Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco é a Primeira entidade Brasileira nessa categoria, sem fins lucrativos e onde o foco é Pernambuco.

A verba é bem vinda, o prédio deve ser derrubado e o espaço devolvido à comunidade. : Parido de um acasalamento sui generis, por a...

A verba é bem vinda, o prédio deve ser derrubado e o espaço devolvido à comunidade.

A verba é bem vinda, o prédio deve ser derrubado e o espaço devolvido à comunidade.:


Parido de um acasalamento sui generis, por assim dizer, o Brasil,  que já ostenta  meio milênio de vida, apesar dos muitos avanços, ainda carrega no seu DNA uma nação  marcada pela desigualdade social, patriarcal e violenta. Nesse contexto, toda promoção de política  pública que siga na direção de atenuar as diferenças e assegurar cidadania, sobretudo visando às mulheres,  são bem vindas.

Como uma espécie de porta voz das mulheres, principalmente as que se encontra em vulnerabilidade, na eleição estadual de 2018, a então delegada de polícia,  Gleide Ângelo,  foi agraciada com uma votação nunca antes vista para um assento na ALEPE. Aberta as urnas, a mesma comemorou os mais de 400 mil votos. Só no nosso colégio eleitoral seu nome foi ratificado 2.560 vezes.

Visando angariar simpatia,  no sentido da próxima disputa (2022),  uma vez que ela investe nas cidades da Região Metropolitana e no seu entorno, recentemente a deputada circulou em nossa cidade. Em ato contínuo, ela também gravou vídeo no solo da Republica das Tabocas, anunciando  a destinação de emenda parlamentar para reformar o prédio que um dia  já serviu de delegacia municipal.


O referido prédio, há anos desativado e abandonado, é o  que fica localizado justamente  nas proximidades da AABB.  Antes de qualquer coisa,  devemos agradecer ao empenho da deputada Gleide Ângelo em investir parte das suas emendas parlamentares em nossa cidade.

Muito bem, na qualidade de comunidade antonense, se fizermos um rápido exercício de memória,  logo iremos lembrar que a construção do referido prédio – delegacia municipal – se configurou em mais uma aberração urbanística ocorrida na  nossa “aldeia” – Vitória de Santo Antão.


Se já não bastasse o nosso  atual Fórum – que no final da década de 1970 fora edificado em cima de uma praça ( Praça Professor Juca)  – o referido prédio da delegacia, sem nenhuma cerimônia dos políticos locais e com suas conveniências,  também foi construído em cima de um espaço público da comunidade, ou seja: Praça Rutílio Pinheiro de Melo – essa,  já edificada, arborizada e inaugurada. 

Desde sempre,  na qualidade de vitoriense antenado com coisa do nosso lugar, quando me refiro  ao prédio em tela (antiga delegacia) sempre pugno pela sua derrubara total. Não podemos, em pleno século 21, assistir o próprio poder público  muncipal, que constitucionalmente tem obrigação de proteger ´e preservar os espaços da sociedade,  ser o autor de invasão a um  espaço de lazer coletivo. Sob todos os pontos de vista, essa é mais uma aberração e violência urbanística catalogada na nossa cidade, promovida pelos políticos de plantão.


Em ato contínuo, segue meu apelo aos vereadores e ao prefeito da cidade, Paulo Roberto, que concentre esforços para promover essa reparação política/administrativa insana,  ocorrida no passado recente da nossa cidade,  devolvendo esse  espaço,  devidamente requalificado,  à comunidade, sem  nenhum prejuízo à efetivação da “Delegacia da Mulher” e ao “Centro de Atendimento a Mulher”, ao qual a deputada Gleide Ângelo destinou recursos e que poderá ser muito bem materializado em qualquer outro lugar,  em imóvel ajustado e adequado.


Portanto, fica aqui minha singela contribuição às boas causas antonenses….