segunda-feira, 11 de abril de 2016

Instituto de Estudos da Ásia da UFPE promove série de encontros

O Instituto de Estudos da Ásia da UFPE (leasia) inicia, na próxima segunda-feira (11), uma série de encontros com exposições dos doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade. A ideia é atrair graduandos para as atividades e linhas de pesquisa do Ieasia. A cada encontro, um pesquisador irá apresentar temas específicos relacionados ao continente asiático.

Na segunda (11), será a vez do doutorando Renan Holanda Montenegro expor sobre o tema “Relações Internacionais da China Contemporânea: uma introdução”. A apresentação será no auditório 1 da Biblioteca Central, às 14h. O objetivo da apresentação é introduzir os principais aspectos da atuação internacional da China, com foco especial para o período após a Revolução Comunista de 1949.

Adotando uma perspectiva temporal, espera-se abordar os direcionamentos centrais da política externa chinesa ao longo de quatro momentos específicos: 1) imediato pós-Revolução, 2) Revolução Cultural, 3) abertura econômica e 4) Século XXI. Nesse contexto, também serão enfatizados eventos importantes para uma compreensão mais ampla do comportamento internacional da China, como a Conferência de Bandung (1955) e o ingresso nas Nações Unidas (1971). 

Por fim, a apresentação ainda abordará as atuais agendas de pesquisa e as principais referências bibliográficas da literatura sobre política externa chinesa.
O público-alvo são alunos de graduação das Ciências Sociais em geral e de Ciência Política/Relações Internacionais em particular, que possuem interesse em estudos chineses e estão em fase inicial de contato com o tema.








Com informações da assessoria.




























Ads Inside Post