Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco é a Primeira entidade Brasileira nessa categoria, sem fins lucrativos e onde o foco é Pernambuco.

Em Petrolândia, Abrasfa denuncia maus-tratos contra animais abrigados em canil no Parque João Pernambuco : A cadela "Marquenze&...

Em Petrolândia, Abrasfa denuncia maus-tratos contra animais abrigados em canil no Parque João Pernambuco

Em Petrolândia, Abrasfa denuncia maus-tratos contra animais abrigados em canil no Parque João Pernambuco:
AVvXsEj0610JgY2L5z7X3IQzqEfmr2ShCnCGh1PF

A cadela "Marquenze" tem sido agredida constantemente por visitantes inoportunos do Parque de Vaquejada (Foto: Abrasfa)

A presidente da ONG Abrasfa (Abrigo de Animais São Francisco de Assis), sediada em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, denuncia que os cães acolhidos no canil construído pela Prefeitura no Parque de Vaquejada João Pernambuco, na periferia da cidade, estão sendo vítimas de maus-tratos por pessoas que invadem a instalação do município. 

O canil foi construído há poucos anos, na gestão anterior, após longa mobilização da ONG Abrasfa para a criação de uma instalação do tipo em Petrolândia. O local escolhido foi o Parque João Pernambuco, na periferia da cidade. Os animais abrigados são recebem cuidados diários dos voluntários e voluntárias membros da Abrasfa, em equipes que se rodiziam para a limpeza diária dos recintos, banhos semanais, além da ministração de medicamentos, água e alimentação. 

O trabalho de resgate e de manutenção dos animais é penoso, mas realizado com grande empenho pelos voluntários. A distância do Parque de Vaquejada do centro da cidade é um dos empecilhos para a adesão de mais voluntários à equipe de tratos do canil. Outra dificuldade é a facilidade com que pessoas entram no Parque de Vaquejada e promovem desde depredação e furto de materiais do canil, até maus-tratos, furtos e soltura de animais abrigados. Lamentável registrar que entre os agressores estão crianças. 

"Precisamos tirar Maquenze do canil com urgência. Ela se engancha no portão e o povo que invade o parque, inclusive uns moleques, ficam puxando e batendo nela. (Uma voluntária) ontem encontrou uns moleques batendo nela. Tá o cúmulo aquele parque", desabafou Jane Souza sobre a situação. Vale lembrar que a instalação do canil municipal no Parque João Pernambuco foi realizada sob compromisso de a ONG Abrasfa realizar os cuidados com os animais resgatados e a Prefeitura de Petrolândia manter vigilância naquela estrutura do Município. 

Há alguns meses, o Município de Petrolândia renovou compromisso com a causa animal e até foram iniciadas as obras para ampliar o número de recintos no abrigo de cães, com promessa de construção de um gatil. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Este artigo pertence ao Blog de Assis Ramalho.