Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco é a Primeira entidade Brasileira nessa categoria, sem fins lucrativos e onde o foco é Pernambuco.

Projeto coopera para menos lixo e mais renda em Limoeiro : Dentro da Campanha “Cidade Limpa”, iniciada pela Prefeitura de Limoeiro n...

Projeto coopera para menos lixo e mais renda em Limoeiro

Projeto coopera para menos lixo e mais renda em Limoeiro:

WhatsApp%2BImage%2B2021-11-10%2Bat%2B10.



Dentro da Campanha “Cidade Limpa”, iniciada pela Prefeitura de Limoeiro neste mês de novembro, está a coleta seletiva dos resíduos produzidos pela população. Com a desativação do “lixão”, nesta quarta-feira (10), a separação dos lixos secos e úmidos tornou-se a principal ação do programa de educação ambiental implantado pelo município através da integração das secretarias municipais. A iniciativa também conta com o apoio da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL) e da empresa limoeirense KDK.


Por isso, dentro das etapas da coletiva seletiva, o trabalho realizado pelos catadores de recicláveis passou a ser ainda mais fundamental para que a campanha alcance os resultados planejados. Com o pensamento focado na organização e assistência, os trabalhadores que atuavam dentro do lixão do município em condições vulneráveis passaram a ser cooperados da Cooperativa de Reciclagem de Limoeiro (COORPAR). O grupo composto por 35 homens e mulheres passou a contar com o efetivo apoio da gestão municipal em todas as áreas.


Desde o cadastramento dos catadores à formalização da cooperativa, as secretarias estiveram prestando serviço. Além disso, a Prefeitura de Limoeiro apresentou um Projeto de Lei (PL) para criação do “Bolsa Catador”. O PL foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Vereadores e sancionado pelo prefeito Orlando Jorge. Com isso, os catadores passarão a receber, durante o período de três meses, um auxílio no valor de R$ 400. Cada catador terá sua conta bancária individual para o recebimento do recurso. Mais detalhes neste link.