
Em Vitória de Santo Antão, as aulas são gratuitas e há opções tanto para iniciantes quanto para quem é mais experiente
O ateliê do mestre Fernandes Rodrigues está aberto para visitação permanente das 8h às 16h, de segunda a sexta, na metade do Km 38 da BR-232, em Vitória de Santo Antão, Mata Sul de Pernambuco. No expediente, em que o próprio artesão atende a todos, há apenas uma pausa, para o almoço, entre 12h e 14h. Desde outubro, Fernandes tem atuado também como professor, uma prática que ele já exerceu antes e hoje tem prazer em retomar de forma gratuita aos interessados.
“Há tempos que fui professor e hoje tem sido muito bom estar outra vez repassando conhecimento sobre o barro a um monte de gente”, afirma o mestre. Fernandes se refere a um ano decisivo em sua vida, 1996, em que ele não só se aperfeiçoou (aprendendo novas técnicas com mestre Zezinho de Tracunhaém), como também passou a ensinar na Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) da Vitória de Santo Antão. A atividade que deveria durar 30 dias se estendeu por três anos.
“Na hora de esculpir, eu levo muito em conta a observação. E observar gente nova esculpindo, aprendendo, é uma troca muito boa. Eu aprendo um bocado também”, conta Fernandes. Suas esculturas retratam de figuras históricas, como o escritor Ariano Suassuna, a vaqueiros, músicos e leitores anônimos. Em Vitória, sua cidade natal, Rodrigues contabiliza quatro monumentos em praças do Município, a exemplo da escultura de Padre Renato, na Praça da Matriz.
A formação se dá em caráter contínuo durante a semana. Há aulas de iniciação, com um breve contexto histórico sobre a prática de esculpir em barro e um momento prático, em que é possível começar a produzir suas próprias obras; aulas de finalização de peças, em que alunos anteriores podem voltar em seus trabalhos ou mesmo iniciar novas composições; e a aula de queima, que garante a finalização do que foi criado anteriormente, com o repasse de que cuidados são fundamentais para a preservação das estátuas.
Pessoas com deficiência auditiva também podem participar com o auxílio de um intérprete de Libras que vai auxiliar o entendimento necessário. Fica a ressalva apenas para interessados com menos de 18 anos: é preciso estar acompanhando de um responsável ou levar uma autorização por escrito.
Segurança na pandemia
O ateliê, de cerca de 30 m², pode receber 15 pessoas ao mesmo tempo, devido às precauções contra a Covid-19. Álcool em gel também está disponível e todos os instrumentos serão higienizados antes e após o uso nas aulas. É obrigatório usar máscaras e luvas durante as mesmas.
SERVIÇO:
Oficinas de esculturas em barro no Ateliê Fernandes Rodrigues com o Mestre
Aulas de 3h a 4h para diversos níveis: iniciação, finalização das peças e queima e oficinas com mediação em Libras
Horários: de segunda a quarta, de 8h às 12h. Aulas com mediação de Libras ocorrem nas segundas, de 9h às 12h.
Toda semana até 05 de março de 2021
Onde: BR-232, 347 (KM 38,5), Vitória de Santo Antão, Mata Sul
Mais informações: (81) 9 9509-8299 e @fernandesrodrigues1 (no Instagram)
