sábado, 11 de junho de 2016

Full HD, 4K, LED, OLED: entenda sobre os tipos de TVs e a qualidade de imagem


Desde sua criação, a televisão já evoluiu muito, não é mesmo? E são tantas opções de tamanho, formato e resolução, que a gente acaba muitas vezes se confundindo. Mas, eu vou descomplicar pra você com este guia completo de qualidade de imagem e tipos das TVs.
Tipo
Antes de saber qual o tipo de tela escolher, é importante você se guiar pela iluminação do ambiente. Algumas TVs se adaptam melhor a cômodos mais claros, enquanto outras se encaixam melhor em lugares que não bate tanta luz.



  • LCD
    Se o ambiente onde a sua TV vai ficar, for bastante iluminado, a LCD é uma boa opção, já que esse tipo de tela não recebe muito reflexo. Mas, apesar de consumirem pouca energia, elas têm um ângulo de visão mais limitado, então dependendo do lugar que você estiver sentado, não vai conseguir ver a imagem direito. 
  • LED
    A TV de LED, consome menos energia e oferece cores mais vivas e melhor contraste em relação à LCD. Mas, essa diferença da qualidade é mais visível a partir de uma TV 32 polegadas. Em TVs menores, fica praticamente impossível ver diferença. Ela também pode ser usada em ambientes iluminados, tá?
  • OLED
    As imagens são mais nítidas, com cores e contraste que se destacam. Além disso, como não precisam de lâmpadas, os modelos são mais finos e alguns têm até a tela curva; dificilmente você vai encontrar uma TV desse modelo menor que 55 polegadas.
  • Plasma
    Esse tipo proporciona uma extrema fidelidade de cores. Mas olha só, a tecnologia não funciona muito bem em ambientes claros, porque a tela é feita de vidro e reflete a luz com facilidade. Elas também consomem mais energia e tendem a ser mais pesadas que os outros modelos. 
Resolução
Quando se fala em TV, você sempre ouve falar em resolução e quantidade de pixels, que são aqueles pontinhos que formam a imagem, não é mesmo? Mas, pra descomplicar pra você, resolução nada mais é que qualidade de imagem.
Pra você conseguir entender aqueles números que são refentes à quantidade de pixels, por exemplo: 1280x720 pixels; 1920x1080 pixels, é só lembrar que quanto maior for o número, mais qualidade a imagem terá. Isto fica muito claro quando a gente vê os tipos de resoluções que já existem hoje. Olha:
  • HD (1280x720)
    As cores são mais vivas e o contraste intenso quando comparada com uma TV de tubo. Mas atenção! Se o aparelho for muito grande, a imagem não vai ficar nítida.
  • Full HD (1290x1080)
    Essa é a resolução mais comum hoje em dia. Ele consegue transmitir imagens com ótima qualidade e com mais contraste que a HD, sem apresentar aquele probleminha em relação ao tamanho do aparelho e a qualidade da imagem. 
  • 4K ou Ultra HD (3840x2160)
    A resolução Ultra HD, também conhecida como 4K, já tem um número bem maior de pixels, por isso a qualidade de imagem é melhor do que as outras. O resultado é uma imagem quatro vezes mais nítida que a Full HD e sem o efeito de pixelização da imagem – que é quando a imagem fica desfocada, sabe?
    Por isso, mesmo de pertinho da tela, você consegue ver imagens incríveis! Neste formato existem TVs de até 100 polegadas. 
Outras funções
  • Tela Curva
    A principal diferença da tela curva em relação às TVs normais é o ângulo de visão. Nas telas curvas ele é bem maior, isso significa que mesmo lá do cantinho da sala, você vai conseguir assistir à TV. Além disso, esse tipo de televisor costuma ter cores mais nítidas e brilhantes e a sensação.
  • 3D
    Não é só no cinema que você pode aproveitar a tecnologia 3D, as TVs também já oferecem essa possibilidade. Alguns canais de assinatura até já oferecem filmes e shows com terceira dimensão e ainda existem modelos de televisores que fazem a transformação de conteúdo tradicional em 3D.
    Vale a pena ficar de olho no óculos que vem junto com a TV, tá? Aqueles que precisam de bateria para funcionar são um pouco mais pesados, enquanto que alguns aparelhos vem com com óculos parecidos com os do cinema, bem mais levinhos!
  • Smart TV
    As televisões inteligentes já estão no mercado há alguns anos e seu grande diferencial é oferecer acesso à internet e, assim como os smartphones, conta com diversas funções. Dá para baixar aplicativos, fazer vídeo chamadas, ter acesso a serviços de streaming de música e filmes e até usar como console de video games. 
Se você quiser falar comigo nas redes sociais, use a #LuExplica que eu respondo tudo!






Do portal Olhar Digital.























Ads Inside Post