quinta-feira, 3 de março de 2016

TVU Recife apresenta novos programas e temporadas a partir de sábado (5)

Cena do filme "A felicidade não é deste mundo", da diretora Sephora Silva

Após transmitir, ao vivo, o Carnaval realizado no Marco Zero da Cidade, a TVU Recife, que integra o Núcleo de TV e Rádios Universitárias da UFPE, dá sequência a sua programação. Por meio da Coordenação de Produção, a TVU, canal 11, colocará no ar três programas: Sessão do Cinema Pernambucano, Contempla e Na Direção Delas.

“Estamos caminhando para a composição de uma grade local ampla, plural e que privilegie nossa identidade, atuando também como uma ponte entre a UFPE e a sociedade, democratizando o acesso do que vem sendo produzido pela Universidade em várias áreas e que servem diretamente à população”, destaca a coordenadora de produção da TV, Clara Angélica.

Sessão do Cinema Pernambucano

Há mais de uma década, Pernambuco é um dos polos cinematográficos mais ativos do Brasil. A matemática enche os olhos: muitos filmes realizados, diversidade de projetos apoiados por fundos de financiamento público, gêneros variados, participações premiadas em festivais nacionais e internacionais, cursos superiores e  sucesso de crítica, entre outros fatores, têm movimentado essa cadeia produtiva em nosso estado.

Buscando cumprir um dos preceitos da Comunicação Pública e ser uma janela de exibição alternativa, a TVU Recife, desde 2014, apresenta a Sessão de Cinema Pernambucano, exibindo um longa-metragem por mês, produzido e/ou dirigido por cineastas locais. Criado e concebido por Clara Angélica, que hoje ocupa a Coordenação de Produção da emissora, o programa já exibiu filmes de Marcelo Gomes, Gabriel Mascaro, Luci Alcântara, Marcelo Pedroso e Marcelo Lordello.

A sessão acontece todo primeiro sábado do mês, às 22h. A temporada 2016 começa neste sábado (5), com o documentário “Explosão brega”, da diretora Hanna Godoy. A obra aborda o universo da música brega pop pernambucana, mostrando o impacto social que o gênero vem provocando entre os fãs e os próprios artistas, com participação de Kelvis Duran, Michelle Melo, Nêga do Babado, Banda Kitara, Musa do Calypso, MC Sheldon, entre outros.

Na Sessão de Cinema Pernambucano, o filme é antecedido por uma breve entrevista com profissionais envolvidos diretamente na obra, geralmente diretores, atores ou produtores. Para o filme de Godoy, a jornalista e diretora Clara Angélica conversou com a cineasta que falou sobre o processo de criação e produção do documentário.

As próximas atrações já programadas trarão o longa “O vagabundo faixa preta”, do falecido diretor Simião Martiniano, “Pense numa luta”, de Jailson Silva, e “A mesa vermelha”, documentário da cineasta Tuca Siqueira.

Contempla

Observar atentamente os mais variados pontos da cidade está cada vez mais raro. A velocidade com que nos deslocamos e o turbilhão de imagens quase não nos permitem perceber fragmentos das nossas ruas e bairros, das praias e rios, das praças e parques.

Como parte do @ProjetoContempla, idealizado pelo produtor e diretor Gustavo H. Almeida, com fotografia de Alan Oliveira, a TVU Recife coloca no ar, a partir de segunda-feira (7), um convite poético ao exercício desse olhar atento. As  aniversariantes Olinda e Recife serão as primeiras a receber esse olhar mais sensível, na programação da emissora pública, em vídeos de 15 a 30 segundos, nos intervalos da programação da emissora. Serão apresentados recortes imagéticos das duas cidades com trilhas sonoras de músicos e/ou autores de Pernambuco.

Pontos no centro do Recife e nos bairros da Torre, Jaqueira, Imbiribeira, Apipucos, no Alto José do Pinho, nas Praias de Boa Viagem, Milagres, Del Chifre e Zé Pequeno, no Fortim de São Francisco, nas ladeiras e no Farol de Olinda, entre outros, farão parte da homenagem da TVU Recife pela passagem dos 481 anos da nossa cidade Patrimônio Histórico da Humanidade e dos 479 anos da capital pernambucana.

Na Direção Delas

As diretoras serão as donas da tela neste programa semanal que se inicia na próxima segunda (7) e nasce de projeto e execução coletivos intrassetores da TVU Recife: de engenheiros a jornalistas. Da ideia à concepção de luz e cenário, o projeto é de todos. Junte-se aqui a parceria com as realizadoras e a produção audiovisual.

A atriz Nínive Caldas emprestará seu talento para apresentar a primeira temporada do programa, que contará com dez obras de dez diretoras pernambucanas. De segunda a sexta (7 a 11 de março) serão veiculados os cinco primeiros programas, às 19h. No domingo, eles estão distribuídos na grade da TVU, sendo reprisados.

Nesta semana de estreia, Na Direção Delas trará curtas-metragens de Renata Pinheiro (Walt Disney), Sephora Silva (A felicidade não é deste mundo), Nora Normande (Dia estrelado), Stella Saldanha (Alexina) e Tila Chitunda (O sertão de Zé do Mestre). O programa tem direção de Helder Dantas, direção de fotografia de Alan Oliveira, técnica de Sérgio Farias, produção de Leonardo Klück e supervisão geral de Clara Angélica.






Com informações da assessoria.






















Ads Inside Post