sexta-feira, 4 de março de 2016

II Simpósio Internacional sobre Doenças Raras será de segunda (7) a quarta-feira (9)


O II Simpósio Internacional sobre Doenças Raras (II International Symposium on Rare Diseases – II RDis) será realizado de segunda (7) a quarta-feira (9). Organizado pelo Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE e pela University College London (UCL), na Inglaterra, o evento acontecerá no auditório do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz-Pernambuco, no Campus Recife da Universidade. As inscrições podem ser feitas no site do II RDis até segunda (7).

A abertura será às 18h da segunda (7), com presença do secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. Ao longo do evento, serão abordadas questões clínicas e científicas a respeito de doenças raras presentes no Brasil e em outros países. Entre os temas, estão calcificações cerebrais, escleroderma, microcefalia, diagnóstico de patologias emergentes, mosquitos vetores, novos marcadores genéticos de desabilitação intelectual, entre outros. A programação completa está disponível no site do simpósio. As palestras serão ministradas em inglês.

O II RDis terá a participação de pesquisadores da UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade de São Paulo (USP), Círculo do Coração, Genomika (Brasil), GSK, University College London (Inglaterra), Massachusetts Institute of Technology – MIT (Estados Unidos), Universidade de Rouen (França) e Singularity University (Israel). O evento é coordenado pelo diretor do Lika e professor titular do Departamento de Bioquímica da UFPE,José Luiz de Lima Filho, e pelo professor da UCL James Owen.

HOMENAGEM – O Lika será homenageado em sessão solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na quarta-feira (9), às 18h. A sessão foi proposta pelo deputado estadual Zé Maurício. A homenagem integra a programação do II RDis e as comemorações dos 30 anos do Lika. Na ocasião, o professor Seiki Tateno (National Center for Global Health and Medicine), do Japão, fará palestra sobre os 30 anos do Lika. Tateno e o professor da UFPE Luiz Bezerra de Carvalho foram, juntos, os primeiros diretores do Lika.

MISSÃO – O professor Seiki Tateno irá liderar, ao lado de Yukio Nakatani (director of Pandemic Influenza Preparedness and Responses Office – Ministry of Health, Labour and Welfare), uma missão japonesa, de 9 a 12 deste mês. A comitiva, composta por seis pesquisadores, visitará o Lika para discutir projetos de cooperação na área de microcefalia e zika.







Com informações da assessoria.

























Ads Inside Post