Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco é a Primeira entidade Brasileira nessa categoria, sem fins lucrativos e onde o foco é Pernambuco.

Prefeito de Buíque assina ordem de serviço para obras da nova sede da Secretaria da Mulher : Na manhã desta terça-feira (09), o pref...

Prefeito de Buíque assina ordem de serviço para obras da nova sede da Secretaria da Mulher

Prefeito de Buíque assina ordem de serviço para obras da nova sede da Secretaria da Mulher:

AVvXsEiqUI3fuKxJgnUwoTXfPOoOyUhwRY6cbm2G

Na manhã desta terça-feira (09), o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença, assinou a Ordem de Serviço para as obras de reforma e instalação da sede oficial da Secretaria da Mulher. A assinatura foi feita em solenidade na sede atual da secretaria, juntamente com o vice-prefeito Túlio Monteiro, os vereadores Elson Francisco, Rodrigo da Ótica, Melque do Catimbau, Cidinho, Creusa Couto, Aline Araújo e Felinho da Serrinha, presidente da Câmara.

Presentes também os secretários Roberto Modesto (Governo), Telma Valença (Finanças), Esildo Barros (Turismo), Lourenço Camelo (Obras), Jéssica Cavalcanti (Chefe de Gabinete), lideranças e populares. Em seu discurso o prefeito destacou ser esse mais um grande passo na luta em defesa das mulheres. 

“Estamos dando hoje mais um importante passo no fortalecimento das ações em defesa das mulheres buiquenses. A nova sede, totalmente estruturada para receber todos os equipamentos e órgãos de planejamento da política de enfrentamento à violência contra a mulher, chega em um momento que acabamos de entregar a Patrulha Maria da Penha e o escritório de defesa da mulher. Ficamos felizes por fortalecer essa luta”, afirmou. 

A prefeitura vai investir mais de R$ 104 mil na reforma do prédio da antiga Delegacia Municipal, localizada ao lado da Biblioteca Graciliano Ramos. Criada em 27 de abril de 2017, através da Lei nº 366/2017, a Secretaria da Mulher de Buíque foi a primeira a ser implantada na região. Comandada por Santina Oliveira, a pasta tem o objetivo de articular, formular, coordenar e monitorar políticas públicas para mulheres em situação de vulnerabilidade social, promovendo os direitos das mulheres no município de Buíque. Ela destacou a luta para construir uma política municipal de defesa da mulher.

“Desde o início tivemos todo o apoio do prefeito para construir o que podemos chamar de uma Secretaria da Mulher mais bem estruturada do interior do Estado. Temos hoje vários órgãos, instrumentos e uma estrutura pronta para atender e defender a mulher buiquense. Hoje estamos ainda mais realizada com a autorização da reforma e instalação da nova sede da secretaria, uma sede própria. Vamos trabalhar ainda mais em defesa das mulheres e para que essa luta e trabalho siga em frente nos próximos anos”, afirmou. 

Além da própria Secretaria, o atual prefeito foi responsável de montar uma estrutura de proteção a mulher que segue os passos do Estado. No mesmo ano de 2017 criou a Rede de Mulheres Empreendedoras de Buíque. Um ano depois, em outubro de 2018, cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Buíque (Lei n° 396/2018). No ano seguinte, em janeiro de 2019 (Decreto n° 005), é criada a Câmara Técnica de Enfrentamento da Violência de Gênero Contra a Mulher de Buíque. Em fevereiro de 2020, é a vez da criação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Decreto n° 016/2020). 

Já o ano de 2021 foi reservado para a criação da Patrulha Municipal Maria da Penha, com veículos, guardas municipais treinados e equipamentos de proteção; e do Escritório de Defesa da Mulher – EDM, implantado há poucos dias, em parceria com alunos da Universidade de Pernambuco que dão apoio jurídico. A nova sede da Secretaria da Mulher de Buíque vai poder ofertar e operar todos esses instrumentos disponíveis na luta em defesa da mulher buiquense.

AVvXsEhHecGrbZcAIn_z_vjzCi67Qj4gs5ncnkqU


Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Buíque.