Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco é a Primeira entidade Brasileira nessa categoria, sem fins lucrativos e onde o foco é Pernambuco.

Novo Pároco da Matriz – Josivaldo – ” a expectativa é a melhor possível”. : Na qualidade de blogueiro sintonizado com a história d...

Novo Pároco da Matriz – Josivaldo – ” a expectativa é a melhor possível”.

Novo Pároco da Matriz – Josivaldo – ” a expectativa é a melhor possível”.:


Na qualidade de blogueiro sintonizado com a história da nossa Vitória de Santo Antão, na manhã de hoje (12), nas dependências da  Casa Paroquial, bati um agradável papo com o Monsenhor Josivaldo – Josivaldo José Bezerra – que, a partir do dia 31 de janeiro de 2022, será empossado na nossa Matriz de Santo Antão.

De maneira calma e serena, quando questionado sobre sua origem, ele falou da sua infância pobre,  vivenciada na Zona Rural da cidade de Gravatá, mais precisamente no Sítio Queimadinha. Filho de agricultores, confidenciou-nos  que seu primeiro projeto de vida era exercer a profissão de policial. Seu primeiro contato com as letras, por assim dizer,  se deu aos 9 anos, quando, junto com os familiares, foi morar no centro da cidade.

Só por volta dos 11 anos de idade o mesmo teve contato com a igreja e seus ensinamentos. Mais adiante, através da confiança e incentivo  do  Monsenhor Cremildo exerceu a função de coroinha e assim descobriu sua vocação sacerdotal. Nesse recorte temporal, labutou em uma banca de revista,  exerceu a função de cambista e também chegou a trabalhar na prefeitura,  até seguir para o seminário.


Hoje, aos 54 anos,  relembrou sua trajetória após o seminário. Aliás, foi contemporâneo do Monsenhor Maurício Diniz. Sua ordenação ocorreu em 20 de março de 1998.  De maneira não muito comum, a mesma ocorreu em  praça pública, na cidade de  Gravatá, numa celebração que nem existe mais: Na Missa do Romeiro.

Sua  primeira paróquia foi a de Santo Antonio, localizada na cidade do Cabo de Santo Agostinho. Primeiro na qualidade de diácono, depois  como pároco  permaneceu na sua missão evangelizadora por 18 anos. Lá,  também fundou o Vicariato do Cabo, inicialmente com 8 paróquias e , ao deixar a cidade, o mesmo já contava com o dobro, ou seja: 16.

Desde 2016, Monsenhor Josivaldo encontra-se na Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, na cidade de Escada. De onde foi transferido  para assumir a nossa principal  Paróquia, ou seja:  Matriz do Glorioso  Santo Antão. Quando questionado sobre sua expectativa,  visivelmente alegre, disse:  “a expectativa é a melhor possível”.

Sobre possíveis  mudanças no roteiro administrativo,  até então desenhado  por Monsenhor Maurício, ele foi contundente: “temos que respeitar as tradições locais. Aprendi com Monsehor Cremildo que quando chegamos numa nova paróquia devemos escutar o povo, acolher as ideias e administrar com os conselhos pastorais, até porque ninguém faz nada sozinho”.

Sobre as transformações sociais e temas polêmicos da igreja,  ele, de maneira segura, afirmou que “ a doutrina da igreja é intocável. Mas a igreja tem se modernizado e, antes de tudo, devemos sempre respeitar as pessoas sem fugir da fé”.  Sobre o temas  políticos, o religioso foi categórico: “ tudo envolve política, mas não devemos se envolver em política partidária. Mas lembremos que denunciar as injustiças sociais é também missão da igreja”.

Antenado e atualizado, ele disse que as redes sociais é um ativo importante no novo contexto evangelizador, exemplificando o atual momento pandêmico:  “nessa pandemia, quando celebrei a primeira missa de portas fechadas, através das novas tecnologias, eu chorei”.


Ao final desse nosso primeiro encontro, tive do novo pároco da Matriz de Santo Antão as melhores impressões. Detentor de uma simpatia cativante e de um  bom humor singular,  ele disse que quando criança levou uma queda de cavalo e que até hoje carrega um cicatriz no braço, para justificar a  imprescindível presença do idealizador nas próximas edições da Missa do Vaqueiro, ou seja:  do Monsenhor Maurício Diniz.

Portanto, inicialmente, essas foram  as linhas gerais da nossa conversa, mas que já deixei o  convite formulado  para,  em momento  oportuno,  dialogarmos em uma  LIVE do Blog PIlako. Assim sendo, resta-nos desejar ao Monsenhor Josivaldo José Bezerra as melhores boas vindas…..