segunda-feira, 6 de junho de 2016

Google grava sua voz sem você saber.

Google ouve tudo que você fala PERTO DE SEUS TELEFONES, bastando falar para ativar a gravação. 

A empresa registra tranquilamente muitas das conversas que as pessoas têm em torno de seus produtos. 

O recurso funciona como uma forma de permitir que as pessoas pesquisem com a sua voz e armazenar essas gravações presumivelmente permite ao Google melhorar suas ferramentas de reconhecimento de linguagem, bem como os resultados que ele dá para as pessoas - pelo menos esta é a justificativa oficial.
Para evitar aborrecimentos legais (apesar de MUITO mal informado aos seus usuários) ele também providencia uma maneira fácil de ouvir e apagar todas as informações que recolhe. Isso é feito através de uma página especial que reúne as informações que o Google tem de você.

Esta página é encontrada através da página de HISTÓRICO e mostra todas as atividades recolhidas de você. A empresa tem também uma página específica de áudio e outra para a "atividades na web", que irá mostrar-lhe todos os registros que o Google tem de você enquanto navegando na internet .

 O novo portal foi introduzido em Junho de 2015 e por isso tem sido ativo durante o último ano - o que significa que agora está provavelmente cheio de várias coisas que você disse e pensou que poderia ter sido privativamente.
As gravações podem funcionar como uma espécie de diário, lembrando dos vários lugares e situações que você e seu telefone estiveram, mas também é um lembrete DO QUANTO de informação é coletada sobre você (até sem seu conhecimento) e como íntima a informação pode ser.
Obviamente que você verá mais se você tiver um telefone Android, que pode ser ativado a qualquer momento apenas dizendo "OK, o Google". Mas você pode muito bem também ter gravações que foram feitas em outros dispositivos enquanto interagindo com produtos Google.
Na página, você pode ouvir através de todas as gravações. Você também pode ver as informações sobre como o som foi gravado - se foi através do aplicativo Google ou em outro lugar - bem como qualquer transcrição do que foi dito se o Google transformou-o em texto com sucesso.
Mas talvez a mais útil razão para visitar a página é apagar tudo de lá, se assim o desejar. Isso pode ser feito através da seleção de gravações específicas ou excluir tudo de uma só vez.
Para excluir arquivos particulares, você pode clicar na caixa de seleção à esquerda e, em seguida, voltar para o topo da página e selecione "Excluir". Para se livrar de tudo, você pode pressionar o botão "Mais", selecione "Excluir opções" e depois "Avançado" e clicar.
A maneira mais fácil de parar Google gravando tudo é desligar o assistente virtual e nunca usar a pesquisa de voz. Mas essa solução também cortará uma das coisas mais úteis sobre ter um telefone Android ou usar a pesquisa do Google: ativação por voz.

Mas, em meu caso específico, o benefício suplanta o custo. Não quero o GOOGLE gravando tudo que falo com amigos, esposa, filhos, como um "espião 24h" por conta de estar perto de meu telefone. E como já registrei em outros artigos aqui no BLOG, existem malwares que permitem este tipo de gravação mesmo com o telefone desligado - portanto, até prova em contrário, acredito que o GOOGLE possa (tecnicamente) fazer o mesmo.

Minhas questões fundamentais sobre isso:
1- Porque o Google grava nossa voz mesmo com o telefone desativado e sem avisar-nos que isso está ocorrendo? Não poderia ser mostrado um aviso indicando isso (algo como um LED piscando)?

2- Se é apenas para refinar reconhecimento de voz, porque é feito de forma imperceptível ao usuário? Não seria mais lógico pedir a colaboração de todos nesta iniciativa, cabendo ao usuário acessá-la quando desejado?

3- Porque esta gravação funciona mesmo que não estejamos usando aplicativos? Basta falar perto do telefone!

4- Isso não contraria Leis de Privacidade Individual?

5- Quem me garante que as deleções que efetuo na página citada deletam DE FATO as gravações dos servidores?







Do portal Linkedin.





















Ads Inside Post