Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco é a Primeira entidade Brasileira nessa categoria, sem fins lucrativos e onde o foco é Pernambuco.

Covid-19: Bares e restaurantes terão que fechar às 20h nas vésperas de Natal e réveillon em Pernambuco : Nos dias 24 e 31 deste mês,...

Covid-19: Bares e restaurantes terão que fechar às 20h nas vésperas de Natal e réveillon em Pernambuco

Covid-19: Bares e restaurantes terão que fechar às 20h nas vésperas de Natal e réveillon em Pernambuco:
IMG-20201210-WA0101.jpg


Nos dias 24 e 31 deste mês, vésperas de Natal e de Ano Novo, respectivamente, bares e restaurantes de Pernambuco terão que fechar às 20h para evitar que pessoas fiquem nas ruas nas comemorações natalina e de Réveillon. Já o comércio de rua e shoppings do estado foram autorizados a funcionar até a 0h desta sexta-feira (11) até 23 de dezembro para evitar aglomerações nas compras de fim de ano.
As medidas foram anunciadas nesta quinta-feira (10) pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, em coletiva transmitida virtualmente, realizada no Palácio do Campo das Princesas. "Não é o momento de realizar confraternizações e socialização porque é nesse tipo de interação que acontece o maior nível de contaminação", disse o secretário. Schwambach orientou que as confraternizações de fim de ano sejam feitas em âmbito familiar.

O secretário ressaltou, na coletiva, que não são todos os bares e restaurantes do estado que estão descumprindo os protocolos vigentes. "Temos muitos estabelecimentos que estão cumprindo de forma efetiva e não temos visto problema. Temos o apoio da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) na divulgação de informações e nas fiscalizações, que serão intensificadas", pontuou. Schwambach lembrou que a população pode fazer denúncias de locais que estejam descumprindo o protocolo estadual. As denúncias podem ser feitas, com envio de fotos e vídeos, pelo WhatsApp do Procon Pernambuco: (81) 3181-7000. 

Nessa segunda-feira (7), o governo do estado havia divulgado um decreto estadual que proíbe shows e festas, com ou sem cobrança de ingresso e independente do número de participantes, em todo o estado. Casamentos, formaturas e eventos sociais similares podem continuar acontecendo, desde que os protocolos vigentes sejam cumpridos. Shows e festas de Natal e Réveillon estão proibidos em Pernambuco, incluindo os realizados em espaços públicos ou privados, como condomínios; clubes; hotéis e afins. O decreto entrou em vigor nessa terça-feira (8), a partir da publicação no Diário Oficial.

Uma cartilha com orientações sobre o decreto estadual será divulgada nesta sexta-feira (11) para esclarecer dúvidas dos setores de alimentação e eventos. "Bares e restaurantes continuam podendo abrir, desde que obedeçam aos protocolos. Eventos sociais, como casamentos, formaturas e batizados, também podem acontecer, respeitando as medidas de proteção e o limite de até 300 pessoas. Orientamos que as confraternizações de fim de ano sejam feitas em âmbito doméstico", disse Bruno Schwambach.

Por Diário de Pernambuco

Este artigo pertence ao Blog de Assis Ramalho.