Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco é a Primeira entidade Brasileira nessa categoria, sem fins lucrativos e que hoje atinge todo Estado de Pernambuco.

Vacinação contra febre aftosa chega à reta final em Pernambuco : A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernam...

Vacinação contra febre aftosa chega à reta final em Pernambuco

Vacinação contra febre aftosa chega à reta final em Pernambuco:

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro),vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), alerta que o prazo para a vacinação contra a febre aftosa termina na próxima terça-feira, dia 15.

Até o momento, Pernambuco alcançou 72,52% de cobertura, mas é preciso atingir um percentual de 90% para que o Estado continue com o status de área livre de febre aftosa com vacinação.


A meta é imunizar todos os bovinos e bubalinos, de zero a 24 meses. Nesta segunda etapa da campanha, os produtores devem declarar a vacinação e também todos os animais de sua propriedade. A declaração é obrigatória e deve ser efetuada até 31 de dezembro nos escritórios da Adagro ou pela internet, por meio do Sistema de Integração Agropecuária (Siapec 3), disponível no site www.adagro.pe.gov.br.

“A campanha seria encerrada em 30 de novembro, com 41,79% de vacinação declarada, mas conseguimos autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para conceder mais 15 dias. Alguns municípios já superaram os 90% de imunização do seu rebanho, mas temos dificuldades em algumas áreas. Na regional de Salgueiro o percentual até o momento é de 48%”, explicou o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.

A Adagro reforça que quem não vacinar e/ou não declarar paga multa, fica impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) e não recebe a ficha sanitária que é exigida por instituições bancárias para liberação de linha de créditos para o produtor rural. Na primeira etapa, que aconteceu nos meses de junho e julho, foram imunizados 1.827.41 bovinos e 9.685 búfalos,atingindo uma cobertura de 93,59% do rebanho pernambucano.

O post Vacinação contra febre aftosa chega à reta final em Pernambuco apareceu pela primeira vez Portal Nayn Neto.