segunda-feira, 18 de julho de 2016

Itep adota energia solar para abastecer parte da energia da sede


Com o objetivo de ampliar as ações desenvolvidas na área de energias renováveis, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) deu início à instalação de módulos fotovoltaicas para geração de energia solar nesta quinta-feira (14). A ideia é que a energia gerada pelo equipamento seja empregada na iluminação dos corredores externos do Itep durante o horário de pico (17h30 às 20h30) comutando de forma automática entre a energia da Celpe e a energia gerada pelos painéis.

“O sistema pode gerar 3.750 Wh de energia em dias de boa insolação, tornando-se uma matriz interessante especialmente quando utilizada em conjunto com cargas eficientes, como é o caso de luminárias LED”, explica o engenheiro eletrônico do Itep, Adalberto Amorim Filho.

Os painéis solares foram doados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Pernambuco (Secti) e instalados pelos colaboradores Adalberto Amorim Filho, Augusto Lima (engenheiro mecânico) e Edilson Pereira Júnior (assistente técnico).

Além da geração de energia limpa e renovável, outras vantagens dos painéis solares são a baixa necessidade de manutenção, a ocupação de pequenas áreas para instalação do sistema e a abundância da fonte geradora de energia em nossa região. “Essa experiência irá permitir o desenvolvimento de novas soluções na área de energias renováveis. A ideia é que o Itep passe a oferecer serviços nesse segmento”, aponta o engenheiro Augusto Lima.






Com informações da assessoria.


























Ads Inside Post