terça-feira, 5 de abril de 2016

Comitê pela Democratização da Comunicação de Pernambuco escolhe delegação para plenária nacional do FNDC

Cerca de 40 pessoas participaram da Plenária Estadual do FNDC-PE, com representação de mais de 20 entidades. Lissandro e Paulo Fernando representaram a blogosfera.
OmbudsPE
No último sábado, dia 2 de abril, o Comitê pernambucano do Fórum pela Democratização da Comunicação (FNDC-PE) realizou a plenária estadual, etapa preparatória para a plenária nacional que acontecerá entre os dias 21 e 23 de abril, em São Paulo.  A reunião contou com a presença de mais de vinte organizações regionais filiadas ao FNDC, no Sindicato dos Bancários de Pernambuco, no Recife. O debate discutiu as teses-guia sobre conjuntura, balanço e plano de ação e estratégias para a próxima gestão. Também foram escolhidas as entidades que comparecerão à XIX Plenária Nacional do FNDC, onde serão eleitos o Conselho Deliberativo e a Coordenação Deliberativo para o biênio 2016-2018.
O debate sobre as teses-guia contou com participações que pontuaram questões importantes, a exemplo do crescimento do proselitismo religioso e o fundamentalismo propagado por igrejas que arrendam canais de televisão. Na tese de estratégias e plano de ação, foi levantada a necessidade de uma orientação específica para que os comitês estaduais acompanhem a destinação de verbas públicas para publicidades em seus Estados e municípios, o que contribuiria para um monitoramento e atuação mais próxima da sociedade no controle dos gastos públicos e, ainda, aproveitando para somar forças junto a outros movimentos sociais. As questões levantadas durante a reunião estadual serão levantadas durante o encontro nacional em São Paulo.
Das 53 entidades que integram o Comitê pernambucano do FNDC, oito irão integrar a delegação na XIX Plenária nacional: as entidades regionais Intervozes/PE – Coletivo Brasil de Comunicação Social, Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé/PE,  Central Unificada dos Trabalhadores – CUT/PE, Associação Brasileira de Rádios Comunitárias – ABRAÇO/PE, Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco – AblogPE, União da Juventude Socialista – UJS/PE,  União do Estudantes de Pernambuco – UEP, União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas – UMES e União Brasileira de Mulheres – UBM (como suplente).



Ads Inside Post