domingo, 17 de abril de 2016

Descubra seis mitos e verdades sobre TVs


Com tantos anos na rotina dos usuários, algumas histórias sobre TVs começaram a ser contadas. Entre elas estão o conto de que sentar perto da televisão pode prejudicar a vista e que os aparelhos precisam ser desligados durante uma tempestade. Mas será que tudo que falam é verdade? 

Confira seis histórias sobre televisões e descubra se são mitos ou verdades. Aproveite a lista para tirar dúvidas sobre o aparelho e usá-lo sem medo. 

1.       Desligar a TV no botão estraga o aparelho?
2.     

MITO: As fabricantes de TVs colocam o botão de desligar justamente para ser usado. Portanto, não há problema nenhum em usá-lo, você não vai estragar o aparelho. Porém, há indícios de que deixar a TV sempre em stand-by é melhor para os circuitos eletrônicos e os capacitores, já que não terão que lidar com os picos de energia repentinos que ocorrem sempre que você liga um televisor que está totalmente desligado.

3.       Ver TV com chuva pode queimar o aparelho?

 
VERDADE: Especialmente se você não tiver nenhum tipo de proteção, como uma tomada com aterramento, essa afirmativa é correta. Raios são nada mais do que descargas elétricas poderosas que ao cair na rede próxima da sua casa, a energia é conduzida pela fiação para os aparelhos eletrônicos, como a TV. Dependendo da quantidade de energia, o televisor pode até mesmo queimar.

4.       O efeito burn-in só ocorre em TVs de plasma?
5.     
MITO: Qualquer display de imagem, seja de Plasma, LCD ou até mesmo o já obsoleto CRT pode apresentar o efeito burn-in se exibir por várias horas uma mesma imagem estática.

Felizmente, esse é um problema reversível, o que já desmente outro mito, de que as manchas na tela decorrente desse efeito são permanentes.

4. Cabos mais caros são sempre melhores?


MITO: O mercado, às vezes, vende cabos HDMI e outros modelos com preços absurdamente caros. Os fabricantes alegam maior qualidade de imagem e áudio, mas isso não passa de pura grife. É claro que existem cabos ruins e outros de qualidade, mas caso você veja um HDMI custando mais de R$ 100, desconfie.

6.       TVs de plasma já estão ultrapassadas?


MITO: As TVs de plasma continuam sendo produzidas normalmente. Porém, os aparelhos já não são mais tão populares, pois o LCD conseguiu baixar muito o preço quando produzido em larga escala. Além disso, as televisões de plasma são mais apropriadas para ambientes escuros, daí a popularidade do LCD e LED e a aparente ausência dos eletrônicos de plasma. As TVs continuam sendo produzidas, mas atendem a um público mais exigente.

7.       Sentar muito perto da TV prejudica os olhos?
8.     
MITO: Antigamente isso era verdade, mas com o avanço da tecnologia de exibição de imagens, o máximo que pode ocorrer é cansaço ocular e dor de cabeça. Mesmo assim, para prevenir qualquer problema, sente-se a uma distância razoável da TV, de forma a aproveitar 100% o que você estiver assistindo sem forçar a vista.




 Do portal TechTudo.





















Ads Inside Post