicada (Insetário). No local, situado no prédio principal do CB, serão realizadas pesquisas aplicadas em entomologia (estudo dos insetos). No prédio anexo do CB, o Departamento de Zoologia foi expandido com a construção do Laboratório de Estudos de Bryozoa (grupo de invertebrados marinhos), duas salas de professores e uma copa. Dois laboratórios foram ampliados: Laboratório de Porifera (esponjas marinhas e de água doce), que ganhou sala de estudo, e Laboratório de Etnoecologia e Educação Ambiental, com nova sala de estudo e área para trabalhos práticos e teóricos.

No prédio principal do CB, o Departamento de Botânica, chefiado pelo professor Marcelo Tabarelli, passou por renovação na infraestrutura do Laboratório de Biologia Floral e Reprodutiva (Polinizar), que ganhou novo piso, pintura, bancadas, climatização, além de reforma nos setores de Microscopia e Informática. Já o Laboratório de Citogenética e Evolução Vegetal foi expandido e ganhou área destinada à Biologia Molecular, Câmara de Crescimento – para cultura de células – e três salas de professores. No prédio anexo do CB, o Departamento de Botânica recebeu sete novas salas de professores, sendo uma destinada a professores visitantes.

SOLENIDADE – A cerimônia de inauguração teve a presença de pró-reitores, docentes, técnicos administrativos e estudantes. O dispositivo oficial da solenidade foi composto pelo reitor Anísio Brasileiro; pela vice-reitora Florisbela Campos; pela professora Maria Eduarda de Larrazábal; pela pró-reitora de Gestão Administrativa, Paula Albuquerque; pelo professor Ulisses Pinheiro; pelo subchefe do Departamento de Botânica, professor Felipe Melo; e pela superintendente de Infraestrutura da UFPE, Silmara Rufino.

SIMPÓSIO – O CB também está sediando hoje (18) o International Symposium – Preservation of Biological Resources: Impact & Development on the Bioeconomy. O evento, destinado a estudantes e profissionais, aborda os recursos biológicos, as ações desenvolvidas para que esses recursos sejam mantidos e o impacto sobre a bioeconomia.








Com informações da assessoria.





























Ads Inside Post