Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco é a Primeira entidade Brasileira nessa categoria, sem fins lucrativos e onde o foco é Pernambuco.

Eleição da mesa da Câmara do Recife ganha forma :   Atualmente ocupadas pelos vereadores Eduardo Marques e Romerinho Jatobá, a presi...

Eleição da mesa da Câmara do Recife ganha forma

Eleição da mesa da Câmara do Recife ganha forma:


 


Atualmente ocupadas pelos vereadores Eduardo Marques e Romerinho Jatobá, a presidência e a primeira-secretaria, respectivamente, estão no bojo de uma discussão na Casa José Mariano com vistas a eleição que ocorre no dia 1º de janeiro de 2021 quando serão empossados os novos vereadores.

A disputa começa a tomar corpo, uma vez que despontam nomes como Romerinho Jatobá (PSB), Eriberto Rafael (PP), Samuel Salazar (MDB), Aderaldo Pinto (PSB) e Felipe Francismar (PSB) como opções para os dois cargos mais importantes. A definição deverá levar em conta também a formação do secretariado do prefeito eleito João Campos e de postos importantes na Casa como a liderança do governo e a presidência da Comissão de Legislação e Justiça.

PSB com doze e PP com quatro vereadores são os partidos com maiores chances de emplacar pelo menos um dos principais cargos da mesa. Há um sentimento que pode ganhar força com a escolha de Romerinho Jatobá para a presidência e Eriberto Rafael para a primeira-secretaria, o que abriria possibilidades para contemplar outros vereadores em postos importantes tanto na Casa quanto na equipe do prefeito.

Reeleito para o terceiro mandato, Aderaldo Pinto demonstrou a intenção de disputar a primeira-secretaria, o que poderá configurar num bate-chapa com Eriberto Rafael, o que apesar de ser legítimo, pode deixar sequelas na convivência da Casa e na própria base governista, o que tentará ser evitado pela tropa de choque do governo.

Homenagem – O procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas (MPCO), recebeu o título de cidadão de Olinda, nesta quinta (10), na Câmara de Vereadores. A proposta foi do vereador Jorge Federal (PSL), reconhecendo o trabalho de Cristiano no combate à corrupção. A sessão foi virtual, sem convidados, pela pandemia.

Perfil – Atualmente ocupando a secretaria-executiva da Casa Civil, Antônio Limeira também poderá ser uma opção para assumir a chefia de gabinete do governador Paulo Câmara, pois preenche todos os requisitos para o posto. A definição do substituto de Milton Coelho deverá sair até o fim do mês.

Contas – Os candidatos aos cargos de prefeito, vice e vereador, que disputaram as eleições em 2020, terão até a próxima terça (15) para enviar os “metadados” da prestação de contas para a Justiça Eleitoral, inclusive os derrotados. Após o envio dos “metadados” pela Internet, a entrega da prestação de contas presencial será de maneira escalonada, no cartório eleitoral, para evitar aglomerações e filas. Deixar de prestar contas pode acarretar inelegibilidade na próxima eleição.

Expectativa – Vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Coronel Feitosa (PSC) está bastante animado com a nova função para o ano de 2021. O parlamentar aposta na experiência que acumulou ao longo da sua vida pública para fazer uma oposição propositiva mas combativa na Casa Joaquim Nabuco.

Inocente quer saber – Tem mais algum nome almejando cargos-chave na mesa diretora da Câmara do Recife?

Fonte : Blog do Edmar Lyra.