quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Ciclo de debates nacional Cidades Mais Humanas chega à Olinda

Com o objetivo de analisar os grandes temas da agenda urbana hoje, a Fundação Maurício Grabois e o PCdoB Pernambuco, realizam o ciclo de debates “Cidades Mais Humanas - Construindo hoje a cidade do amanhã”, entre os dias 11 e 12 de agosto em Olinda. O seminário irá reunir ideias e propostas que possam servir de subsídio para a formulação de programas de governo de candidatos do Partido Comunista do Brasil nas eleições municipais de 2016.


A edição pernambucana do debate itinerante - que já aconteceu em várias cidades brasileiras - terá sua abertura quinta-feira (11 de agosto), às 18h30 em casa caiada e na sexta-feira (12 de agosto) será realizada na Academia Santa Gertrudes - Largo da Misericórdia, na Sé de Olinda, e envolverá temas como mobilidade urbana, gestão democrática e participativa, cidades criativas, utilização dos espaços públicos, reordenamento e uso do solo urbano, além de debater o orçamento e a otimização da arrecadação municipal para o tema.

Para isso, a Fundação Maurício Grabois propõe aos participantes o encontro com a cientista social, economista e professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Tânia Bacelar, e com a vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão.

A programação terá o seu início na noite do dia 11, e deve seguir durante a tarde e noite do dia 12, sendo finalizada com a conferência: “Olinda 500 anos – construindo hoje a cidade de amanhã’, que contará com a participação da deputada federal Luciana Santos.
Confira a programação completa:

Dia 11 de agosto - Dayse Nogueira Recepções
(Av. Carlos de Lima Cavalcante, 2499 - Casa Caiada, Olinda - PE, 53040-000)

18h30 – Abertura – As eleições municipais de 2016 e o lugar das cidades no atual debate político
Ementa: Breve localização das eleições municipais e a conjuntura política nacional.


Dia 12 de agosto - Academia Santa Gertrudes
Endereço: Largo da Misericórdia - Amparo, Olinda - PE, 53020-180
13h – Chegada dos participantes e credenciamento

14h – Cidades inovadoras, inteligentes e humanas
Ementa: construir uma visão sobre a governança em tecnologia e informação, realizar o debate sobre as chamadas cidades inteligentes e o desafio da inovação na gestão pública.


16hDesenvolvimento regional: um projeto de transformação para as cidades e regiões metropolitanas


Ementa: Temas em debate – padrão de desenvolvimento, arranjos produtivos locais, economia produtiva e criativa, desenvolvimento metropolitano, emprego e renda, reestruturação produtiva e logística, cidade digital.


17h30 - INTERVALO


18h –Políticas sociais e o desafio de construir cidades mais humanas
Ementa: Educação, saúde, cultura, segurança, preservação do patrimônio histórico, manutenção e utilização dos espaços públicos


19h – Questões estruturantes da nova agenda urbana
Ementa:Visa explorar os anseios de uma nova agenda urbana, novas necessidades para as cidades. Planejamento e plano diretor, mobilidade, transparência e participação popular, consorcio metropolitano (governança metropolitana), agenda ambiental


20h Conferência de encerramento: Olinda 500 anos – construindo hoje a cidade de amanhã
Ementa: Apresentação de uma visão da cidade e de seus desafios.






Com informações da assessoria.
























Ads Inside Post