terça-feira, 18 de outubro de 2016

Mutirão para prevenção do câncer de próstata cadastra a partir de hoje (18)

Com o objetivo de cadastrar os pacientes que serão atendidos no mutirão de prevenção e detecção do câncer de próstata – que será realizado no dia 19 de novembro no Hospital das Clínicas, dentro do cronograma de ações do Novembro Azul –, o Serviço de Urologia convoca os interessados para realizarem o seu pré-agendamento.
De amanhã (18) a sexta-feira (21), homens acima dos 50 anos ou aqueles com 45 com antecedentes de câncer de próstata na família, sejam pacientes ou não do HC, devem ligar para o telefone (81) 2126-3649, das 8h às 12h, ou se dirigir ao ambulatório de Urologia, localizado no 5º andar do HC, nesse mesmo horário, para que seja feito o pré-agendamento. No total, serão oferecidas 150 vagas.
Na semana seguinte, de 24 a 28 de outubro, estes pacientes cadastrados irão ao Ambulatório de Urologia do HC para realização de uma consulta médica. Na ocasião, eles serão encaminhados ao Laboratório de Análises Clínicas do HC para que seja feito o exame de sangue de Antígeno Prostático Específico (PSA).
E, no dia do mutirão, 19 de novembro, estes pacientes terão uma consulta com um urologista que irá analisar o resultado do PSA, realizar o exame de toque retal e dará esclarecimentos a respeito da doença.
“A importância desta campanha é alertar aos homens que com o diagnóstico precoce do câncer de próstata é possível curar ou tratar a maioria dos pacientes. Outro ponto é que queremos difundir a ideia, retirando o preconceito ainda existente, da relevância da realização do exame de toque retal”, comentou o chefe do Serviço de Urologia do HC, Fábio Vilar.
O HC promoverá outras ações dentro do Novembro Azul, como, no dia 18 de novembro, um mutirão de cirurgia em pacientes do HC (prioritariamente em uso de sonda) previamente selecionados. No total, estarão envolvidos no mutirão dez urologistas, seis residentes do Programa de Urologia do HC-UFPE, 15 estudantes de Medicina e cerca de dez enfermeiros.





Com informações da assessoria.






















Ads Inside Post