Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco é a Primeira entidade Brasileira nessa categoria, sem fins lucrativos e onde o foco é Pernambuco.

Museu do Mamulengo de Glória do Goitá é reconhecido pelo IBRAM – Governo Federal : Glória do Goitá é reconhecida como a Capital Es...

Museu do Mamulengo de Glória do Goitá é reconhecido pelo IBRAM – Governo Federal

Museu do Mamulengo de Glória do Goitá é reconhecido pelo IBRAM – Governo Federal:


Glória do Goitá é reconhecida como a Capital Estadual do Mamulengo. Por isso, também, além de grupos e grandes mestres populares, comporta o Museu do Mamulengo. Este equipamento é gerido pela Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá – ACMAGG.

Em 2020, como todos sabem, foi muito difícil para todos e os artistas e demais equipamentos culturais sofreram bastante. O Museu do Mamulengo ficou fechado por 6 meses e isso gerou, obviamente, problemas financeiros para todos os artesãos e mamulengeiros. Segundo o Presidente da Associação e Diretor do Museu, Pablo Dantas, “a situação pandêmica nos fez criar outras possiblidades e no segundo semestre retomamos aos poucos e conseguimos realizar diversas atividades”, a saber:

1. Live Solidária (Agosto);

2. PROJETO: 1º Fórum de Brinquedo – Produtor Pablo Dantas (Outubro);

3. Fundação da Escola Pernambucana de Mamulengo Mestre Zé de Vina (Outubro);

4. Fundação do Mamulengo Flor do Mulungu – Mestra Titinha (Outubro);

5. 1º Feirão de Mamulengo com catálogo de vendas (Novembro);

6. PROJETO: Inventariando o Patrimônio – Produtor Gilvanildo Ferreira (Dezembro);

7. Lançamento do livro O Manjoléu, de Dom Pirrito II (Dezembro);

8. Aprovação da Lei Aldir Blanc/Estadual (Dezembro);

9. Inauguração da nova fachada do Museu (Dezembro);

10. Reconhecimento do Museu do Mamulengo pelo IBRAM – Governo Federal (Dezembro).


Os projetos 1º Fórum de Brinquedo e Inventariando o Patrimônio tiveram/têm o incentivo do Funcultura/Fundarpe – Governo do Estado de Pernambuco. Por sinal, o Museu do Mamulengo de Glória do Goitá tem aprovado diversos projetos através das leis de incentivo do Estado e está contribuindo muito com o desenvolvimento das ações durante todo o ano. Em 2021, serão executados mais dois grandes projetos: ‘Mamulengo da Mata’ e ’80 anos do Mestre Zé de Vina – o derradeiro ato’.

Finalizar o ano de 2020 com o reconhecimento do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, é, segundo Pablo Dantas, “fundamental para o fortalecimento do nosso Museu e de todos os artesãos e mamulengueiros que aqui trabalham. Nós somos uma instituição museológica, com grande atuação na Zona da Mata pernambucana, oferecendo atividades de exposição de bonecos, oficinas e apresentação de Mamulengo com frequência. Em 2019 tivemos mais de 3 mil visitantes e isso é incrível para um Museu do interior do Estado. O reconhecimento do IBRAM nos fortalece!”, concluiu.