Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco é a Primeira entidade Brasileira nessa categoria, sem fins lucrativos e onde o foco é Pernambuco.

Exu realiza a 2ª Caminhada das Sanfonas : Em comemoração aos 109 anos do Rei do baião Luiz Gonzaga, a cidade de Exu (PE), sua terra-...

Exu realiza a 2ª Caminhada das Sanfonas

Exu realiza a 2ª Caminhada das Sanfonas:
sanfonacaminhada.jpg


Em comemoração aos 109 anos do Rei do baião Luiz Gonzaga, a cidade de Exu (PE), sua terra-natal, realizará a 2ª Caminhada das Sanfonas. O evento tem o objetivo de manter viva a memória de Gonzagão e o instrumento que o imortalizou.

A 2ª Caminhada das Sanfonas acontecerá no próximo dia 10 de dezembro, às 17h, com concentração na Praça Luiz Gonzaga, centro de Exu.

De acordo com Marlla Teixeira, produtora do evento, esta segunda edição marca ainda a retomada do setor cultural e de economia criativa. “A Caminhada das Sanfonas foi criada no ano de 2019, com o objetivo de resgatar e rastrear os sanfoneiros das regiões sertanejas, promovendo a cultura Gonzagueana e suas vertentes“.

A primeira edição reuniu mais de 100 sanfoneiros, de todos os gêneros e faixas etárias, com a participação do Projeto Asa Branca – Escola de Sanfona de Exu. “Na programação de 2019, contamos com a apresentações do Grupo da Associação de Mulheres As Karolinas, desfile de Vaqueiros encourados e um lanche com comidas típicas para os participantes“, lembrou Marlla.

Este ano a caminhada fará parte do primeiro evento-modelo de Feira de Economia Criativa, com exposição de artesanato, declamação de poesia, dança, apresentação cultural e artes de profissionais de Exu, com foco no trabalho manual feito nas associações, e que tenham como fonte de renda primária.

Programação

Além da 2ª Caminhada das Sanfonas, a programação contará com a 2ª Cavalgada Viva Gonzagão e a Feira de Artesanato das Karolinas. A feira acontece entre os dias 9 e 12 de Dezembro. “A sanfona é um dos instrumentos mais populares do Brasil. Devido à pandemia da Covid-19, não tivemos a caminhada ano passado. Portanto, este encontro através da caminhada é importante porque possibilita aos cidadãos um tipo de entretenimento que, ao mesmo tempo, promove e valoriza nossa cultura“, finalizou Marlla.

Fonte: Santa Cruz em Destaque